fbpx
Encceja
Huby Cursos

10 dicas para se dar bem no ENCCEJA

Seja qual for sua idade, estudar pode se tornar um grande desafio, ainda mais quando se tem na mente uma prova tão importante como o ENCCEJA.

Mas, é importante saber que você pode melhorar o seu desempenho com uma rotina de estudos consciente e com organização – tanto do tempo quanto do material.

Afinal, estudar é mais uma das atividades em que focar na eficiência é mais benéfico do que na quantidade. Neste artigo mostraremos dicas infalíveis para te ajudar a se organizar e obter ótimos resultados no ENCCEJA através dos estudos.

Primeiro, o que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para garantir dos certificados do Ensino Fundamental e Médio.

Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o Certificado Escolar.

Quem pode participar do Encceja?

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o Ensino Médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem provas estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Portanto, se concluir o Ensino Médio com o ENCCEJA é o seu objetivo, se liga nas dicas abaixo:

1. Fuja da curva do esquecimento

É importante saber que existe um fenômeno psicológico chamado “Curva do Esquecimento”. Ele aponta porque rever o conteúdo estudado em até 24 horas depois de aprender algo novo funciona.

Ao fazer isso, você tem até 80% de chances de reter o que aprendeu pela primeira vez. Depois de uma semana, a capacidade de retenção chega a 100% com apenas 5 minutos de revisão.

Então, se puder, alguns dias antes do ENCCEJA, revise os conteúdos que estudou. Assim, você irá aumentar bastante o seu desempenho.

2. Estude com material impresso em vez de contar apenas com as telas

Embora você precise dos meios eletrônicos para estudar, e tenha usado muito durante a pandemia, os materiais impressos podem ser vantajosos, sabia?

Isso porque eles colaboram com a compreensão do conteúdo, já que é possível aprender mais rápido do que estudando por meio da tela do computador.

Portanto, anote, rabisque, desenhe tudo que você considerar importante durante os estudos. Ao escrever o seu cérebro registra ainda mais o que aprendeu.

3. Aposte na aprendizagem contextual para o ENCCEJA

A “aprendizagem contextual” é o nome dado ao processo pelo qual o aluno cria um método próprio de aprender.

Em vez de tentar memorizar a matéria, tente associar as ideias, relacionando as informações de um jeito que faça sentido para cada um.

4. Crie conexões entre as disciplinas do ENCCEJA e a sua vida

Seguindo a mesma lógica, você pode estabelecer conexões entre os temas estudados com a suas próprias experiências.

Por exemplo, você pode usar os processos da Química com o que acontece na cozinha. Processos da culinária são bem capazes de ensinar química de forma simples!

Nela encontramos reagentes, como o fermento e o vinagre, que são super úteis e estão disponíveis para nossas experimentações.

Dessa forma, é mais fácil compreender conceitos abstratos, porque você busca referências reais para entender como funcionam na prática.

5. Revise os temas mais importantes antes de dormir

Pode parecer estranho, mas sabia que rever o que você estudou antes de dormir ajuda o cérebro a gravar as informações?

Isso ocorre porque é durante o sono que o processo de memorização fica mais intenso. Portanto, vale a pena dar uma lida no conteúdo antes de dormir.

Mas, fique esperto: na noite anterior a prova do ENCCEJA, descanse e deixe a mente livre! O nervosismo e a ansiedade para fazer a prova podem prejudicar seu desempenho.

6. Varie o local de estudo de vez em quando

Se possível, tente mudar de cenário para não estudar no mesmo local todos os dias. Afinal, essa troca favorece a concentração e a retenção das informações.

Às vezes, apenas escolher um cômodo diferente da casa pode ser uma boa alternativa.

7. Faça pausas intercaladas durante os períodos de estudo

Passar horas e horas estudando sem parar não é a melhor estratégia. Por mais que você queira se dedicar ao máximo, isso não é nada produtivo.

Acima de tudo, você deve fazer algumas pausas para você não sobrecarregar o seu cérebro. Aproveite os intervalos para esticar o corpo, comer alguma coisa e relaxar.

8. Tente ficar longe da internet para se concentrar melhor

A gente sabe que hoje os estudantes dependem dela para estudar. Mas, enquanto você revisa as matérias e faz exercícios, tente deixar a vida digital e as mídias sociais de lado.

Ao ficar perto do celular, por exemplo, são grandes as chances de você perder a concentração com as notificações chegando a toda hora.

9. Tenha cuidado com o que comer antes da prova

Comer pratos gordurosos, frituras e comidas pesadas pode atrapalhar seu ritmo de estudo. Isso se dá, pois, a digestão demora mais, causando desconforto abdominal e sonolência.

Portanto, dê preferência aos alimentos mais leves e que ofereçam energia suficiente. E, claro, não esqueça de se manter hidratado.

Essa dica serve para os momentos de estudo e principalmente para o momento da prova do ENCCEJA.

10. Conte com os melhores métodos para facilitar a sua rotina

Por fim, fique sabendo que existem técnicas que podem ajudar você a otimizar o tempo e memorizar o que aprendeu. Conheça algumas delas:

  • Resumo das matérias: Principalmente se você tem pouco tempo para estudar, os resumos são ótimos. Escreva o que aprendeu com as suas palavras, pois isso ajuda você a absorver o conteúdo e ainda facilita suas futuras revisões.
  • Mapas mentais: O mapa mental nada mais é do que caminhos que você mesmo constrói a partir de uma ideia central. Com isso, é possível relacionar os conteúdos estudados em torno do assunto principal, agilizando a compreensão.
  • Técnica Pomodoro: A técnica Pomodoro tem o objetivo de aumentar a produtividade por meio de ciclos de tempo em que você se dedica exclusivamente a uma única tarefa. Ou seja, deixa todo o resto de lado para não perder a concentração. Cada ciclo tem 25 minutos e deve ser intercalado por pausas curtas, de até 5 minutos, para descansar a mente. Após 4 ciclos, você pode fazer uma pausa mais longa.

E então, tirou suas dúvidas de como se dar bem nos estudos?

Apesar de difícil, otimizar a rotina de estudo não é algo impossível. Coloque as dicas em prática e conte com o apoio dos métodos que a gente apresentou para você.

Agora que você sabe como estudar melhor, tem tudo o que precisa para arrasar nas provas e trabalhos.

Conhece alguém que precisa terminar o Ensino Médio? Indique a Huby!

Aqui na Huby Educacional você conta com uma plataforma digital que te ajuda a estudar online somente a disciplina que faltou! Isso mesmo!

Faltou Matemática? Faz na Huby! Faltou Geografia e Filosofia? Faz na Huby!

Aqui você escolhe como estudar e conclui apenas o que precisar! E tudo isso em até 3 meses e sem precisar sair de casa.

Além disso, você tem professores capacitados e dispostos a tirar suas dúvidas por meio de chats, plataforma para aprender jogando e um certificado válido em todo Brasil! Sempre com valor acessível e pagamento facilitado!

Ficou com alguma dúvida sobre a Huby? Clique aqui e fale agora mesmo com a nossa equipe!

Leia também no blog: Tudo sobre EJA online: Confira possibilidades e vantagens

Huby Educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami