fbpx
Carreiras

6 profissões do futuro que você não pode deixar de conhecer

A escolha de uma carreira não pode ser feita sem uma boa reflexão. Afinal, a variedade de profissões existentes é capaz de deixar qualquer um bastante indeciso. Especialmente porque, entre elas, existem algumas que ainda causam certo estranhamento. São as chamadas profissões do futuro.

Com a evolução da tecnologia, novas ocupações começaram a surgir para atender à demanda do mercado, enquanto outras correm o risco de se tornar obsoletas. Por isso, ao escolher uma área de atuação, é preciso levar em conta o que o futuro reserva para esse ofício.

Ficou curioso? Continue acompanhando este artigo e fique informado!

Saiba quais são as profissões do futuro

1. Gestor de resíduos

Todos os dias, uma elevada quantidade de resíduos sólidos é produzida e descartada de forma indiscriminada no meio ambiente. Foi essa situação que deu origem ao gestor de resíduos, um profissional que atua para minimizar os danos que esses materiais causam ao planeta.

O gestor de resíduos é o responsável por buscar o melhor tratamento para os resíduos sólidos. Ele pode criar projetos de reciclagem e reutilização de materiais, assim como encontrar uma disposição final adequada para o que não será aproveitado, sempre buscando o menor impacto ambiental possível e obedecendo à legislação referente ao tema.

A gestão de resíduos é considerada uma área multidisciplinar. Isso significa que a função pode ser exercida por profissionais de diversas áreas, como Engenharia, Química e Tecnologia em Gestão Ambiental, entre outras.

2. Arquiteto 3D

Atualmente, já é possível fazer projetos de Arquitetura em três dimensões, embora muitos profissionais da área ainda não dominem essa prática. No entanto, os projetos 3D, como são mais conhecidos, estão ganhando destaque e, consequentemente, aumentando a demanda por arquitetos com esse conhecimento.

Na Arquitetura 3D, os projetos são desenvolvidos com detalhes que vão muito além das medidas e proporções dos típicos projetos em duas dimensões. Projetos 3D permitem a visualização do resultado final do ambiente em questão, mostrando como ele será na realidade, já com os materiais de acabamento e os móveis selecionados.

Arquitetos 3D, que são formados em Arquitetura e Urbanismo, podem trabalhar em empresas do ramo ou como autônomos. De uma forma ou de outra, esse profissional se destaca na sua área e vai passar a ser cada vez mais requisitado.

3. Analista de mídias digitais

Empresas que buscam se sobressair no mercado competitivo já perceberam que o Marketing Digital é uma estratégia que dá resultados. Assim, a crescente importância dessa área tem feito com que a profissão de analista de mídias digitais ganhe bastante espaço.

Entre as funções desse profissional, estão a análise e o gerenciamento das mídias sociais da empresa, moldando a forma como os internautas veem a marca. Ele deve ser capaz de compreender o público-alvo da empresa e traçar estratégias que melhorem seus resultados.

Por ser uma área de atuação relativamente nova, existe uma grande demanda por esses profissionais no mercado. Logo, a carreira de analista de mídias digitais é uma das mais promissoras profissões do futuro.

4. Engenheiro hospitalar

Os avanços tecnológicos tornam possível o desenvolvimento de soluções para os mais variados problemas da área da saúde. Nesse cenário, o engenheiro hospitalar surge como o encarregado de otimizar o uso dessas tecnologias no ambiente hospitalar.

Esse profissional atua no processo de tomada de decisões técnicas e administrativas, buscando aplicar as tecnologias em prol das soluções dos problemas hospitalares. Para isso, ele utiliza conhecimentos tanto da Engenharia quanto da área de Gestão.

Além disso, também pode atuar no desenvolvimento de aparelhos e equipamentos voltados para a saúde. O engenheiro hospitalar já é uma profissão bem valorizada no mercado e a tendência é que continue assim.

5. Cientista de dados

Big Data, um termo intimamente relaciona à evolução tecnológica, é o enorme volume de dados que precisam ser analisados e interpretados pelas empresas. O cientista de dados é o profissional que entra em ação para realizar essa análise.

Nessa área, o profissional coleta dados não estruturados para torná-los utilizáveis, resolve problemas de negócios orientando-se a partir dos dados e procura por um padrão nos dados, entre outras atividades. Para isso, ele precisa se atualizar constantemente sobre as técnicas de Big Data.

Essa também é uma profissão recente e que promete ganhar ainda mais espaço no futuro. Afinal, é uma área que está apenas começando a ser explorada.

6. Business Partner

Na área de Recursos Humanos, a falta de visão sobre o funcionamento do negócio pode limitar seriamente a atuação do setor. Nesse sentido, o Business Partner aparece como alguém que amplia a visão e a compreensão do negócio por parte do RH, de forma que esse setor aumente sua contribuição dentro da empresa.

Assim, o Business Partner tem como função a interação entre a área de negócios da organização e o setor de RH. Esse profissional não é um gestor de pessoas ou um chefe do RH, mas sim um consultor que auxilia nas tomadas de decisões e ajuda a melhorar o clima organizacional.

Graças ao ótimo impacto que esse profissional traz às empresas, a carreira de Business Partner tem espaço garantido no mercado do futuro.

Entenda como se preparar para exercer uma das profissões do futuro

Se você tem interesse em uma das carreiras citadas, tenha em mente que tudo começa com uma boa formação acadêmica, em uma instituição de ensino superior renomada. As melhores universidades têm consciência das transformações no mercado profissional e já incluem, nas grades curriculares dos seus cursos, disciplinas alinhadas aos avanços tecnológicos.

Em seguida, com o diploma de ensino superior em mãos, será possível fazer especializações voltadas para carreiras relacionadas à sua área de formação. Dedicar-se aos estudos é o único caminho para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, agora ou no futuro.

Em vista disso, é importante se preparar desde cedo para alcançar seus objetivos profissionais. As profissões do futuro representam grandes oportunidades para quem deseja ter uma carreira de sucesso, mas para alcançar esse objetivo é preciso ter foco, organização, perseverança e uma saudável dose de ambição.

Então, gostou de ser apresentado a algumas dessas novas profissões? Já que está aqui, aproveite para conhecer mais algumas no nosso artigo sobre 5 opções de cursos de gestão para você seguir carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami