Unigran Capital

Quer cursar Administração? Saiba mais sobre o perfil do administrador

O sucesso de um empreendimento, independentemente do ramo de atuação, está intimamente ligado à atuação de administradores. Essa é uma área de trabalho muito ampla, que envolve uma série de habilidades. Nesse sentido, o perfil do administrador está associado a algumas características.

Isso passa por um mercado que exige habilidades técnicas, humanas e conceituais. Como exemplo: a liderança, o pensamento estratégico e a clareza na comunicação. Sendo assim, com um plano de carreira bem estruturado, você alcançará resultados grandiosos e a tão almejada satisfação pessoal com o trabalho.

E aí, está pensando em cursar Administração? Então, este post é para você! Continue lendo e conheça os detalhes da profissão, além das principais competências do perfil do administrador!

A importância de conhecer o seu perfil profissional

O autoconhecimento é uma habilidade passível de desenvolvimento que você precisa exercitar para alcançar o sucesso profissional. Somente assim, conhecendo seus pontos fortes e fracos, você saberá o que precisa de aperfeiçoamento e terá a oportunidade de transformar em resultados aquilo que você tem de melhor.

Nesse contexto, na área da Administração, conhecer o seu perfil é essencial, porque a variedade de habilidades positivas para exercer a profissão possibilita que pessoas com características distintas trabalhem no mesmo ramo.

Aqui, é importante entender que um administrador necessita aprimorar habilidades:

  • técnicas — obtidas por meio do investimento em conhecimento;
  • humanas — conquistadas ao longo da vida por meio das relações interpessoais;
  • conceituais — aprimoradas ao longo do período de trabalho.

As habilidades essenciais do administrador

Na personalidade de cada administrador estão, acima de tudo, a proatividade, a resiliência (para enfrentar desafios) e a empatia (necessária para lidar com as pessoas). Nessa perspectiva, explicaremos a seguir as habilidades mais associadas ao perfil do administrador para que você descubra se essa é a sua profissão ideal!

Liderança

A liderança é uma habilidade estudada há várias gerações pelos seres humanos. Afinal, grandes líderes são sinônimo de grandes transformações e impactos na sociedade.

Nessa perspectiva, existe um consenso, que está baseado na ideia de que todo líder rege o seu grupo pelo exemplo, além de considerar o “servir” como um dos valores mais importantes.

No entanto, é válido ressaltar que a liderança não é uma característica que se desenvolve da noite para o dia. Sendo assim, você se tornará um líder na medida em que tiver ações coerentes com as suas palavras, além de tomar iniciativa para executar tarefas desafiadoras e gerenciar pessoas.

Como exemplo, para desenvolver essa habilidade, que tal tomar frente de trabalhos em grupo na escola? Se dispor a participar de atividades que envolvam a oratória ou até mesmo representar a turma são atitudes diretamente relacionadas com a liderança.

Sendo assim, para ser um bom administrador, é imprescindível buscar ser um bom líder. Isso exige proatividade, coragem e dedicação. Se você apresenta essas últimas três características, está no caminho certo!

Visão estratégica

Muitos enxergam os que trabalham na área como profissionais completos, e isso não acontece em vão. O motivo está ligado ao fato de que o perfil do administrador envolve sua capacidade de “analisar de cima” a empresa em que trabalha, apresentando visão estratégica para antecipar falhas ou identificar oportunidades.

Por esse ponto de vista, trabalhar com a Administração está relacionado a solucionar desafios atuais, preparando e direcionando a empresa para um futuro planejado. Dessa forma, cria-se as condições necessárias para alavancar os resultados de uma organização.

Para desenvolver essa competência, é imprescindível estar conectado com profissionais da área, além de acompanhar notícias relacionadas à economia, mercado, política, tecnologia e inovação. Assim, você ampliará seus conhecimentos e terá repertório para agregar novas possibilidades ao seu serviço.

Comunicação eficiente

Estabelecer uma comunicação clara e persuasiva é uma característica crucial para o perfil do administrador. Seja ela por meios escritos, corporais ou verbais, a maneira como nos expressamos diz muito sobre a forma como pensamos, sentimos e enxergamos outras pessoas.

Sendo assim, é importante que um bom administrador consiga demonstrar seus valores, objetivos e metas por meio de uma comunicação eficiente. Isso é necessário porque o seu trabalho envolve, na maior parte dos casos, lidar com clientes, fechar negócios com fornecedores, convencer acionistas etc.

Uma vez que o gestor consegue se expressar de uma maneira clara, a organização alcança o alinhamento necessário para fazer acontecer. Nesse sentido, a delegação de tarefas será mais eficaz, bem como a elaboração ou modificação de projetos, além de um maior engajamento da equipe de trabalho nas ações realizadas pela empresa.

Para desenvolver essa habilidade tão importante, comece a prestar mais atenção no vocabulário que você utiliza, além do seu ritmo de fala e tom de voz. Outro ponto importante a se considerar é o modo como você se expressa em situações de discordância, já que isso é comum em qualquer ambiente de trabalho.

Atualização de conhecimentos

Por último, mas não menos relevante, está a importância de se investir constantemente na capacitação. No contexto de um mercado que sofre profundas mudanças de maneira cada vez mais veloz, ficar para trás não é uma opção. Sendo assim, é preciso estar por dentro de metodologias ativas e atuais.

Dessa maneira, para trabalhar no ramo da Administração, é essencial que você tenha disposição e humildade para aprender. Seguindo essa lógica, invista em palestras, feiras de profissões, treinamentos, workshops, leituras e networking relacionados à área.

Além disso, além da graduação em Administração, existem várias opções de pós-graduações, especializações e mestrados no ramo, o que valoriza o currículo de qualquer profissional e engrandece suas experiências interpessoais.

Por fim, fica claro que o profissional precisa desenvolver uma série de habilidades para alcançar o sucesso. Apesar disso, essas competências não são “dons” inacessíveis para algumas pessoas e podem ser adquiridas por qualquer um que esteja realmente disposto a exercitá-las.

Dessa forma, por meio de um perfil de liderança, estabelecimento de uma comunicação eficaz, visão estratégica e constante atualização de conhecimentos, você se tornará um grande expoente da Administração no Brasil.

E aí, este post sobre o perfil do administrador foi relevante para você? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira também o nosso post sobre as áreas de atuação da Administração!

Bitnami