fbpx
Cursos de gestão
Carreiras

Cursos de gestão: conheça 5 opções para seguir essa carreira

Você está concluindo o ensino médio, tem interesse pela área da Administração, mas não tem a certeza de que essa é a melhor opção? Então, este post é para você. Você conhecerá alternativas de cursos de gestão que formam profissionais requisitados no mercado de trabalho atual, além de ficar por dentro das suas funções e das disciplinas estudadas em cada um deles.

Inicialmente, é importante ressaltar que esses cursos tratam a gestão como uma habilidade a ser desenvolvida, com o intuito de alcançar os objetivos de uma empresa ou instituição, por meio da valorização das competências e conhecimento das pessoas envolvidas. Para tanto, o gestor deve possuir a capacidade de criar e conservar uma conexão entre os indivíduos, a estrutura e os recursos disponíveis.

Nesse contexto, toda empresa necessita de um gestor. Por esse motivo, associado ao crescimento do empreendedorismo em nosso país, a área de gestão está em alta, e os postos de trabalho em fase crescente. Sendo assim, se você tem interesse em desenvolver competências de liderança e planejamento, vale a pena seguir essa carreira.

Então, se você deseja saber mais sobre os cursos de gestão e quais são as melhores opções para seguir essa profissão, continue a leitura!

1. Gestão de Cooperativas

O curso tecnólogo de Gestão de Cooperativas tem uma duração de dois anos e forma profissionais para as áreas de planejamento e gerência, especificamente em atividades associadas ao cooperativismo e seus negócios. Essa especialização trabalha habilidades importantes para o desenvolvimento de projetos em comunidades urbanas e rurais.

Nesse contexto, a formação incentiva a responsabilidade social e sustentável, por meio do estímulo à implantação de novos modelos de gestão com ética e criatividade. Com isso, o gestor de cooperativas é apto para planejar e gerenciar as atividades dessas organizações, além de realizar pareceres técnicos e avaliações.

A grade curricular do curso é diversa e conta com matérias de grande interesse, tais como Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Equipes, Contabilidade, Marketing, Planejamento Estratégico, entre outras.

2. Gestão de Recursos Humanos

As pessoas são o ativo mais importante de qualquer organização. Por esse motivo, entre os cursos de gestão, a Gestão de Recursos Humanos tem sido uma das mais procuradas. Nessa perspectiva, o trabalhador da área tem a oportunidade de trabalhar em instituições públicas ou privadas.

Essa graduação tecnológica tem duração de dois anos e forma profissionais aptos para implementar novos modelos de gestão de pessoas por meio de análises críticas e situacionais. Tudo isso se desenvolve em um ensino que preza pela ética, criatividade e respeito aos valores pessoais.

Diante disso, ao longo do curso, o aluno ampliará seus conhecimentos no setor a partir de matérias como Comunicação Organizacional, Psicologia Empresarial, Políticas de Negociação, Planejamento de Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Política de Recrutamento e Seleção de Pessoal, entre outras.

3. Gestão de Turismo

Para quem se interessa pelas diversas culturas e paisagens do mundo, essa é uma excelente opção. Isso porque o curso tecnólogo em Gestão de Turismo dura dois anos e capacita profissionais para gerir, organizar, executar e planejar projetos relacionados à organização da atividade turística, bem como seus desdobramentos técnicos e culturais.

Nesse cenário, o gestor de turismo possui um amplo leque de atuação e tem a opção de atuar em diversas áreas, como:

  • alimentação, por meio do gerenciamento da qualidade de serviços ofertados aos turistas e visitantes;
  • docência e pesquisa nas escolas técnicas e instituições de ensino superior;
  • promoção de eventos empresariais e de entretenimento;
  • hospedagem, a partir da administração da infraestrutura e comodidade oferecida aos hóspedes;
  • transportes, que é o setor responsável pelo gerenciamento e execução de viagens nas melhores rotas;
  • lazer e recreação, por meio do planejamento de atividades recreativas em parques temáticos e clubes, por exemplo.

Nesse curso tecnólogo, você estudará disciplinas como Fundamentos do Turismo, Lazer e Recreação Turística, Linguagem e Argumentação, Gestão de Bares, Restaurantes e Similares, Planejamento e Organização de Eventos, Economia Aplicada ao Turismo, Turismo e Meio Ambiente etc.

4. Gestão Pública

O curso tecnólogo de Gestão Pública tem duração de dois anos e oferece conhecimentos relacionados às instituições públicas e sua relação com a sociedade, por meio da compreensão das suas obrigações no contexto socioeconômico.

Essa formação estimula a análise crítica reflexiva e uma postura investigativa por parte dos estudantes, para que eles tenham a possibilidade de promover melhorias concretas nessas instituições. Além do mais, desenvolve a habilidade de gerenciar equipes e a comunicação interpessoal, com o intuito de estimular e ampliar o senso de compromisso com a sociedade.

Ao longo da graduação, você encontrará matérias como Ciência Política, Matemática Financeira, Estatística, Noções de Direito, Gestão de Pessoas, Psicologia Aplicada, Finanças e Orçamento Público, Direito Tributário, Economia Política, entre outras.

5. Gestão Ambiental

No contexto do cenário político-econômico atual, que preza cada vez mais pelo desenvolvimento sustentável, o tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional requisitado. Isso se deve à sua capacidade de tratar as variáveis ambientais e aprimorar os processos de produção das organizações relacionadas a essa área.

Nessa perspectiva, o gestor ambiental está apto para trabalhar em propriedades urbanas ou rurais, indústrias, cooperativas, órgãos públicos etc. De modo geral, sua função passa pela redução dos impactos humanos na natureza, promoção do uso sustentável de recursos naturais, preservação da biodiversidade e uso de métodos que reduzam a poluição.

Ao decorrer da formação são ensinadas matérias como Biologia Geral, Fundamentos de Ecologia, Legislação e Ética Ambiental, Saúde e Saneamento Ambiental, Climatologia, Geoprocessamento, Empreendedorismo, Gestão Florestal e do Agronegócio, entre outras.

Por fim, podemos perceber que o mercado de trabalho está repleto de opções para quem deseja seguir a carreira de gestão. Dessa forma, se você deseja trabalhar com a elaboração de projetos, gestão de pessoas e otimização de recursos, considere as opções apresentadas neste post.

Ainda assim, é indispensável ressaltar que, devido à existência de um grande leque de cursos disponíveis no mercado, é de suma importância que você escolha uma instituição de ensino superior renomada e bem-avaliada por órgãos competentes. Isso garantirá um aprendizado de qualidade e, consequentemente, uma melhor formação para o seu futuro e sucesso profissional.

Este post sobre os cursos de gestão foi relevante para você? Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de conteúdos exclusivos em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami