fbpx
cursos de gestão
Carreiras

Conheça 4 cursos de gestão para você seguir carreira

Deixar o Ensino Médio e escolher qual profissão seguir é um dos momentos mais difíceis da vida de um adolescente. Porém, é preciso definir um caminho para conseguir desenvolver uma carreira de sucesso.

Em meio a tantas dúvidas nesse período, os cursos de gestão acabam surgindo como uma alternativa viável para quem busca se qualificar em um mercado tão competitivo. Afinal, é preciso alinhar satisfação e valorização profissional, além de contar com diferentes tipos de atuação.

Apesar da pressão nesse momento de transição, é fundamental analisar bem suas opções a fim de encontrar um curso que combine com seu perfil e sua personalidade e também (por que não?) ofereça um bom salário. Administrarempreender e gerir um negócio ou um setor, por exemplo, é uma excelente opção por causa da diversidade de áreas de atuação, além de ser uma atividade em alta no mercado.

Ficou curioso sobre os cursos de gestão? Então, é só continuar a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto. Além de detalhar quais são as funções e obrigações de um gestor, separamos uma lista com 4 áreas de atuação para tornar o seu processo de decisão ainda mais fácil. Confira!

O que é e o que faz um gestor?

A gestão é indispensável para o funcionamento de qualquer empresa, setor ou, até mesmo, equipe. E esse processo depende de inúmeros fatores para garantir que o trabalho realizado seja, de fato, produtivo para a organização como um todo. Portanto, o gestor tem como principal função a administração e a coordenação das atividades realizadas sob o seu comando.

Nesse sentido, ele organiza cronogramas e atividades, estabelece metas, delega funções e, principalmente, otimiza os processos internos para encontrar as maneiras mais produtivas de realizar determinado trabalho.

Além disso, é importante que o profissional nesse cargo tenha capacidade de liderar seus subordinados com estratégias voltadas para a criação de um ambiente melhor para se trabalhar.

Mesmo com a necessidade de contar com habilidades voltadas para a liderança, é fundamental que o gestor também tenha um conhecimento técnico sobre as atividades e os processos que são de sua responsabilidade. Afinal, apenas conhecendo a fundo determinada função é possível encontrar maneiras de otimizá-la.

Assim sendo, para ser um bom gestor, é preciso motivar os outros e a si mesmo constantemente, sempre acreditando no trabalho que está sendo realizado e buscando solução para torná-lo ainda melhor. A capacidade de tomar decisões e se adaptar rapidamente a situações adversas também é outro diferencial.

Apesar de muitas vezes serem utilizados como sinônimos, gestor e gerente têm funções distintas. Enquanto o primeiro tem um relacionamento mais próximo com sua equipe e precisa investir em técnicas e ações para estimular um ambiente saudável de trabalho, o segundo tem um papel mais administrativo, voltado para estratégias e planejamento de atividades.

Quais são os principais cursos de gestão para você seguir carreira?

Para ajudá-lo nesse processo de escolha da melhor faculdade, listamos 4 opções de cursos de gestão a fim de que você conheça melhor algumas possibilidades. Além do perfil para cada função, destacamos as atribuições e as principais responsabilidades dos profissionais.

1. Gestão de Cooperativas

Cada vez mais o empreendedorismo tem sido uma realidade no Brasil. Por isso, existe uma demanda de busca por profissionais que consigam implantar diferentes modelos de gestão, incentivando a criatividade e a ética.

No curso de Gestão de Cooperativas, é justamente a isso que o estudante vai ter acesso, visando, principalmente, desenvolver projetos que representem o crescimento econômico e social de novos negócios.

O profissional formado nessa área vai ter capacidade de gerenciar e planejar os diferentes tipos de atividade cooperativa, podendo trabalhar na área de implementação de projetos de uma empresa ou realizar avaliações e análises técnicas sobre outras ideias.

2. Gestão de Recursos Humanos

As mudanças em nossa sociedade impactam diretamente a forma como o mercado funciona. Hoje em dia, o desenvolvimento e a contratação de profissionais são processos fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

Quem realiza o curso de Gestão de Recursos Humanos tem como função garantir que todos os funcionários de uma companhia ou setor estejam realizando suas atividades da maneira mais produtiva.

Descobrir as necessidades de uma equipe e realizar ações para atender a essas demandas, seja com contratação, seja com realocação de profissionais, é uma de suas atribuições.

Quem exerce esse cargo também é responsável pela criação de planos de recrutamento, avaliação e treinamento dos colaboradores da empresa.

3. Gestão de Turismo

No país, o turismo movimenta bilhões por ano e cria inúmeros postos de trabalho. Museus, cidades históricas, centros culturais, reservas ambientais, enfim, as opções são muitas para quem trabalha nessa área. O curso de Gestão de Turismo, portanto, é uma excelente opção para quem quer entrar nesse mercado e se destacar em meio a tanta concorrência.

Além da formação técnica e cultural sobre o turismo, o curso tem como objetivo desenvolver habilidades para que o estudante consiga realizar a gestão eficiente de tudo o que está envolvido na estruturação de atividades turísticas, seja trabalhando em uma empresa, seja iniciando o próprio negócio ou, até mesmo, prestando consultoria.

4. Gestão Comercial

Função voltada para gerenciar as diferentes etapas de vendas de um negócio, quem se especializa em Gestão Comercial precisa planejar a venda dos serviços ou produtos oferecidos por uma empresa. Além de realizar o planejamento estratégico, esse profissional é o responsável, por exemplo, pela escolha de preços e pontos de vendas.

Por meio da criatividade, inovação e visão crítica, quem exerce esse cargo precisa buscar, constantemente, melhorias nos processos e atividades relacionadas às ações de vendas. Sempre pensando no equilíbrio entre custos e despesas, também é preciso ter familiaridade com números e dados.

Os cursos de gestão têm uma grande abrangência de áreas de atuação, permitindo que você escolha a opção que mais se encaixa em seu perfil pessoal e também profissional. Em alta, a administração e o gerenciamento se tornam crescentemente cruciais no mercado e, cada vez mais, exigem profissionais bem qualificados.

Agora que você já conferiu um panorama mais completo sobre os cursos de gestão e o perfil de cada uma das funções, que tal conhecer as opções que oferecemos em nossas unidades? Entre em contato conosco e encontre o curso ideal para que você tenha sucesso profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami