fbpx
trabalhar e estudar
Carreiras

Quais os benefícios de trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Conciliar duas atividades complexas, como trabalhar e estudar, exige compromisso e esforço. Entretanto, dividir a rotina entre esses dois momentos não é apenas desafiador — também é bastante benéfico. É isso mesmo que estamos falando!

Em geral, quando se fala sobre esse assunto o foco está nas dificuldades da dupla jornada, mas você conhece as vantagens que ela traz? Que tal procurar ver essa situação por outra perspectiva? Neste post, vamos falar sobre os benefícios de conciliar o trabalho e os estudos. Existem vários! Acompanhe nossas informações para conhecê-los!

Qual é o lado bom de trabalhar e estudar?

Não há como negar que fazer uma faculdade quando já está no mercado de trabalho deixa a rotina mais corrida. Ainda assim, não é preciso olhar apenas para os pontos negativos desse contexto. Veja alguns aspectos muito positivos disso!

Auxilia na situação financeira

Sem dúvida, uma das principais vantagens de trabalhar e estudar é poder aproveitar a vida universitária já com alguma independência financeira. Passar por essa experiência tendo um emprego proporciona mais liberdade em relação aos gastos durante a graduação — como mensalidade, transporte, materiais de estudo etc.

Além disso, o fato de trabalhar durante o curso superior aproxima você da realização de sonhos. Afinal, esperar o fim da faculdade para começar a ganhar dinheiro significa deixar os projetos suspensos por alguns anos. Assim, quem concilia trabalho e estudo pode planejar uma grande viagem ou a compra de um carro, por exemplo.

Amplia a rede de contatos

Outro benefício vivido por quem está no mercado de trabalho enquanto cursa a graduação é a oportunidade de conhecer diversas pessoas fora da faculdade. Dessa maneira, o networking, ou a rede de contatos profissionais, se expande bastante.

Pense bem: muitos estudantes estão na graduação se preparando para algo que você, na verdade, já está vivendo. Conseguir uma colocação no mercado nem sempre é simples — por isso, é uma grande vantagem trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

E isso acontece mesmo para quem não está atuando diretamente na sua área de estudos. Ainda que o seu interesse seja sair do emprego quando surgir uma oportunidade na profissão que escolheu, seus contatos profissionais continuarão sendo úteis nessa transição.

Promove conhecimento sobre o mercado de trabalho

Quando um estudante trabalha não é só o seu networking que se desenvolve, mas também seu conhecimento sobre a realidade do mercado de trabalho. Muitas vezes, as pessoas enfrentam dificuldades para desvendar a rotina de emprego na faculdade, já que não têm essa experiência. Com você a situação vai ser diferente.

Quem trabalha enquanto faz o curso tem facilidade para se projetar na profissão, pois sabe como as coisas funcionam nas empresas. Além disso, o emprego gera uma maturidade que vai fazer toda a diferença na sua vida profissional — desde o enriquecimento do seu currículo até a aprendizagem de competências práticas.

Na hora de se candidatar para uma ocupação na sua vaga ou participar de seleções para cargos mais complexos, toda experiência profissional será válida. Um candidato que tem outros trabalhos no currículo se destaca de outros que terminaram a faculdade sem essa vivência.

Melhora o desempenho acadêmico

Muito se fala sobre os desafios de conciliar trabalho e estudo. Nesse ponto, é comum que as pessoas pensem que o emprego torna mais difícil dar conta das exigências da faculdade. Mas você sabia que nem sempre precisa ser dessa forma? Ao contrário, é possível que trabalhar ajude a aperfeiçoar seu rendimento acadêmico.

Isso mesmo! Você pode conseguir destaque na faculdade por causa da sua atuação profissional. Uma das razões para isso é sua aprendizagem prática: por estar trabalhando, você consegue relacionar muitos conteúdos das matérias à realidade, desenvolvendo um olhar mais apurado sobre o que estuda.

O rendimento no trabalho também não precisa ser afetado negativamente pelos seus estudos. Geralmente, o que acontece é que o profissional estudante é mais valorizado, já que demonstra iniciativa, dedicação e vontade de crescer. Mais do que isso: quem está na graduação pode trazer novidades interessantes das discussões científicas para aprimorar os processos na empresa.

Aproxima a teoria e a prática profissional

Ao conversar com universitários, é comum escutar que um dos principais desafios do Ensino Superior é conseguir aliar a teoria e a prática. Muitos estudantes se sentem distantes do mercado de trabalho e acabam vivendo um momento complicado depois da formatura.

Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo não vai ter tanta dificuldade. Isso porque você estará, a todo momento, construindo essa ponte entre teoria e prática. Inclusive, sua experiência será útil para os colegas da turma — levar exemplos do seu trabalho para as aulas enriquece muito as discussões.

Mesmo um emprego fora da sua área de formação possibilita essas reflexões. Entretanto, é interessante buscar experiências profissionais relacionadas à faculdade. Isso pode ser difícil no começo, mas à medida que o estudante avança nos semestres é possível se candidatar a vagas de estágio ou trabalho ligadas ao que estuda.

Desenvolve habilidades fundamentais

Por fim, saiba que trabalhar e estudar promove ricas oportunidades para você se desenvolver tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Como dissemos, quem já tem um emprego durante a graduação adquire mais maturidade e maior conhecimento sobre o mercado de trabalho, tornando-se um profissional valorizado.

Isso acontece, principalmente, pela aquisição de habilidades que são buscadas pelas empresas atualmente. Por exemplo, conciliar diversas atividades em uma rotina puxada permite que você aprenda como gerenciar seu tempo da melhor forma. Essa competência certamente faz a diferença na busca por sucesso profissional.

Em relação ao desenvolvimento pessoal, podemos dizer que aliar trabalho e estudos proporciona o fortalecimento de diversas características, como a persistência e a capacidade de se relacionar bem com as pessoas. Além disso, quem vive essas duas experiências tem mais tranquilidade para lidar com os desafios profissionais e direcionar a carreira.

Percebeu como trabalhar e estudar gera vários benefícios na sua vida? Vale a pena aproveitá-los para crescer ainda mais. Mas lembre-se de que estar preparado para os desafios dessa fase é fundamental. Considerar um curso EAD, organizar bem o tempo e cuidar da saúde são algumas dicas interessantes!

E então, este post foi útil para você? Que tal compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e dividir nossas dicas com seus amigos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami