fbpx
curso de tecnólogo
Carreiras

O curso de tecnólogo equivale ao curso superior?

Uma dúvida muito comum entre os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior se refere aos cursos tecnólogos.

Mas, afinal, o que é um curso de tecnólogo? O diploma do curso de tecnólogo equivale ao do curso superior? Curso tecnólogo é a mesma coisa que curso técnico? Quais as suas vantagens e desvantagens?

Essas são algumas das perguntas que responderemos neste post. Mas, antes de mais nada, é preciso esclarecer que no Brasil existem três tipos de graduação de nível superior: tecnólogo, bacharelado e licenciatura.

O curso tecnólogo é uma graduação de ensino superior, como são também os cursos de bacharelado e licenciatura, mas há diferenças importantes entre eles, principalmente no que se refere ao foco, duração, custos e áreas de atuação.

Por isso, antes de escolher que carreira seguir e qual curso escolher, é importante estar informado sobre o que se trata cada uma dessas modalidades, e quais os conteúdos e práticas que cada um deles oferece.

A seguir veremos em detalhe quais as diferenças, as vantagens e as desvantagens de cada formação. Acompanhe!

O curso tecnólogo é um curso técnico?

Devido à semelhança no nome, é comum confundir o curso de tecnólogo com técnico. Mas saiba que os dois são completamente diferentes! Enquanto o curso técnico oferece um certificado de ensino médio, o curso tecnólogo garante um diploma de ensino superior. Com o primeiro, o estudante obtém o título de técnico e com o segundo, o título de tecnólogo.

Para ingressar em um curso tecnólogo é preciso ter concluído o ensino médio, ao passo que, para fazer um curso técnico, não há essa necessidade e o estudante pode fazer os dois simultaneamente. Mas as diferenças não param por aí.

Os cursos técnicos se direcionam a formar profissionais mais operacionais, já a formação do curso tecnólogo se destina a capacitar gestores, supervisores, analistas e coordenadores.

A seguir veremos quais são as diferenças entre os cursos tecnólogo, de bacharelado e licenciatura. Confira:

Curso tecnólogo

O curso tecnólogo é uma graduação como qualquer outra e é reconhecido pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD). Assim, com o diploma de tecnólogo é possível acessar cursos de pós-graduação, como especializações, MBAs, mestrado e doutorado.

O tecnólogo também pode participar normalmente de concursos que exijam nível superior, exceto os que façam menção específica aos cursos de bacharelado ou licenciatura.

O foco dos cursos tecnólogos também é diferente das graduações tradicionais. Eles procuram atender demandas específicas do mercado de trabalho — ou seja, os cursos tecnólogos visam a uma determinada atividade.

Não há, por exemplo, curso tecnólogo em ciências da computação, mas de desenvolvimento de jogos digitais, redes de computador e gestão de tecnologia da informação.

A duração do curso tecnólogo varia de 2 a 3 anos, sendo, portanto, bem mais curto se comparado com as graduações tradicionais. Dessa forma, é ideal para quem já tem uma boa ideia sobre o nicho que gostaria de atuar, já que estará focado em uma única área.

Por estar em sintonia com o mercado, há uma alta taxa de empregabilidade entre os formandos de cursos tecnológicos. Para se ter uma ideia, cerca de 90% dos tecnólogos formados estão empregados, por isso a demanda por esses cursos vem crescendo no Brasil e, hoje, já somam 16% da oferta de cursos superiores no país.

Outra confusão muito frequente é pensar que os cursos tecnólogos se restringem somente à área de tecnologia propriamente dita. Mas o que ocorre, na verdade, é que os cursos tecnólogos abrangem muitos segmentos em variados ramos do mercado.

Veja, abaixo, os eixos dos cursos tecnólogos, conforme foi estabelecido pelo MEC:

  • Ambiente e Saúde;
  • Apoio Escolar;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Gestão e Negócios;
  • Hospitalidade e Lazer;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança.

Fica claro, portanto, que uma das principais vantagens do curso de tecnólogo é a possibilidade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho e, além disso, ter custos reduzidos em relação aos custos dos cursos de longa duração.

Cada eixo de atuação oferece inúmeros cursos que você pode conhecer detalhadamente no site do MEC.

Bacharelado

Em relação aos cursos tecnólogos, os cursos de bacharelado são mais abrangentes e têm uma duração maior, entre 4 e 5 anos. Nesse tipo de curso, o aluno entra em contato com as diversas áreas de uma profissão, podendo exercer atividades em várias frentes, enquanto que os tecnólogos se especializam apenas em atividades determinadas de uma área.

Assim, os profissionais que optam pelo bacharelado têm mais possibilidades de atuação no mercado de trabalho, mas só se especializarão quando entrarem de fato no mercado ou realizar algum curso.

Por outro lado, os profissionais tecnólogos podem atrair empregadores justamente pelo grau de especialização que é oferecido por esses cursos, mesmo com atividades mais restritas.

Além disso, há tarefas que apenas os bacharéis podem executar. Um tecnólogo em construção civil não pode assinar laudos ou autorizar obras como faz um engenheiro civil, por exemplo. Por isso, é importante pesquisar sobre as profissões, os cursos e atividades exercidas para escolher a melhor graduação para o seu perfil.

Licenciatura

O foco da licenciatura é formar professores e profissionais da educação. É possível fazer o curso de licenciatura como primeira graduação, ou cursá-lo após ou simultaneamente ao bacharelado. Como primeira graduação, o curso de licenciatura dura entre 4 e 5 anos. Como continuação do bacharelado, ela pode durar de 6 meses a 2 anos.

Nos cursos de licenciatura, além de aprender conteúdos próprios de cada área, são oferecidas disciplinas voltadas para educação, como didática, metodologia de ensino, planejamento pedagógico, psicologia da educação, entre outras matérias relacionadas ao ensino. Os profissionais formados em licenciatura podem atuar tanto no ensino básico como no ensino superior.

Vimos ao longo deste post que cada modalidade de graduação oferece vantagens e desvantagens: a escolha dependerá dos objetivos de cada um. Os cursos de tecnólogo são uma ótima opção para quem quer se formar rapidamente e entrar no mercado de trabalho. Já os cursos de licenciatura e bacharelado são ideais para quem busca cursos mais abrangentes.

Apesar das diferenças, esses tipos de cursos oferecem diplomas de nível superior válidos em todo o território nacional. Agora é só pesquisar, descobrir qual o melhor curso para você e condizente com os seus objetivos.

Mas, antes de escolher, é importante verificar se a instituição e o curso que você deseja fazer são reconhecidos pelo MEC. Então, mãos à obra!

Agora que você já conhece as diferenças entre os cursos de bacharelado, tecnólogo e licenciatura, não guarde essas informações apenas para você! Compartilhe este post em suas redes sociais e marque os amigos que podem se interessa pelo assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami