Unigran Capital

Faculdade de Letras: entenda como funciona o curso!

Um dos seus grandes desafios, atualmente, é escolher um curso superior? Nessa fase, identificar interesses e realizar pesquisas são passos essenciais para tomar a decisão. Por isso, se você gosta de ler e tem curiosidade pelo funcionamento da língua de um povo, é hora de conhecer a faculdade de Letras!

Quer saber o que se estuda nessa graduação? Nós podemos ajudar! Trouxemos esta e muitas outras informações. Neste post, você vai saber tudo sobre a faculdade de Letras, como funciona e qual é o mercado de trabalho para quem se forma nessa área. Ficou interessado? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o curso de licenciatura em Letras?

Uma graduação em Letras aborda a origem e o desenvolvimento da gramática e da literatura de um idioma — que pode ser tanto a sua língua nativa quanto uma estrangeira. É possível estudar Português, Libras, Inglês, Espanhol ou outros idiomas, dependendo da grade curricular do curso pelo qual você optar.

No entanto, antes de decidir, é importante ter em mente que a faculdade de Letras não é o curso ideal para aprender a falar uma língua estrangeira. Em geral, é preciso que o aluno já domine o idioma para acompanhar as aulas da graduação.

Isso acontece porque o que se estuda no Ensino Superior é bem diferente das aulas de um curso tradicional de idiomas, por exemplo. Na faculdade, o estudante não aprende a falar a língua, mas sim a analisar suas características e estruturas. Assim, quem ainda não é fluente pode ter muita dificuldade em acompanhar as aulas.

Faculdade de Letras: como funciona?

Assim como vários cursos de graduação, é possível cursar Letras nas modalidades bacharelado ou licenciatura — esta última tem como foco a formação de professores. Geralmente, a faculdade tem duração de quatro anos e a estrutura do curso depende de cada instituição de ensino. Dessa forma, há uma grande variedade para os estudantes escolherem.

Existem cursos focados em Português e Literatura, enquanto outros estudam também algum idioma estrangeiro, como o Inglês. Aliar duas línguas é interessante para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, já que é possível atuar em cursos de idiomas ou na área de tradução.

A faculdade de Letras é uma das várias graduações que são oferecidas tanto no ensino presencial quanto a distância. Os diplomas de ambas as opções têm exatamente o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho, de modo que o estudante possa escolher livremente entre os dois tipos, sem risco de sofrer prejuízos profissionais.

Quais são as áreas de estudo do curso de Letras?

Quem ingressa na faculdade de Letras é apresentado a alguns campos de estudo. Um deles é a Linguística, uma ciência que estuda a linguagem humana em seus mais diversos aspectos: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, entre outros, além do seu contexto social.

Outro campo de estudo é a Literatura, que se ocupa do uso estético da linguagem escrita, ou seja, da arte desenvolvida com as palavras. Nesse sentido, estuda-se a produção literária de um povo ao longo da sua história, passando, é claro, pela natureza desse tipo de texto.

A licenciatura em Letras inclui, ainda, o estudo dos conhecimentos específicos da docência — fundamentais para a formação de professores de Português ou línguas estrangeiras. Assim, os estudantes são apresentados a temas relacionados à educação como um todo.

Como é a matriz curricular da faculdade de Letras?

As matérias da faculdade de Letras estão voltadas à análise da estrutura linguística e da literatura. Por isso, as disciplinas abordam temas diversos — como a história da língua, sua evolução gramatical, suas correntes literárias, entre outros.

Logo, no curso de Letras Português/Literatura são estudadas, por exemplo, as disciplinas Língua Portuguesa, Teoria da Literatura e Literatura de Língua Portuguesa. No curso de Letras Português/Inglês, por sua vez, são estudadas também as disciplinas Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa.

No entanto, independentemente do foco do idioma, a licenciatura em Letras aborda sempre os seguintes assuntos:

  • Estudo de Textos;
  • Didática;
  • Linguística;
  • Libras;
  • Psicologia da Educação;
  • Organização e Políticas da Educação Básica;
  • Semiótica.

Vale ressaltar que a formação ainda inclui a realização de um trabalho de conclusão de curso e de estágios supervisionados em escolas, em turmas de Ensino Fundamental e Médio.

Até aqui, você já deve ter percebido que a diversidade é uma característica desse curso, não é? A faculdade apresenta aos alunos conhecimentos bastante variados, o que a torna muito interessante.

Além das matérias que já comentamos, algumas disciplinas da graduação também discutem com os estudantes outras formas de comunicação e produção de conteúdo — como as ligadas à publicidade e ao jornalismo.

Quais são as habilidades desenvolvidas durante o curso?

A faculdade de Letras prepara os estudantes para compreender a história de uma língua, suas regras gramaticais, os dialetos que a compõem e sua relação com a cultura de um povo. Além disso, os alunos aprendem a avaliar obras literárias e estruturas gramaticais nas línguas estudadas.

Assim, aqueles que se formam no curso devem apresentar domínio do uso da língua oral e escrita no que se refere à sua estrutura e ao seu funcionamento. Com a licenciatura, são capacitados a lecionar na Educação Básica, contribuindo para o progresso do ensino da língua e da Literatura nas escolas.

O estudante também desenvolve habilidades de leitura, interpretação e produção de textos, tornando-se capaz de elaborar trabalhos científicos nos campos da Linguística e da Literatura. Por isso, gostar de ler e ter interesse pela escrita e pela área de comunicação são requisitos indispensáveis para quem deseja atuar nessa profissão.

Quais são os benefícios de fazer a faculdade de Letras a distância?

A EAD (Educação a Distância) vem atraindo um número cada vez maior de estudantes, graças aos benefícios que acompanham essa modalidade. A seguir, conheça as principais vantagens de cursar Letras a distância e entenda melhor do que estamos falando.

Flexibilidade nos horários

O curso presencial exige que o aluno frequente as aulas nos dias e horários programados pela instituição de ensino, o que nem sempre é conveniente. Na EAD, por outro lado, as aulas e atividades acontecem em um ambiente virtual que pode ser acessado a qualquer momento, permitindo que o aluno determine os próprios horários e concilie os estudos com outras atividades.

Autonomia

educação a distância proporciona uma maior autonomia na construção do conhecimento. Nessa modalidade, o aluno fica livre para decidir como, quando e onde vai estudar, de acordo com as suas necessidades. Isso ajuda a torná-lo mais independente, além de aumentar o seu senso de responsabilidade.

Praticidade

Como você já sabe, o ambiente virtual de aprendizagem do EAD fica ao alcance do aluno em tempo integral. Assim, tudo o que ele precisa para assistir às aulas é de algum dispositivo tecnológico — como um computador, tablet ou smartphone — e acesso à internet.

Uma vez que esses elementos já fazem parte da rotina da maioria das pessoas, a praticidade do ensino a distância fica ainda mais evidente.

Quais são as áreas de atuação para profissionais de Letras?

Com tanta variedade no curso, você pode imaginar que a faculdade de Letras oferece ótimas oportunidades de trabalho. E está certo! O profissional dessa área encontra no mercado diversos caminhos possíveis, já que domina diferentes conhecimentos durante a graduação.

Uma característica notável do mercado de trabalho em Letras é que ele está sempre aquecido. Afinal, apesar das mudanças pelas quais uma sociedade passa, a aprendizagem da sua língua materna e de idiomas estrangeiros sempre será indispensável.

Nesse sentido, as principais vagas da área costumam estar no ensino, já que o curso de licenciatura é voltado principalmente para a preparação de professores de escolas da Educação Básica. Contudo, quem se forma em Letras pode atuar tanto nessas instituições quanto em cursos de idiomas, caso tenha feito a graduação que envolve uma língua estrangeira.

Nas escolas, é possível atuar nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, dando aulas de gramática, literatura, redação ou idiomas. Esse também é um campo atrativo para quem procura estabilidade, já que é muito comum a realização de concursos para a rede pública de ensino.

Além dessas opções, o professor de Letras pode atuar também no Ensino Superior, dando aulas em faculdades e universidades. Quem deseja seguir esse caminho deve investir na pós-graduação, fazendo mestrado e doutorado e tornando-se também um pesquisador da área.

Saindo da educação, as oportunidades continuam aparecendo para quem se gradua em Letras. A seguir, conheça os principais campos de atuação para esse profissional.

Revisão de textos

A revisão é uma atividade necessária em editoras, agências de publicidade, jornais e demais empresas do ramo. Outra possibilidade interessante para esse profissional é trabalhar de forma autônoma e empreender.

Tradução e interpretação de textos

Os profissionais que dominam um idioma estrangeiro também encontram trabalhos atrativos como tradutores e intérpretes. Nesse caso, eles atuam traduzindo textos e materiais audiovisuais e interpretando conversas entre pessoas, reuniões, palestras e até grandes eventos.

Produção de conteúdo

O mercado de produção de conteúdo está em ascensão e recebe muito bem os graduados em Letras. Desse modo, quem se forma nesse curso pode alcançar seu sucesso profissional trabalhando em assessorias de comunicação, fazendo parte de equipes de marketing e publicidade em empresas ou mesmo participando da produção de publicações de veículos da imprensa.

Portanto, onde existirem pessoas se comunicando por meio de um idioma, haverá campo de pesquisa e trabalho para alguém formado na faculdade de Letras. Percebe como esse curso é muito vantajoso e interessante? Se você gosta da ideia de se especializar nesse assunto, vale a pena considerar a opção!

E então, gostou de saber mais sobre a faculdade de Letras, como funciona a graduação e quais portas ela pode abrir para o seu futuro profissional? Aproveite para conhecer melhor o nosso curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês!

Bitnami