fbpx
áreas de atuação da Administração
Administração,  Carreiras

Aprenda mais sobre quais são as áreas de atuação da Administração

Você busca uma profissão versátil e com alta empregabilidade? Considere se tornar um administrador, um profissional que não pode faltar em empresas de variados portes e segmentos dos setores público e privado. As áreas de atuação da Administração são numerosas, atendendo, assim, diferentes perfis.

A faculdade dura 8 semestres, e a matriz curricular é bem ampla, unindo teoria e prática. Assim, contempla temas como Economia, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Contabilidade, Gestão de Produção e Empreendedorismo, entre outros.

Quer conhecer os principais segmentos de atuação da Administração? Confira nosso post e descubra se essa graduação tem a ver com você!

Recursos humanos

O administrador pode trabalhar na gestão de pessoas, uma área com alta demanda, afinal as empresas precisam de alguém que fique responsável pelos recursos humanos. É o profissional que atua de forma estratégica junto às equipes, sempre alinhado aos objetivos do negócio.

Realiza uma série de atividades, entre elas:

  • processos de recrutamento e seleção;
  • elaboração de planos de carreira;
  • acompanhamento de treinamentos;
  • análise de desempenho de equipes e funcionários;
  • políticas de promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores.

Auditoria

Uma das áreas de atuação da Administração é a auditoria. Trata-se de uma forma de controle interno — com a análise sistemática de todos os processos de uma empresa —, a fim de averiguar se estão de acordo com padrões de qualidade, políticas da organização e até com a legislação do setor.

O auditor tem um conhecimento de todo o negócio e vai fiscalizar se as atividades estão sendo realizadas com eficácia — além de identificar erros que possam causar prejuízos aos negócios.

Planejamento estratégico

É o profissional que vai realizar um planejamento específico para a empresa para que ela esteja preparada para eventos futuros. Assim, é uma das áreas de atuação da Administração que tem uma visão analítica do mercado e trabalha na elaboração de metas de curto, médio e longo prazo.

É um trabalho que vai subsidiar a tomada de decisões e definir o posicionamento do negócio diante da concorrência.

Gestão financeira

A gestão financeira é uma das áreas da Administração responsável pelos recursos de uma empresa. É o administrador que está sempre de olho nas notícias do mercado para gerenciar as finanças, minimizando os riscos para o negócio.

É o segmento que lida com receitas, despesas, investimentos, patrimônio, pagamento de contas, impostos e salários, definição de orçamentos dos setores, decisões de compra e venda — além de negociações com fornecedores e empresas terceirizadas.

O objetivo é fazer uma gestão eficiente para aumentar a lucratividade da organização e identificar gastos que podem ser cortados.

Comércio exterior

Se você quer uma carreira direcionada ao mercado externo, vai se interessar pela área de comércio exterior. Assim, pode atuar em empresas multinacionais ou em negócios que fazem transações com outros países.

É o profissional que será responsável pelas negociações com empresas internacionais, lidando com diferentes atividades administrativas — como exportação, importação, análise do mercado internacional, contato com fornecedores estrangeiros, entre outras.

Com um mundo mais globalizado, o administrador que se volta para o comércio exterior encontra boas oportunidades de emprego. O pré-requisito para esse tipo de cargo é dominar o inglês, espanhol ou outro idioma do interesse da organização.

Marketing

Muita gente associa o marketing a cursos de publicidade e propaganda, mas saiba que a graduação em Administração também forma o gestor para atuar nessa área. Se você quer entender melhor o mercado, além dos interesses, perfil e expectativas dos consumidores, pode apostar no segmento.

É o profissional de marketing que vai pensar em ações para a criação, desenvolvimento e divulgação de produtos/serviços, além de estratégias para relacionamento com os clientes e fortalecimento de uma marca.

Vendas

Se você se identifica com as transações comerciais pode apostar na área de vendas. É o administrador que vai gerenciar todos os processos comerciais de uma empresa, com a determinação de valores, prazos de pagamento, pontos de venda, além de fazer a negociação com clientes e distribuidores.

É o profissional que acompanha de perto o posicionamento da concorrência, trabalha lado a lado com o setor de marketing, faz o treinamento da equipe de vendas e pensa em estratégias para conseguir realizar o melhor negócio e, assim, aumentar o faturamento da companhia.

Logística

As empresas precisam ter eficiência em suas operações de transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias. Tudo deve funcionar de forma ordenada para não prejudicar a lucratividade do negócio.

Dessa maneira, torna-se imprescindível a presença do profissional de logística para realizar a otimização de todos esses fluxos e garantir bons resultados para a organização.

Ele faz o gerenciamento dos estoques, administra materiais, controla a entrada e saída de produtos, negocia valores de fretes e pode também ser responsável pelos processos referentes à importação e exportação de mercadorias.

É uma área com boa empregabilidade em diferentes setores — como indústria, comércio, serviços e agronegócio.

Consultoria

A graduação em Administração oferece ainda a possibilidade de o profissional oferecer consultoria na área de negócios. Muitas empresas precisam adequar os processos e buscar soluções estratégicas para o crescimento, porém carecem de conhecimento nessa área.

Por isso, recorrem a um consultor administrativo, que pode avaliar o trabalho da organização, apontar erros e mostrar os caminhos para aumentar a produtividade, reduzindo os custos, por exemplo.

Empreendedorismo

Por fim, a Administração é o curso indicado para aqueles que sonham em ter o próprio negócio. A faculdade prepara o profissional para realizar uma pesquisa de mercado, buscar informações sobre o ramo de atuação, estudar a concorrência e fazer um planejamento estratégico.

O conhecimento e as habilidades aprendidas na graduação vão permitir empreender com segurança e com um gerenciamento eficiente de todos os processos — sempre de olho nas oportunidades de crescimento.

Viu só como as áreas de atuação da Administração são variadas e podem garantir uma carreira de sucesso? Você faz a graduação e não precisa ficar preocupado quanto ao mercado de trabalho, já que será um profissional que tem espaço em qualquer tipo de empresa.

Se você ficou com alguma dúvida em relação às perspectivas profissionais desse curso superior, deixe um comentário no post que, em breve, responderemos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami