fbpx
sucesso profissional
Carreiras

Sucesso profissional: como saber se você está no caminho certo?

Muita gente acredita que alcançar sucesso profissional é pura sorte. De fato, essa pode ser a realidade de algumas pessoas. Mas elas representam uma parcela muito pequena no mercado. A imensa maioria dos que conquistaram seu lugar ao sol o fizeram à base de muito esforço somado a uma visão estratégica capaz de identificar oportunidades de crescimento. Mas será que esse é o caminho que você está percorrendo agora?

Neste post, vamos apresentar algumas dicas essenciais para quem quer chegar ao topo do sucesso profissional. São atitudes simples que podem melhorar o senso de percepção de seus objetivos e ajudá-lo a dar passos à frente no momento certo. Também vamos falar da importância de saber balancear os diferentes aspectos de sua vida. Preparado? Então continue a leitura e confira!

Pratique o autoconhecimento

Você conhece bem essa pessoa que encontra no espelho todas as manhãs? A pergunta parece boba, mas pode não ser tão fácil de responder. Consegue citar cinco características que definem você? Sabe descrever ao menos três habilidades? Dois princípios dos quais você não abre mão? Quatro coisas que não faria de jeito nenhum? Se essas perguntas o deixaram confuso, fique tranquilo! Conhecer a si mesmo não é um hábito muito cultivado por nós, ocidentais.

O autoconhecimento é um exercício de percepção diária. Você pode começar contando com a ajuda de seus pais, irmãos e amigos. Peça a pessoas chegadas, que o conheçam bem, para dizerem o que pensam a seu respeito: qualidades, defeitos, princípios. Escute com paciência, sem se deixar abalar por pontos negativos inesperados. Reconhecer erros e acertos é o que nos ajuda a crescer.

Desenvolva sua inteligência emocional

As perguntas que parecem simples — mas que, na verdade, são complicadas de responder —  não terminaram com o autoconhecimento! Sabe o que é emoção? O que você sente? Não exatamente. Para o filósofo Pedro Calabrez, “é uma forma eficiente que a natureza faz com que a gente se comporte de uma maneira eficaz sem perder tempo. É automático!”

De acordo com Calabrez, muita gente diz que inteligência emocional é saber controlar as emoções, o que seria impossível. Na verdade, trata-se de, em primeiro lugar, entender seus processos emocionais para prever e dominar comportamentos.

Estabeleça metas e objetivos profissionais

Imagine-se em uma máquina do tempo que o leve para daqui a 20 anos. Como seria seu futuro? Você é dono do seu próprio negócio? Trabalha em um escritório ou num hospital? Esse pode ser o primeiro passo para se ter uma ideia do que fazer hoje! Por isso é importante estabelecer metas e objetivos profissionais.

Todos os destinos começam com o primeiro passo e, para a grande maioria das carreiras, ele está na sala de aula. Encontrar sua vocação pode ajudá-lo a definir os alvos a serem alcançados. Estabelecido esse passo, determine o que precisa fazer para conquistar seu sonho, divida esses objetivos em curto, médio e longo prazo. Em seguida, estipule prazos. Outra dica esperta: coloque esses objetivos em um lugar visível para não se esquecer de cumpri-los.

Tenha prazer em seu trabalho

Falamos há pouco em escolha profissional e, nesse momento da vida, muitos ficam em dúvida se optam por um curso que dê dinheiro ou se seguem o coração. Antes de ser levado pelo impulso, é bom saber que o quanto você gosta do que faz pode ser diretamente proporcional ao seu sucesso como profissional da área.

Tenha em mente que passamos boa parte de nossas vidas no trabalho. Agora imagine estar em um lugar desejando o tempo todo sair? Por mais lucrativa que seja a área, quando não estamos 100% dedicados a um trabalho, ele não renderá bons frutos. Mesmo que as coisas andem relativamente bem, a vida pessoal pode naufragar nesse processo.

Crie uma estratégia de sucesso

Gostar do que se faz é muito importante, mas a estratégia precisa andar de mãos dadas com o prazer. Suponhamos que seu objetivo na vida é ser diretor de marketing de uma grande empresa, mas, ao longo do seu curso de Administração, acabou optando por fazer um estágio em recursos humanos porque ele pagava melhor. Terminada a faculdade, qual será a experiência estampada em seu currículo? Pois é…

Basta se esquecer do foco por um momento para um efeito bola de neve afastá-lo de seus objetivos. Por esse motivo, é muito importante compreender que sua meta em longo prazo vale mais que atender a pequenos desejos (como ter um dinheiro a mais, por exemplo) que podem representar um desvio.

Encontre seu ponto de equilíbrio

Somos seres integrais. Em outras palavras, todos os papéis que precisamos desempenhar se desenvolvem em uma só pessoa. Cada qual pode influenciar o outro de forma positiva ou negativa. Você pode chegar a ser o gerente administrativo de uma empresa bastante comprometido com o trabalho, mas se isso significar sua ausência nos almoços de família e nos encontros com os amigos, em algum momento o sucesso será um fardo pesado a carregar.

Se, por outro lado, as baladas com a turma e problemas de casa tomarem conta da agenda, a vida profissional pode ir ladeira abaixo. Por isso é preciso encontrar o seu ponto equilíbrio. Mas como? O primeiro passo é entender suas necessidades! Nessa parte da equação, além da vida profissional e pessoal, precisa entrar também o cuidado com a saúde.

Então, vejamos: você quer construir uma carreira sólida, desenvolver relacionamentos duradouros e manter a sua saúde em dia, certo? Em cada uma dessas esferas, estabeleça o que é prioridade e o que pode ser delegado para outra pessoa. Você também pode agregar tarefas com objetivos distintos. Por exemplo, combinar com os amigos de se matricularem na mesma academia ou em um curso que dê aquela incrementada no seu currículo.

Viu só como sucesso profissional deve sempre andar de mãos dadas com a satisfação pessoal?! Assim, cada conquista ganha um sabor especial e pode ser compartilhada com quem você realmente se importa.

Ainda tem dúvidas sobre como seguir em sua carreira? Então assine nossa newsletter. Vamos ajudá-lo com informações e dicas valiosas que podem mudar suas perspectivas sobre formação e trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami