fbpx
perfil de contador
Ciências Contábeis

Afinal, como saber se eu tenho o perfil de contador?

A insegurança no momento de escolher qual vai ser a sua profissão é muito comum, especialmente na hora de sair do Ensino Médio e precisar decidir em qual curso superior ingressar. Dentre as muitas opções, é preciso analisar aquela que você mais tem afinidade e, quem sabe, você não se encaixa no perfil de contador?

Esqueça aquela imagem de alguém sentado o dia inteiro em um escritório analisando números e outras informações. Hoje, o contador é um cargo cada vez mais requisitado no mercado de trabalho e a sua forma de atuação também se modificou. Portanto, para quem gosta de números, essa pode ser uma escolha certeira.

Em alta no mundo corporativo, pode ser uma opção de carreira para você levar em consideração no seu processo de escolha de qual faculdade ingressar. Que tal, então, conhecer mais sobre as competências fundamentais para o perfil de contador e qual a sua importância no mercado atualmente? Continue a leitura e confira!

Qual o papel do contador no mercado de trabalho atualmente?

A nossa sociedade vem se modificando bastante nos últimos anos, especialmente por conta da transformação digital. As mudanças, é claro, também chegaram ao mercado de trabalho e algumas funções acabaram ganhando mais espaço e importância dentro das organizações.

Com tamanha concorrência no mercado em busca da atenção — e dos recursos — dos consumidores, é muito importante investir em uma gestão mais estratégica e na organização interna da empresa. Não à toa, o conceito de Governança Corporativa ganhou bastante relevância nos últimos anos.

O maior beneficiado com essa mudança é, sem dúvidas, o profissional que trabalha como contador. Hoje, ele não resume o seu trabalho aos números e balanços de uma empresa ou pessoa física, e faz muito mais para que os seus clientes estejam sempre em dia e tomem as melhores decisões.

Atualmente, o contador passou a exercer um trabalho muito mais estratégico dentro das empresas. A partir da análise dos números e informações obtidos, o profissional que atua nessa área acaba se tornando uma espécie de consultor, focando em contribuir no processo de tomada de decisão do consumidor.

O trabalho manual e burocrático acaba sendo realizado por programas e softwares, deixando o contador responsável por tarefas com maior valor agregado. É o que mostra o estudo da ACCA (Associação Internacional de Contadores): 84% dos profissionais da área apostam na tecnologia para desempenhar um trabalho mais estratégico.

Portanto, qualquer empresa que busca se destacar no mercado precisa ter um contador em sua equipe. Afinal, é fundamental se organizar internamente e estar com suas obrigações em dia. Para isso, não existe profissional mais indicado do que um contador, que vai permitir maior estruturação das áreas financeiras, contábeis e fiscais.

Quais competências são fundamentais para o perfil de contador?

Para saber se você encaixa no perfil de contador exigido pelas empresas atualmente, preparamos uma lista com as principais características necessárias para ter sucesso profissional nessa área. Confira!

Foco no cliente

As decisões precisam ser tomadas cada vez mais baseadas em uma análise estratégica do que achismos. Com tanta concorrência, qualquer erro de planejamento pode prejudicar e muito um negócio. Sendo assim, é fundamental que o perfil de contador atual contemple uma relação próxima e de confiança com o cliente.

Assim, o profissional se torna mais importante no processo de decisão de empresas e outros clientes, servindo como um consultor. É preciso, portanto, conhecer a fundo quais são os objetivos, metas, desafios e problemas do seu cliente e, dessa forma, encontrar as melhores soluções para ele.

Organização

O contador hoje não precisa mais se organizar por conta de inúmeros papéis e contas, afinal, todas essas informações são digitais atualmente. Porém, a organização ainda é uma característica fundamental para que você tenha sucesso profissional ao escolher seguir essa carreira.

Você não vai cuidar de apenas uma conta ou cliente e, portanto, vai precisar lidar com inúmeras informações e valores. Portanto, sem organização, a tendência é que o seu desempenho não seja tão bom, principalmente quando consideramos que o cliente exige um trabalho cada vez mais personalizado.

Atualização constante

Em qualquer área é preciso buscar especializações — como uma pós-graduação — e cursos livres para se atualizar, mas para o contador isso é ainda mais importante. Estudar e analisar o cliente regularmente é o primeiro passo, mas também é fundamental ficar atento, por exemplo, aos novos regulamentos e leis do setor.

Além disso, é preciso saber utilizar os recursos e ferramentas tecnológicas disponíveis no setor. Afinal, você vai precisa lidar com softwares e programas para cuidar dos números e informações dos clientes, por exemplo. Ter familiaridade com esses recursos é fundamental.

Comunicação eficiente

O trabalho do contador nos dias de hoje está muito relacionado à ligação com o cliente e a constante troca de informações. Portanto, ter uma boa comunicação é um diferencial para se destacar em um mercado tão competitivo. Saber passar os dados necessários para que o cliente possa tomar a decisão adequada é um exemplo.

Como o contador é visto cada vez mais como um consultor, se expressar da maneira certa com o cliente é fundamental. Saber não impor as suas opiniões, mas também conseguir aconselhar o cliente de uma maneira efetiva, passando as suas impressões sobre determinada situação, por exemplo.

Qual a importância de conhecer mais sobre o curso de Ciências Contábeis?

Além de se encaixar no perfil de contador necessário para ter sucesso no mercado, é importante conhecer também o curso de Ciências Contábeis. Afinal, essa graduação vai ser o caminho para que você se torne um profissional qualificado. O primeiro passo é ter afinidade com números, afinal, eles vão fazer parte da sua rotina.

Ao ingressar nesse curso, você vai ter contato com todo o cenário econômico e financeiro, seja ele nacional ou internacional. Além disso, vai aprender sobre as normas internacionais de contabilidade, por exemplo. Matérias como Direito, Empreendedorismo, Economia e Matemática também fazem parte da grade curricular.

Agora que você já sabe qual é o perfil de contador que as empresas buscam no mercado e como essa profissão, que tal deixar a sua opinião aqui? Queremos saber se você ficou com alguma dúvida ou questionamento sobre a profissão, ou mesmo se tem alguma crítica ou sugestão. Estamos aguardando o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami