Unigran Capital

Em dúvida sobre como fazer estágio? Confira estas 7 dicas

Uma das principais ansiedades de um universitário é conseguir integrar teoria e realidade na sua formação. Por isso, as faculdades oferecem várias oportunidades práticas, como aulas em laboratórios, participação em pesquisas, projetos de extensão etc. E, claro, há ainda a possibilidade de fazer estágio.

Este último ponto nem sempre depende só da instituição de ensino. Alguns estágios são obrigatórios e vão contar com a mediação da faculdade, mas quem deseja vivenciar ainda mais o mercado de trabalho deve buscar uma experiência extracurricular. Assim, você tem uma carga horária maior na empresa e é remunerado por isso (o que ajuda a pagar a faculdade).

Ficou interessado e quer saber como conseguir um bom estágio e se destacar? Então confira as 7 dicas que preparamos a seguir!

1. Identifique as oportunidades de estágios disponíveis

A primeira etapa para entrar em um programa de estágio é mapear as possibilidades, ou seja, você precisa saber quais são as vagas disponíveis. Geralmente, a coordenação do seu curso recebe algumas informações e repassa para os estudantes por meio de cartazes ou pelo sistema de comunicação online.

Outra dica é conversar com professores e colegas mais velhos. Muitos deles estão inseridos no mercado e podem compartilhar com você oportunidades que estejam surgindo. Além disso, as empresas divulgam suas vagas no próprio site, em grupos de redes sociais e em algumas plataformas especializadas.

Também é possível ficar sabendo de vagas durante eventos, como palestras com algum profissional da área. Outra possibilidade é entrar em contato diretamente com a empresa da qual você gosta: enviar um e-mail para o gestor de Recursos Humanos ou ir até lá para se informar de processos seletivos pode ajudar.

2. Saiba quais são as competências necessárias para as vagas

Achar vagas abertas não é suficiente para conseguir fazer estágio. Outro passo essencial é se preparar para oferecer o que a empresa deseja. Nesse sentido, você deve primeiro procurar saber qual é o perfil que a sua área exige para um estagiário.

É comum que as organizações contratem apenas estudantes que já passaram de determinado semestre na faculdade — geralmente o marco é a metade do curso. Isso acontece porque é uma forma de garantir que o estagiário tenha feito um número satisfatório de disciplinas e esteja mais maduro para a experiência prática.

Assim, embora não seja impossível alguém conseguir estágio no início do curso, é bom saber dessa tendência para evitar frustração. Outra informação que você precisa buscar é em relação às habilidades valorizadas no estágio: flexibilidade, compromisso e capacidade de trabalhar em equipe são algumas delas, e desenvolvê-las é essencial para seu sucesso profissional!

3. Redija um bom currículo

O currículo é sua principal forma de apresentação dentro do mundo do trabalho. Por isso, quem entra na faculdade deve montar um e atualizá-lo constantemente com as novas experiências que tiver.

Antes mesmo de checar as informações do seu currículo, o recrutador vai olhar para a estrutura dele. Portanto, a formatação é importante. Procure deixar o documento o mais limpo e organizado possível. Não exagere em elementos gráficos, a menos que sua área tenha a ver com isso (como a do Design).

É normal que um currículo para estágio tenha poucos dados, afinal, você está apenas começando sua vida profissional. Mas é possível se destacar mesmo assim. Para isso, aproveite o período da faculdade e participe do máximo de cursos e experiências extras possíveis. Tudo isso enriquece seu perfil e o destaca em seleções.

4. Invista em cursos complementares

O curso superior não é a única coisa que importa na hora de fazer estágio. As empresas também vão gostar de saber que você investe na sua formação, participando de projetos de pesquisa, indo a eventos e fazendo cursos diversificados.

Então, fique por dentro das oportunidades na sua área e se inscreva em programas que aumentem seus conhecimentos. Mesmo cursos de curta duração podem fazer toda a diferença em um processo seletivo — principalmente se tiverem relação com as atividades da empresa.

É comum que as faculdades ofereçam essas opções abertas aos alunos e à comunidade em geral. Além disso, você pode pesquisar cursos livres em outros locais e até mesmo aproveitar oportunidades disponíveis na internet (algumas delas são gratuitas).

5. Vivencie experiências além da faculdade

Assim como ter estudos extras ajuda na construção de um bom perfil profissional, as experiências também fazem isso. Embora seja esperado que um estudante não tenha muito para adicionar no currículo, colocar apenas as informações sobre o Ensino Superior não é bem-visto.

No mundo dinâmico em que vivemos, existem diversas possibilidades para um aluno se inserir no mercado de trabalho — inclusive, com trabalho voluntário. É possível fazer isso até mesmo fora da sua área. Não tenha dúvidas de que essa experiência contará muito em seleções para fazer estágio.

Além do que já falamos aqui, como a participação em projetos de pesquisa ou extensão e a ida a eventos, você pode aproveitar experiências como: ter feito parte de um grupo de trabalho social, alguma atividade freelance ou um intercâmbio ao exterior. Além disso, o domínio de um idioma estrangeiro é muito valorizado.

6. Prepare-se para as entrevistas de estágio

Até agora demos dicas sobre como você pode aumentar suas chances de ser chamado para uma seleção de estágio. Mas, além disso, é fundamental que você saiba como se portar em um momento de entrevista.

A preparação começa antes mesmo do dia de ir até a empresa: com antecedência, faça uma pesquisa sobre a organização e conheça pontos importantes. Entre eles, o tamanho dela, sua área de atuação, seus valores organizacionais etc. Quando estiver sendo entrevistado, procure demonstrar esse conhecimento para se destacar.

Um fator indispensável para a seleção de estágio é ser pontual e se vestir de maneira satisfatória. Procure também manter a calma e entender bem as perguntas antes de respondê-las. Sentir-se nervoso é comum, mas não é difícil controlar a ansiedade.

7. Demonstre interesse e compromisso

Imagine receber a tão esperada ligação de retorno da empresa e descobrir que você foi escolhido para fazer estágio lá? Será um grande dia! Entretanto, a preparação não acaba nesse momento. Pelo contrário, chega a hora de mostrar serviço e aproveitar tudo o que essa experiência pode oferecer.

Dessa maneira, continue sendo pontual e respeitoso com todos na empresa. Além disso, tenha responsabilidade e compromisso. Não é porque você ainda é estudante que pode deixar a desejar no estágio. Em muitos pontos, as pessoas tratarão você como um profissional — e isso é bom, pois gera muito aprendizado!

Não deixe de demonstrar seu interesse, fazendo perguntas sobre os processos da empresa e se aproximando dos profissionais mais experientes. Também tenha atenção para conciliar o trabalho e os estudos. Fazer estágio é uma oportunidade enorme e com as dicas que demos aqui você vai crescer ainda mais nesse período!

Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e ajudar os seus amigos a planejarem a carreira deles desde já!

Bitnami