Unigran Capital

Saiba por que fazer faculdade particular é a escolha ideal para você

Cursar uma graduação é essencial por vários motivos. Além de aprimorar os seus conhecimentos, isso contribui para a valorização do seu nome no mercado de trabalho e aumenta a sua rede de contatos. Nessa perspectiva, fazer faculdade particular é uma alternativa em crescimento no Brasil por diversas razões.

Assim, abordaremos neste post as vantagens proporcionadas pela conclusão de um curso superior para o seu plano de carreira, além de explicarmos os principais motivos para optar pelo ensino privado, tais como a qualificação do corpo docente e a melhor infraestrutura.

Então, se você deseja entender mais sobre os benefícios de um curso superior e está em dúvidas quanto a optar por uma universidade pública ou fazer faculdade particular, continue lendo nosso post!

A importância de se fazer um curso superior

A seguir, listaremos as principais razões que fazem de uma graduação a melhor escolha para você. Confira abaixo!

Aprimorar o conhecimento

Existem diversas formas de investir nos saberes. No entanto, a expansão da visão de mundo assim como o crescimento pessoal proporcionado por uma graduação são vantagens indiscutíveis quando comparamos ao meio externo de uma faculdade.

Seguindo essa lógica, fazer faculdade é um desafio que apresentará a você novos conhecimentos, úteis pelo resto da sua vida. Como dizem constantemente, o conhecimento é um bem que não pode ser tirado de ninguém.

Ainda nesse sentido, o Brasil precisa de grandes líderes e personalidades que colaborem para transformar as diversas realidades desafiadoras que enfrentamos. Dessa forma, por meio de investimento na qualificação pessoal, você terá a oportunidade de desenvolver sua mente para criar soluções inovadoras e de grande impacto na sociedade.

Conquistar mais oportunidades

Indiscutivelmente, um profissional com um curso superior em sua bagagem desperta a atenção de empresas e tem acesso a mais oportunidades. Assim, ao optar por fazer uma graduação, você caminhará para a construção de uma carreira mais sólida.

Isso porque a faculdade proporciona saberes atualizados e específicos relacionados à sua área de atuação. Dessa maneira, com a crise no Brasil, quem tem um diploma sai na frente na busca pelo sucesso profissional.

Por outro lado, até mesmo para os que desejam empreender ou apostar em concursos públicos, a faculdade é a melhor opção. Para os primeiros, os conhecimentos de gestão obtidos em uma graduação serão relevantes para evitar fracassos. Já para os que buscam concursos, as vagas que exigem diploma são as de melhor remuneração.

Expandir o networking

Em inglês, networking significa “rede de contatos” ou “rede de relacionamento”. Aqui, trabalhamos a relação dessa expressão tão importante com o mercado de trabalho.

Nesse sentido, uma faculdade proporcionará a você a convivência diária com professores qualificados e alunos, além da participação em feiras de profissões, congressos, palestras e estágios.

Todas essas oportunidades são fundamentais para a ampliação da sua rede de relacionamentos. Por mais que as pessoas que você vai conhecer não se tornem parceiras de negócio, elas podem ser pontes de indicação e apresentação a outros profissionais.

É importante ressaltar que a realização de um curso superior dará a você acesso a públicos mais restritos e qualificados. Isso será fundamental para alavancar a sua vida profissional e contribuirá para que você alcance metas e objetivos pessoais.

As vantagens da faculdade particular

Agora que você já entendeu os principais motivos para cursar uma graduação, apresentaremos um comparativo entre faculdades privadas e públicas e por que fazer faculdade particular é a escolha ideal para você. Veja!

Infraestrutura

A primeira coisa a se fazer ao escolher uma universidade é analisar a sua estrutura. De modo geral, as faculdades particulares, por não dependerem do governo, apresentam laboratórios bem equipados, salas confortáveis, mobílias novas e prédios melhores.

Por outro lado, as faculdades públicas enfrentam inúmeros problemas relacionados aos insuficientes repasses do governo e, com isso, a maioria delas apresenta estrutura arcaica, insuficiente para contribuir com o melhor desempenho dos alunos.

Além disso, essa análise também deve passar pela segurança. Assim, devido à falta de recursos, uma universidade pública apresenta falhas na proteção dos estudantes, enquanto os assaltos e agressões são mais raros em instituições particulares.

Corpo docente

Para lecionar em uma instituição pública, é necessária a aprovação em concurso. Por um lado, o que garante maior qualidade no ensino é prejudicial para os alunos. Isso porque a estabilidade gera conforto e, atualmente, no Brasil, muitos alunos do ensino público reclamam da falta de aulas e desorganização de professores.

Em contrapartida, nas faculdades particulares a estabilidade não existe. Isso quer dizer que um docente depende totalmente do seu desempenho para a manutenção no cargo, e até mesmo para bonificações e aumentos. Essa instabilidade colabora para o comprometimento e dedicação dos professores, o que é vantajoso para os estudantes.

Ainda assim, vale lembrar que as universidades privadas investem constantemente em projetos de pesquisa e capacitação para o corpo docente. Somado a um plano de carreira atraente, tudo isso motiva esses funcionários a entregarem qualidade para o aluno.

Outro ponto importante a se analisar está nas greves de professores. Devido à dependência do governo, frequentemente os pagamentos são atrasados em instituições públicas. Isso aumenta consideravelmente a ocorrência de greves, realidade rara em faculdades particulares.

Possibilidades de mercado

Para quem almeja atuar no campo acadêmico, o alto investimento do governo em projetos de pesquisa e iniciação científica tornam as instituições públicas uma boa opção.

No entanto, para os que desejam seguir outros ramos, as possibilidades de mercado são maiores ao optar por uma faculdade particular. Isso porque a metodologia dessas universidades passa por uma grade curricular mais prática do que teórica, o que caminha de acordo com as exigências do mercado.

Além do mais, os profissionais das instituições privadas normalmente estão ligados a grandes empresas, o que possibilita um leque ainda maior de alternativas para seus estudantes.

Concluindo, percebe-se que realizar um curso superior é um grande diferencial no mercado. Por meio da escolha da melhor faculdade, você conseguirá aprimorar seus conhecimentos e obterá maiores oportunidades.

Ainda nessa perspectiva, é fundamental que os seus estudos contem com uma boa infraestrutura, um corpo docente qualificado e alto nível em qualidade de ensino. Sendo assim, fazer faculdade particular abrirá ainda mais portas para um futuro profissional de sucesso!

Se este post sobre os motivos para fazer faculdade particular foi útil para você, assine a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos em primeira mão!

 

Bitnami