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Acadêmicos de Administração realizam teste cego na Unigran Capital para avaliar estratégia de marketing

O teste cego ou blind test é uma pesquisa qualitativa experimental, que procura verificar a qualidade, o grau de satisfação e a aceitação de um produto pelos consumidores. A ferramenta foi utilizada pelos alunos do 8º semestre de do curso de Administração do Centro Universitário Unigran Capital, Ewerthon Martines Figueiredo e Guilherme Minoru Shudo, que aplicaram o teste cego, no dia 29 de agosto, como uma etapa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Marketing sensorial olfativo como ferramenta estratégica aplicada por uma empresa do segmento de perfumes”. 

De acordo com o coordenador do curso de Administração da Unigran Capital, Fabiano Dotto, a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção olfativa dos acadêmicos da Instituição de Ensino Superior (IES). Dessa forma, os alunos foram abordados, de forma aleatória, para participarem do teste cego.

No teste foram utilizados frascos de amostras de perfume com os seus respectivos nomes escondidos e um questionário a ser respondido, de acordo com a fragrância que o indivíduo havia sentido.

Conforme o professor, o teste cego é o momento mais importante da pesquisa, quando são utilizados procedimentos de coleta de dados de consumidores. Os acadêmicos puderam, com a utilização do teste cego, verificar se o uso da estratégia de marketing foi percebida pelos acadêmicos submetidos a experiência sensorial olfativa, por meio do aroma do produto. Deste modo, contribuindo com os estudos do neuromarketing como estratégia de marketing sensorial.

“Os acadêmicos tiveram muito mérito pela iniciativa. Pesquisas utilizando técnicas de coleta de dados, como o blend test, permitem maior interação com o público alvo, ampliando as possibilidades de um feedback real”, explica Dotto.

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