Unigran Capital

como fazer networking

Como fazer o seu networking desde a faculdade? Descubra!

Quem está entrando na faculdade deve saber que ela já é o início da sua vida profissional. Isso mesmo! Fazer uma graduação não significa apenas ter aulas, mas começar, de fato, a sua carreira. Por isso, é importante aprender como fazer networking.

O networking é a uma rede de contatos profissionais. Ou seja, são aquelas pessoas com quem você pode contar para discutir assuntos relacionados à profissão, aprender junto, trocar informações relevantes e comunicar oportunidades de trabalho.

Com tudo isso, já deu para perceber o quanto esse é um fator relevante, certo? Então, confira nosso post para saber mais sobre como aproveitar a faculdade para construir bons relacionamentos profissionais!

Quais são os benefícios de construir uma rede de contatos?

Infelizmente, algumas pessoas não reconhecem a relevância do networking. Muitas até enxergam como algo negativo ou constrangedor as indicações no mercado de trabalho. Esse é um erro que você não vai querer cometer. Afinal, ter uma boa rede de contatos é extremamente positivo. Conheça as principais vantagens disso.

Proporciona uma rede de apoio

Ter relacionamentos saudáveis é essencial em todos os aspectos da nossa vida. Do contrário, não faríamos amizades nos espaços que frequentamos, não é mesmo? Na faculdade, não será diferente. Com certeza você vai fazer ótimos amigos — e contar com o suporte deles faz toda a diferença no seu sucesso profissional.

Quem sabe como fazer networking constrói bons relacionamentos. Assim, você pode procurar certas pessoas quando precisar de ajuda (e também será lembrado na hora de ajudar alguém). O mercado de trabalho está cheio de desafios. Por isso, sempre vale a pena desenvolver relações de confiança.

Amplia conhecimentos

Outro benefício da rede de contatos é ter com quem aprender sempre mais. Pense bem: cada colega que você conhecer na faculdade vai fazer escolhas diferentes ao longo da vida profissional. Assim, quanto mais pessoas você conhece, mais terá contato com pontos de vista e experiências diversos.

Dessa forma, sua rede de contatos proporciona a você ter conhecimentos até sobre áreas nas quais você não trabalhou ou teve pouco contato. Além de manter você atualizado, isso será muito útil quando for preciso tirar alguma dúvida profissional ou mesmo indicar alguém para um serviço.

Aumenta o acesso a oportunidades

Uma vantagem incontestável do networking é o maior acesso a oportunidades. Se você se destaca durante a faculdade e se relaciona bem com as pessoas, seus professores e colegas vão se lembrar do seu nome quando souberem de alguma vaga de emprego interessante.

Além disso, a rede de contatos também é importante quando você precisa de recomendações para fortalecer o seu perfil em uma seleção. Essa é uma necessidade frequente nos processos seletivos para alguns cargos ou para oportunidades no exterior, por exemplo.

Como fazer networking durante a faculdade?

Agora que já falamos sobre os principais benefícios de se construir uma rede de contatos efetiva, está na hora de aprender a aproveitar a faculdade para isso. Não deixe para começar o seu networking apenas depois de receber o diploma. Siga as nossas dicas e fortaleça seus relacionamentos o quanto antes.

Aproximar-se de professores

O corpo docente da faculdade tem um potencial enorme para ajudar na sua carreira. Por dar aula no Ensino Superior, os professores conhecem diversas pessoas que podem enriquecer o seu perfil profissional. E não é só isso: muitos deles também têm ampla experiência no mercado de trabalho.

Ou seja, eles podem tanto lhe passar conhecimentos essenciais para a profissão quanto aproximar você de outras pessoas relevantes e até mesmo indicar o seu currículo para vagas de emprego. Sem dúvida, vale a pena incluir os professores na sua rede de contatos.

Para fazer isso, tome alguns cuidados. O principal deles é ter um bom rendimento nas matérias. Dificilmente um professor vai valorizar aqueles alunos que não demonstram esforço, certo? Além de se concentrar nas aulas, aproxime-se dos docentes para pedir dicas e tirar dúvidas sempre que necessário.

Valorizar a relação com os colegas

Não são só os professores que tem algo a oferecer. Seus colegas, por mais que estejam no mesmo momento profissional que você, também são ótimos contatos para compor seu networking. Afinal, nada como conviver com pessoas que entendem o que estamos passando, não é?

Por isso, não deixe de valorizar sua relação com os colegas de faculdade. Preze pela educação, inclusive nos momentos de discussão em sala. Também contribua com as pessoas na realização de trabalhos e outras atividades. A sua imagem na graduação influencia bastante o profissional que você se torna.

É importante construir relações respeitosas na faculdade, já que são seus colegas que estarão do seu lado nos trabalhos e provas durante a graduação e poderão trocar experiências profissionais depois de formados. Outra boa dica nesse ponto é não se limitar à sua turma — procure conhecer pessoas de outros semestres e de outras instituições.

Aproveitar atividades extracurriculares

A faculdade é muito mais do que as aulas da grade curricular. Existem diversas atividades extras das quais você pode participar. É o caso de grupos de estudo, pesquisas, programas de extensão, centros acadêmicos, palestras, cursos livres, bolsas de monitoria, encontros estudantis, estágios e muito mais.

Tudo isso agrega não só mais conhecimentos e oportunidades para você, mas também novos contatos para ampliar o seu networking. Então, é válido conhecer tudo que a vida universitária oferece. Vá além da sala de aula e viva experiências diferentes e ricas.

Lembre-se, ainda, de sair da sua faculdade. O mundo acadêmico envolve eventos organizados por outras instituições e você pode participar de congressos e seminários da sua profissão. Alguns encontros são regionais ou mesmo nacionais — pense no quanto é interessante viajar para conhecer pessoas de outras regiões do país.

Todas essas são ótimas dicas sobre como fazer networking. Usando bem as informações que demos, você vai construir uma ótima rede de contatos! Não se esqueça também de usar a internet a seu favor: redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, podem ajudar muito nas suas relações profissionais.

E então, o que achou deste post? Está interessado em ter mais informações sobre carreira? Confira nosso conteúdo sobre a relação entre o mercado de trabalho e cursos EAD!

Bitnami