fbpx
faculdade de psicologia
Psicologia

Veja como funciona a faculdade de psicologia e como ingressar

Para quem sempre teve curiosidade em relação aos mistérios da psique humana, a faculdade de Psicologia é uma opção que não pode deixar de ser considerada. Afinal, essa é a ciência que se ocupa do estudo dos processos mentais que conduzem ao comportamento humano e regem as interações de um indivíduo com o meio que o cerca.

No entanto, curiosidade não é fundamento suficiente para escolher um curso superior, não é mesmo? É muito importante saber como a graduação funciona, como é o mercado de trabalho e se a área realmente combina com o seu perfil.

Em vista disso, este artigo traz as informações que você precisa para descobrir se a faculdade de Psicologia é o caminho ideal para a sua vida acadêmica e profissional. Acompanhe!

O que esperar do mercado de trabalho dessa área?

O imaginário popular sempre pensa no psicólogo como aquele profissional que recebe os pacientes em um consultório — com divã, é claro — e escuta o que eles têm a dizer enquanto faz anotações. Contudo, isso está longe de ser um retrato fiel de tudo o que um psicólogo pode fazer.

O mercado de trabalho para quem faz a faculdade de Psicologia é bastante diversificado, permitindo que o profissional trabalhe em uma série de locais que vão além do consultório, o que garante muitas oportunidades. A seguir, listamos alguns dos campos de atuação do psicólogo para que você tenha uma visão mais precisa do que esse mercado tão amplo reserva.

Psicologia do Comportamento do Consumidor

Esse é um bom exemplo de como a atuação do psicólogo pode ser diferente do que a maioria das pessoas imagina. Nessa área, o profissional estuda o comportamento dos consumidores, a fim de auxiliar no direcionamento de ações de Marketing de empresas dos mais variados segmentos.

Neuropsicologia

O foco dessa área é a relação entre o cérebro e o comportamento. Assim, o profissional trata de pessoas que sofreram alguma lesão cerebral que afetou suas funções motoras e cognitivas, como o raciocínio, a memória, a atenção e a linguagem, buscando a reabilitação desses pacientes.

Psicologia Clínica

No seu campo de atuação mais conhecido, o psicólogo tem o objetivo de restaurar a saúde mental dos pacientes por meio de psicoterapias. Ao longo das sessões, o profissional ajuda o paciente a se conhecer melhor, resolvendo questões de fundo psicológico e emocional que têm afetado a sua vida e os seus relacionamentos.

Psicologia do Trânsito

Nesse ramo, uma das principais atividades do profissional é a avaliação psicológica de motoristas e candidatos a tirar a carteira de habilitação. Porém, o psicólogo também pode trabalhar com ações de educação no trânsito para prevenir acidentes, perícia de acidentes e elaboração de laudos técnicos, entre outras possibilidades.

Psicologia Educacional

O psicólogo que segue nessa área atua junto a instituições de ensino para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o profissional trata as condições clínicas que dificultam a aprendizagem e desenvolve estratégias para auxiliar o trabalho do professor e da instituição como um todo.

Psicologia Esportiva

No campo do esporte, o psicólogo trabalha com o preparo psicológico de atletas de alto rendimento, equipes desportivas, técnicos e comissão técnica. Desse jeito, é possível manter a saúde mental desses indivíduos em meio à pressão das competições.

Psicologia Hospitalar

Esse é um ramo voltado para pacientes que estão hospitalizados e seus familiares. Por isso, psicólogo hospitalar atua dentro dos hospitais, prestando suporte a pessoas que estão passando pelas dificuldades de enfrentar uma doença, receber um diagnóstico inesperado e até mesmo perder um ente querido, entre outras situações delicadas.

Existem, ainda, vários outros campos de atuação do psicólogo no mercado de trabalho, como a Psicologia Jurídica, a Psicologia Social e a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Logo, fica evidente que essa é uma profissão bastante promissora.

Como é a faculdade de Psicologia?

Para usufruir de todas as possibilidades que o mercado tem a oferecer, você precisa fazer a graduação em Psicologia, que é um bacharelado com duração de 10 semestres. Ao longo desse tempo, os estudantes adquirem conhecimentos que os preparam para compreender a mente humana e cuidar da saúde mental das pessoas. Assim, conheça alguns dos temas que fazem parte da grade curricular desse curso:

  • Psicologia Educacional;
  • Psicologia da Personalidade;
  • Psicologia do Desenvolvimento;
  • Psicologia Experimental;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia Organizacional;
  • Psicologia Social;
  • Psicopatologia;
  • Técnicas de Exames Psicológicos.

Ao longo da faculdade de Psicologia, os estudantes geralmente têm a chance de colocar os conhecimentos em prática por meio da prestação de orientação psicológica à comunidade, sempre com a supervisão de professores. Essa experiência e os estágios supervisionados, que também integram a carga horária da graduação, ajudam a formar profissionais capacitados a atuar no mercado de trabalho.

Em média, o valor da mensalidade desse curso fica entre R$ 900 e R$ 1.500.

Como se caracteriza o perfil do profissional de Psicologia?

Agora que você já sabe como é a faculdade de Psicologia e o mercado de trabalho para quem se forma nela, resta descobrir se essa carreira combina com você. Assim, saiba que um dos requisitos fundamentais dessa área é gostar de ler. Isso porque, tanto na vida universitária quanto na profissional, a leitura e a reflexão são parte do cotidiano.

Ser um bom ouvinte também é muito importante, pois o psicólogo deve saber escutar atentamente o que os pacientes têm a dizer. Nesse sentido, outra característica importante é a empatia. O profissional lida com muitas pessoas e suas histórias de vida, de modo que não deve julgar atitudes e opiniões, mas sim compreendê-las para ser capaz de auxiliar o paciente.

Vale ressaltar, ainda, que a ética deve ser mais um traço marcante em todo psicólogo. Os pacientes depositam uma grande confiança nesse profissional, que não pode agir com indiscrição, expondo fatos particulares que lhe foram confiados, ou usar a sua posição para manipular. Afinal, o papel do psicólogo não é controlar os pacientes, mas sim orientá-los.

Diante de todas essas informações, fica claro que a faculdade de Psicologia prepara profissionais de extrema importância para a sociedade. Por isso, é fundamental encontrar uma instituição de ensino de qualidade para obter essa formação e se tornar um psicólogo realmente capacitado a fazer a diferença na vida das pessoas.

Então, ficou interessado em fazer a faculdade de Psicologia? Entre em contato com a Unigran Capital e saiba mais sobre esse curso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami