Unigran Capital

6 benefícios dos cursos livres para a sua formação!

O que fazer para manter os conhecimentos atualizados e ter um currículo desejado pelo mercado de trabalho? Essa é uma dúvida recorrente de boa parte dos profissionais — e optar pela realização de cursos livres é uma das alternativas para respondê-la!

Tais cursos são úteis tanto para aprender novas habilidades, quanto para aprofundar os conhecimentos em alguma área. Eles têm curta duração, preço acessível, flexibilidade e possibilitam a economia de tempo. Dessa forma, são relevantes para as pessoas que procuram qualificação em períodos curtos, com conteúdos específicos e sem a necessidade de um diploma do ensino superior.

Agora que você já sabe o que são cursos livres, continue a leitura para conhecer quais são os 6 principais benefícios para a sua formação ao optar por eles!

1. Custo-benefício

Normalmente, os cursos livres são consideravelmente mais baratos do que os presenciais. Em primeiro lugar, por não necessitarem de uma certificação do Ministério da Educação (MEC). Em segundo, por terem curta duração e, na maior parte das vezes, serem realizados em meios digitais.

Em contrapartida, isso não quer dizer que os cursos sejam de baixa qualidade ou não tenham reconhecimento. Pelo contrário: diversas instituições de ensino renomadas investem na oferta desse tipo de curso para atender justamente aos anseios dos que precisam de qualificação.

Essas especializações oferecem os mais diversos tipos de conhecimento — como línguas estrangeiras, instruções de pesca, web design e produção de conteúdo para web. Nos dias atuais, muitos profissionais têm procurado essas alternativas em busca de uma diferenciação no mercado de trabalho e uma atuação mais relevante em suas áreas.

Dessa forma, ao decidir investir em um ou mais desses cursos, você terá a oportunidade de ampliar significativamente o seu leque de atuação profissional, além de incrementar o seu currículo para conquistar mais ofertas de trabalho. Com isso, seu plano de carreira será mais bem estruturado e se desenvolverá de maneira mais rápida.

2. Interatividade

Tanto em cursos presenciais quanto à distância, a interatividade das modalidades livres é uma grande vantagem, já que as turmas costumam ser reduzidas — o que permite uma maior aproximação do(a) educador(a) com os alunos.

Mais especificamente, em plataformas digitais, por exemplo, existem canais diretos de comunicação com os professores que possibilitam esclarecimentos de dúvidas e interação com os outros colegas.

Isso significa que, nos cursos livres, a interatividade é uma aliada no processo de aprendizagem. Com ela, você conseguirá traçar novas conexões e terá acesso a discussões mais amplas, que contribuirão para o seu crescimento pessoal e profissional.

3. Conforto

Já pensou na possibilidade de estudar de casa, usando suas roupas mais confortáveis e até mesmo um par de chinelos? Isso está ao alcance de quem faz um curso livre por meios online. Esse conforto, sem dúvidas, é um grande parceiro para um melhor rendimento dos estudos e, consequentemente, dos resultados.

Entretanto, você precisa tomar cuidado para não transformar essa facilidade em um obstáculo. É preciso levar isso em consideração porque a comodidade pode gerar desatenção, seja por meio de distrações com familiares, seja pelo uso excessivo de redes sociais, por exemplo.

Sendo assim, se você está considerando a possibilidade de obter um certificado em um curso livre, o conforto será benéfico para a sua aprendizagem. No entanto, não se esqueça de utilizar essa característica como uma vantagem, e não como um desafio.

4. Autonomia e facilidade

Esse é o ponto mais relevante para as pessoas que têm um dia a dia atribulado. Uma vez que os cursos online entregam autonomia para os alunos, fica mais fácil para concluí-los por meio de uma otimização dos estudos que atenda a uma lógica coerente com a sua própria rotina.

Nesse contexto, a maior parte das instituições permite que você defina o seu próprio horário, escolhendo o número de aulas que quer assistir por dia. Essa característica é ainda mais eficiente em cursos online, já que ampliam a praticidade na elaboração de uma grade curricular.

Por isso, se você deseja adquirir mais conhecimento com autonomia e facilidade, investir nos cursos livres é uma excelente opção. Com eles, você trabalhará em prol da sua qualificação, sem abrir mão da sua rotina.

5. Qualidade de ensino

A qualidade do ensino ofertado é uma característica marcante de vários cursos livres. Nesse cenário, já existem no mercado diversas instituições e empresas renomadas e reconhecidas por entregarem bons resultados. Tais companhias apresentam profissionais gabaritados de diferentes regiões do país, garantindo a entrega de conteúdos de primeira linha.

Ainda assim, é importante ressaltar a democratização do aprendizado de qualidade por essas iniciativas. Nesse ponto de vista, percebemos que os melhores profissionais de todo o território nacional estão a poucos cliques de distância, com preços bem mais acessíveis à população em geral.

Essa excelente característica contribui para o crescimento dos alunos que, em menos tempo, são capazes de desenvolver suas habilidades, em busca de se tornarem melhores profissionais. Para tanto, há possibilidades até mesmo para explorar o perfil empreendedor do estudante.

6. Melhoria do currículo

Os cursos de curta duração, apesar de não terem o mesmo reconhecimento de pós-graduações, mestrados e doutorados, já são bastante reconhecidos e aceitos por grandes empresas do mercado. Por isso, eles são escolhidos por diversos profissionais, desde os que iniciam uma carreira até os que procuram especializações.

Nessa perspectiva, os cursos livres colaboram para a valorização do currículo, o que acarreta o aumento de oportunidades profissionais e, consequentemente, melhora as chances de conquistar um trabalho com boas remunerações.

Por fim, é válido lembrar a relevância de fazer uma escolha acertada. Nesse sentido, é essencial que você, antes de tudo, defina claramente a área em que precisa se especializar. A partir daí, com o grande volume de cursos livres disponíveis na rede, você terá a oportunidade de aprender os assuntos mais variados, desde culinária até habilidades de oratória e persuasão.

Em seguida, é indispensável escolher uma boa instituição de ensino. Nesse momento, recomendamos que você busque por avaliações de alunos que já fizeram determinados cursos, além das tradicionais indicações feitas por pessoas de sucesso profissional.

Gostou de conhecer os benefícios dos cursos livres para a sua formação profissional? Então, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter e ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre carreira em primeira mão!

 

Bitnami