Unigran Capital

Acadêmicos de Direito participam do I Concurso de Oratória da Unigran Capital

Acadêmicos do curso de Direito da Unigran Capital participaram, na segunda-feira, 29 de abril, do I Concurso de Oratória da Unigran Capital. O evento teve entre os objetivos fomentar a arte da oratória e a integração entre os acadêmicos. O primeiro e segundo lugar foram classificados para o Concurso Estadual de Oratória.

O evento foi realizado pelo Centro Acadêmico de Direito, por intermédio da Coordenação do curso. De acordo com a vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Victória Kruki de Souza Olazar, os acadêmicos tiveram cerca de uma semana para se organizar.

Foram sete participantes no total. “O pessoal se empolgou com as apresentações e alguns até se encorajaram e disseram que vão participar do próximo concurso”, diz Victória.

A oratória é um instrumento para a socialização que vai além do ato de emitir uma informação e ser entendido. É saber organizar ideias, transmiti-las e envolve retórica, linguagem corporal e persuasão.

Os candidatos puderam escolher um tema de sua preferência para explanação, devendo ser de cunho jurídico. O tempo de apresentação foi de no mínimo quatro minutos e o máximo de seis minutos.

A avaliação foi feita pela banca composta pelo coordenador do curso de Direito da Unigran Capital, Lindomar Tiago Rodrigues, pela professora Raquel Domingues do Amaral, de Direito Civil e pela professora Leila Cristina Gonçalves de Oliveira, de Economia Política. Os critérios avaliados foram: voz; conteúdo; e apresentação.

Classificação geral:

1° Helton de Lima Pereira Júnior

(Tema: O princípio da dignidade humana em relação ao racismo)

2° João Lucas Carvalho

(Tema: Maioridade Penal)

3° Janecleide Oliveira Santos

(Tema: A bona fide no contrato professor e aluno- Uma analogia ao Direito das obrigações)

Os dois primeiros foram classificados para o Concurso Estadual de Oratória da Comissão de Acadêmicos e Estagiários de Direito (CEAD) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/ MS).

O concurso de oratória será realizado na quinta-feira, 9 de maio, fechando o Congresso Estadual de Acadêmicos e Estagiários de Direito. As inscrições para o Concurso Estadual de Oratória terminam no dia 3 de maio. Nos dias 7 e 8 de maio haverá palestras, a partir das 9 horas.

As vagas para participação no Congresso são limitadas e as inscrições já estão abertas pelo link.

Bitnami