fbpx
atlética universitária
Carreiras

Vale a pena participar de uma atlética universitária?

Ao deixar o Ensino Médio e iniciar o processo de escolha da melhor universidade, o estudante está buscando, é claro, se qualificar e desenvolver uma carreira profissional de sucesso. Porém, além disso, ter uma nova experiência pessoal com a vida universitária também é um diferencial. E aí entra a atlética universitária.

Afinal, além de estudos, trabalhos, estágios e outras responsabilidades dentro das salas de aula, a experiência em uma universidade é muito maior. Por isso, fazer parte de uma atlética universitária pode enriquecer ainda mais a sua experiência ao ingressar em alguma graduação.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o que faz uma atlética universitária e quais são os benefícios e vantagens de fazer parte de uma dessas associações? Então é só continuar a leitura, tirar todas as suas dúvidas e garantir que a sua experiência em uma universidade vai ser a mais completa possível. Confira!

O que é, como funciona e quais as atribuições de uma atlética?

A atlética universitária está ganhando cada vez mais espaço dentro das universidades e já está se tornando parte fundamental para tornar a vida acadêmica ainda mais completa para os estudantes. Mas o que é uma atlética, como ela funciona e quais são as suas atribuições e responsabilidades?

Associações independentes formadas por estudantes, as atléticas surgiram com o objetivo de organizar atividades esportivas dentro das universidades. Porém, com o tempo, suas responsabilidades aumentaram e, hoje, é muito comum que elas também sejam responsáveis por outros eventos, como a recepção de calouros e outras festas.

Com mais atribuições, é necessário montar uma estrutura quase empresarial para administrar corretamente uma atlética universitária. Por isso, é muito comum que a associação tenha um presidente, vice-presidente e outros cargos para cuidarem das finanças, marketing e realização de eventos.

Geralmente, cada curso dentro de uma universidade tem a própria atlética. Ou seja, em uma mesma instituição, existem as atléticas da graduação de DireitoEducação Física ou Psicologia, por exemplo. Assim, cada uma delas é responsável pelos seus respectivos cursos.

Lembrando que ela não precisa, necessariamente, contar com essa estrutura. Afinal, cada universidade tem a sua demanda e o seu perfil. Porém, é fundamental que todos os membros que façam parte da atlética estejam cientes das suas responsabilidades e obrigações.

Quais os benefícios de participar de uma atlética universitária?

Apesar da ideia equivocada de que participar de uma atlética universitária se resume apenas à diversão e atividades de lazer, essa associação oferece muito mais do que isso para o estudante. Por isso, listamos quais são os principais benefícios para quem participa de uma atlética e expande a sua experiência acadêmica. Confira!

Prática de atividades físicas

Atividades físicas ajudam o estudante de diversas maneiras, inclusive melhoram o desempenho dentro das salas de aula. E esse é o principal objetivo de uma atlética universitária: incentivar a prática de diferentes modalidades esportivas, estimulando também o espírito de equipe.

Além de garantir que os estudantes também se preocupem com a sua saúde, é uma forma de aumentar o sentimento de pertencimento à universidade e também exige o cumprimento de certas responsabilidades, afinal, a rotina de treinos das atléticas é bastante exigente.

Integração e networking

Nada melhor do que fazer novos amigos e conhecer outros estudantes ao participar das atividades de uma atlética universitária. Afinal, nem sempre é fácil criar novas amizades ao entrar nesse novo ambiente e etapa da sua vida.

Ao fazer parte de uma atlética, fica muito mais fácil cultivar novas amizades e conhecer diferentes pessoas, fortalecendo o trabalho em equipe e gerando mais integração.

Música, eventos e jogos

Uma atlética universitária não é responsável apenas pela parte esportiva e, fazer parte de uma, permite que você tenha outras experiências incríveis na universidade. Muitas dessas associações contam com baterias próprias, por exemplo. Formadas pelos estudantes, elas podem realizar shows privados e arrecadar mais fundos para a atlética.

Além disso, existem as festas e eventos que essas atléticas participam, oferecendo novas experiências e inúmeros momentos de lazer e descontração, que também devem fazer parte da vida acadêmica.

Experiência de empreendedorismo

gestão de uma atlética universitária é um processo um tanto desafiador e faz com que os estudantes tenham contato com experiências muito comuns na vida profissional. Busca por patrocínio, planejamento e divulgação de eventos, arrecadação de fundos e, é claro, o pagamento das despesas e também a prestação de contas.

Lidar com isso tudo fortalece alguns conceitos do empreendedorismo, com foco em importantes áreas como Administração ou Marketing, por exemplo. Até mesmo a necessidade de lidar com processos burocráticos, como a necessidade de alvarás e autorizações para realizar eventos. Tudo isso contribui para a formação e desenvolvimento do estudante.

Quais os eventos que uma atlética pode participar?

O ápice no calendário de qualquer atlética universitária é justamente o momento de participar dos jogos universitários de cada curso. Geralmente uma ou duas vezes por ano, uma cidade é escolhida para sediar um evento que vai reunir diversas atléticas de um mesmo curso para disputarem competições de diferentes modalidades.

Toda a preparação, organização e planejamento das equipes é voltada para uma participação de alto rendimento dentro desses campeonatos. Afinal, é ali que você compete com outras universidades, criando um clima de competição e rivalidade sadia entre os estudantes.

Após cada dia de jogos e disputas, geralmente os alunos de todas as universidades se reúnem para confraternizações em festas e shows. Ou seja, criando um networking e uma troca de experiências ainda maior para quem decide complementar a vida acadêmica ao participar de uma atlética universitária.

Fica claro, portanto, como fazer parte de uma dessas associações é muito mais do que eventos, jogos e festas. É uma maneira de tornar a experiência de uma graduação ainda mais completa e rica para a formação não só profissional, mas também pessoal do estudante.

Agora que você já sabe como funciona uma atlética universitária e quais são as suas funções dentro de uma instituição de ensino, que tal ter acesso a mais conteúdos como este? Então é simples: basta seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitterInstagram e também no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami