fbpx
PET-SAÚDE
Notícias

Unigran Capital tem projeto sobre cobertura vacinal aprovado em programa do Governo Federal

Única instituição particular selecionada com projeto solo do MS

Entre as grandes faculdades e universidades do país, o Centro Universitário Unigran Capital foi selecionado e aprovado para a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-SAÚDE) do Governo Federal, com o projeto: Gestão e Assistência: Contribuições da Unigran Capital para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

O projeto da Unigran Capital competiu com outras universidades, em sua maioria federais e PUCs, e em Mato Grosso do Sul foi a única instituição particular selecionada com projeto solo. Ao todo foram disponibilizadas 44 bolsas que contemplam acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.

 

A acolhida dos acadêmicos bolsistas e voluntários denominados “Petianos” aconteceu no auditório da Unigran Capital com representantes da SESAU (Secretaria de Saúde de Campo Grande) para apresentar o projeto, os tutores e preceptores aos acadêmicos. Antes da atuação todos passarão por um treinamento com minicursos do projeto. A coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Karina Alvarenga, comemora a aprovação do projeto pela evidência não apenas da Unigran Capital mas também de cada acadêmico. 

 

“O programa PET – Saúde é um importante dispositivo que fortalece o conhecimento e reflete nas ações dos futuros profissionais. Participar dessa integração ensino-serviço-comunidade contribui para a formação sólida dos nossos acadêmicos direcionada ao fortalecimento da Vigilância  na Saúde, além  de oportunizar pontos em alguns concursos, residência e mestrado. Egressos que já participaram em edições anteriores, hoje estão em excelentes colocações no mercado.” enfatiza a coordenadora.

 

Dentro do projeto desenvolvido, os bolsistas realizarão estratégias que visam cooperar com o alcance da cobertura vacinal, realizar ações de educação permanente em saúde com os profissionais da rede, sobre temas da vigilância epidemiológica e todo um envolvimento dos acadêmicos e docentes para contribuir com a produção científica sobre o tema.

 

Além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas às Unidades de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e unidades de média e alta complexidade no município de Campo Grande – MS, uma oportunidade de promover integração entre instituição de ensino, serviços de saúde, profissionais e comunidades,

 

Todos os bolsistas passaram por um processo seletivo de análise pelo histórico acadêmico e o Currículo Lattes de acordo com os critérios do Edital PET-Saúde Gestão e Assistência. Previsto no edital do PET-Saúde o projeto além dos bolsistas, também foi aberto para atuação de acadêmicos voluntários.

 

Em sua décima edição, o PET-Saúde tem como tema “Gestão e Assistência”. O objetivo é aprimorar a integração entre ensino – serviço – comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami