fbpx
Ciências Contábeis

Na dúvida entre cursar Economia ou Ciências Contábeis? Vamos conversar!

Você tem afinidade com números, planilhas, gosta da área de finanças e, por isso, fica na dúvida entre cursar Economia ou Ciências Contábeis? Apesar de muita gente considerar parecidas essas áreas, saiba que há muitas diferenças — principalmente em relação à atuação no mercado de trabalho.

Na hora de escolher uma graduação, é importante que você pesquise ao máximo sobre a carreira, a matriz curricular do curso e também quais são as perspectivas profissionais, afinal, trata-se do seu futuro.

Se você está nesse dilema entre fazer Ciências Contábeis ou Economia, vai gostar do post que preparamos para você! Vamos mostrar as principais diferenças entre esses cursos para que você consiga tomar a melhor decisão. Boa leitura!

Visão geral das carreiras

Economia ou Ciências Contábeis? Qual caminho seguir? Para você entender melhor as características de cada área é importante conhecer, primeiramente, a visão geral dessas carreiras:

Economia

Quem atua nessa carreira tem uma visão ampla do mercado e de toda a economia (macroeconomia), estudando, assim, a distribuição de bens e serviços na sociedade. Analisa as interações de fatores econômicos com questões políticas, sociais e até aspectos históricos.

Tem um olhar voltado, portanto, para o sistema em âmbito nacional e internacional, e não para uma empresa ou instituição específica. O economista acompanha e faz projeções a respeito de fatores externos — como taxas de juros, mudanças cambiais, grandes crises mundiais e outros fenômenos da economia.

Mas quem cursou Economia também pode trabalhar em organizações, sendo bastante requisitado principalmente em períodos de recessão. O economista pode enxergar a possibilidade de valorização patrimonial em uma empresa, buscar meios de garantir sua sustentabilidade financeira, bem como estudar sua capacidade de expansão ou oportunidades de fusão.

Ciências Contábeis

Já a carreira de Ciências Contábeis se volta para empresas e instituições, realizando o registro, organização, análise e auditoria de operações e dados relativos às finanças e patrimônio — adequando tudo à legislação e normas vigentes.

O contador analisa o desempenho financeiro de uma organização, identifica os pontos falhos e subsidia os gestores na tomada de decisões e planejamento estratégico do negócio.

O fato é que toda empresa, de qualquer porte ou segmento, precisa do trabalho de um contador para funcionar adequadamente.

Matriz curricular dos cursos

As duas graduações são do tipo bacharelado — oferecidas nas modalidades presencial e também na educação a distância (EAD) — e têm duração de 4 anos. No entanto, não há motivo para confusão entre cursar Ciências Contábeis ou Economia, pois as semelhanças entre as formações param por aí.

Para você entender melhor do que estamos falando, veja a seguir a matriz curricular de cada curso:

Economia

É uma faculdade que vai preparar o aluno para estudar e analisar o funcionamento da economia e suas relações com a sociedade. É uma formação que desenvolve, portanto, um olhar crítico e global do profissional frente às questões dessa área.

Assim, é uma graduação bastante teórica, e o aluno deve dedicar tempo para leitura de textos e aproveitar discussões com professores e colegas.

No curso são abordadas disciplinas como:

  • História do Pensamento Econômico;
  • História Econômica Geral;
  • Sociologia;
  • Antropologia;
  • Matemática;
  • Estatística;
  • Econometria;
  • Economia Financeira e Monetária;
  • Economia do Brasil Contemporâneo;
  • Economia Política;
  • Economia Industrial;
  • Formação Econômica no Brasil;
  • Economia Internacional;
  • Introdução à Ciência Política.

A ideia é que o aluno adquira um conhecimento geral sobre o contexto econômico, tornando-se, assim, apto a compreender as situações e transformações relacionadas a esses temas.

O curso tem como objetivo preparar o profissional para:

  • compreender e analisar textos econômicos;
  • elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica.
  • analisar situações históricas, planos e políticas econômicas;
  • utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos dessa área.

Ciências Contábeis

A grade curricular da faculdade de Ciências Contábeis também tem uma parte do conteúdo voltada para a teoria, porém a maioria das disciplinas tem uma abordagem mais prática, direcionada para o dia a dia de trabalho.

Dessa maneira, além de disciplinas mais gerais, como Administração, Estatística, Filosofia, Matemática Financeira, Economia, Direito e Estatística, o aluno acompanha temas mais específicos, como:

  • Técnicas de Negociação;
  • Empreendedorismo;
  • Legislação Trabalhista e Social;
  • Contabilidade de Custos;
  • Gestão Financeira e Orçamentária;
  • Planejamento Estratégico;
  • Análise das Demonstrações Contábeis;
  • Auditoria;
  • Contabilidade Pública;
  • Contabilidade Tributária;
  • Perícia Contábil;
  • Controladoria;
  • Legislação Tributária;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Contabilidade Internacional.

O objetivo do curso é, portanto, formar profissionais com domínio em contabilidade tributária, conhecimento das normas e legislação nacionais e internacionais da área e visão geral dos processos gerenciais de uma organização.

A ideia é que os alunos saiam preparados não só para executar o processamento das informações nas empresas, mas também para fazer a gestão desses dados e subsidiar a tomada de decisões estratégicas.

Mercado de trabalho

Para que você consiga decidir entre Ciências Contábeis ou Economia, além de conhecer um pouco da carreira e da estrutura dos cursos dessas duas áreas, é importante também ficar por dentro das perspectivas profissionais. Afinal, você quer escolher uma faculdade que garanta boa empregabilidade.

Acompanhe abaixo quais são as oportunidades de cada profissão para que consiga escolher seu curso superior:

Economia

Quem resolve cursar Economia encontra um mercado de trabalho mais fechado, pois sua atuação é direcionada para análises do cenário econômico e não para a organização em si. Veja alguns campos de atuação:

Mercado financeiro

O economista encontra espaço em instituições do mercado financeiro, como bancos (públicos, privados, de investimentos), bolsas de valores, além de órgãos estaduais e federais — que oferecem altos salários, mas um reduzido número de vagas.

Consultoria

Pode ainda trabalhar de forma autônoma, prestando consultoria para grandes empresas, com estudos e projeções do mercado nacional e internacional. Dessa maneira, é o profissional-chave para subsidiar os gestores quanto à situação da organização e possibilidade de crescimento.

Docência e pesquisa

Uma área muito promissora para quem escolhe cursar Economia é justamente a área de docência. Dessa maneira, muitos economistas dedicam-se à carreira acadêmica, ministrando aulas e fazendo pesquisas em universidades. Para isso, é obrigatório continuar os estudos na pós-graduação com o mestrado e doutorado.

Ciências Contábeis

Quando você pensa no contador logo lembra do profissional que faz a declaração de Imposto de Renda, não é mesmo? Bom, essa é apenas uma das suas atribuições, já que essa carreira oferece diversas oportunidades em âmbito público, privado e terceiro setor. Confira algumas delas:

Empresas

É possível atuar como funcionário de empresa, trabalhando na gestão financeira e patrimonial: muitos começam como auxiliar de contabilidade, passam a supervisor, gerente contábil, chegando até a função chamada de controller — área que cuida da controladoria do negócio, realizando previsões e planejamento estratégico.

O contador pode ser funcionário também de um escritório de contabilidade ou ser dono do próprio negócio, empreendendo na área; ou ainda trabalhar como autônomo, prestando consultoria para empresas.

Setor público

Quem busca a estabilidade e salários mais atrativos pode seguir a carreira pública para atuar em órgãos municipais, estaduais e federais. Para o ingresso nesses cargos, é obrigatória a aprovação em concurso.

Auditoria

Há oportunidade também no segmento de auditoria, um controle externo das empresas que monitora e fiscaliza todos os processos de um negócio — averiguando se estão dentro das normas, padrões da organização e legislação.

Perícia

Muitas pessoas não imaginam, mas o contador tem espaço também na área de perícia, com a realização de pareceres para o sistema judiciário a respeito de aspectos contábeis.

Docência e pesquisa

Muitos profissionais de Ciências Contábeis também podem se dedicar à carreira acadêmica, tornando-se professor e pesquisador universitário após obtenção do título de mestre e doutor.

Como escolher a carreira mais indicada para o seu perfil?

Se você ainda não consegue escolher entre Ciências Contábeis ou Economia, confira algumas dicas para refletir melhor e, assim, tomar a decisão mais acertada para o seu futuro:

  • visualize o que você busca no mercado de trabalho;
  • pense no seu perfil, suas potencialidades e dificuldades e veja qual curso se encaixa melhor com o seu jeito de ser e qual deixaria você mais realizado profissionalmente;
  • mentalize seus planos para o futuro e pesquise se a graduação escolhida atende suas expectativas.

Se possível, converse com alunos de cada curso e também com profissionais já formados para que você obtenha um panorama completo das profissões.

Como escolher a melhor instituição de ensino?

Independentemente da área escolhida, é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade. Como fazer isso? Com muita pesquisa.

Em primeiro lugar, informe-se se o curso é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Depois, pesquise sobre a infraestrutura oferecida (salas de aula, bibliotecas, laboratórios), os detalhes da grade curricular, a existência de programas de extensão, financiamentos e também o currículo dos professores.

Gostou das informações que trouxemos a respeito dessas carreiras? Ficou mais fácil decidir entre cursar Economia ou Ciências Contábeis? O importante é conhecer seu perfil e ter claro que, apesar de lidarem com números, são profissões com áreas de atuação e perspectivas profissionais bem distintas.

Além da dúvida entre Ciências Contábeis ou Economia, duas outras áreas que deixam os estudantes confusos é Engenharia de Produção e Administração. Se você quer conhecer mais a fundo esses cursos, veja a diferença entre essas carreiras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami