fbpx
arquitetos famosos
Arquitetura e Urbanismo

Quer fazer Arquitetura? Veja 6 arquitetos famosos para se inspirar

O ramo da Arquitetura tem alguns representantes muito ilustres. Você já deve ter ouvido falar em Oscar Niemeyer e até em outros arquitetos famosos, mas será que sabe qual é a contribuição desses profissionais para a sociedade?

Arquitetura é a união da arte com o conhecimento técnico necessário para projetar e construir edificações dos mais variados tipos. Assim, são os arquitetos que pensam em como os espaços podem ser mais bem aproveitados, de forma que sejam confortáveis, funcionais e esteticamente belos.

Você se interessa por essa profissão? Então, continue acompanhando este artigo e confira as informações que trouxemos sobre o curso e a carreira em Arquitetura, além de uma lista com 6 arquitetos famosos para você se inspirar!

Saiba como é a área da Arquitetura

Para se tornar um arquiteto, é necessário fazer a graduação em Arquitetura e Urbanismo, que leva esse nome por abordar tanto a organização dos espaços internos quanto dos externos e urbanos. Durante o curso, um bacharelado com duração de 5 anos, são estudados conteúdos como História da Arquitetura, Conforto Ambiental, Infraestrutura Urbana e Paisagismo, entre outros.

A seguir, veja algumas disciplinas dessa graduação:

  • Desenho Técnico e Arquitetônico;
  • Desenho e Programação Visual;
  • Instalações Hidrossanitárias, de Incêndio e Equipamentos;
  • Maquetes;
  • Planejamento e Desenho Urbano;
  • Projeto de Arquitetura e Ergonomia;
  • Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo;
  • Tecnologia da Arquitetura e Construção.

Para concluir a formação, o estudante deve desenvolver um trabalho de conclusão de curso (TCC) e passar pelo estágio supervisionado, que funciona como uma introdução ao mercado de trabalho. Um mercado que, a propósito, é bastante amplo.

Alguns dos principais campos de atuação para o arquiteto urbanista são o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e paisagísticos, o planejamento urbano e o acompanhamento de obras. No entanto, esse profissional também pode trabalhar com restauração de prédios históricos, desenho de móveis e projetos de decoração e iluminação, entre outras possibilidades.

Nesse sentido, o arquiteto encontra oportunidades no setor público e no privado, em locais como construtoras e escritórios de Engenharia e Arquitetura. Muitos profissionais também preferem empreender, abrindo o próprio escritório e prestando seus serviços de forma autônoma.

Conheça 6 arquitetos famosos e inspire-se

Depois de saber como funciona o curso de Arquitetura e a atuação do profissional no mercado de trabalho, chegou a hora de você conhecer alguns arquitetos renomados para se inspirar e seguir carreira nessa área. Confira!

1. Oscar Niemeyer

Graças às suas mais de 600 obras espalhadas pelo mundo, o brasileiro Oscar Niemeyer certamente aparece em qualquer lista de arquitetos famosos. Natural do Rio de Janeiro, Niemeyer se formou pela Escola Nacional de Belas Artes do mesmo estado, em meados da década de 1930, e se tornou um dos maiores representantes da Arquitetura Moderna.

Uma característica marcante dos seus trabalhos é a presença de muitas curvas e vãos livres nos projetos, além do uso de materiais como o concreto e o vidro. A seguir, destacamos algumas das suas principais obras:

  • Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Praça dos Três Poderes, em Brasília;
  • Sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos;
  • Edifício Copan, em São Paulo;
  • Memorial da América Latina, em São Paulo;
  • Passarela Professor Darcy Ribeiro, mais conhecida como Passarela do Samba ou Sambódromo, no Rio de Janeiro;
  • Museu de Arte Contemporânea, em Niterói.

2. Le Corbusier

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, que adotou o pseudônimo Le Corbusier, foi um arquiteto suíço com quem Niemeyer trabalhou no começo da carreira. Seu interesse inicial era a pintura e a escultura, mas decidiu estudar Arquitetura depois de ser aconselhado por um de seus professores.

Na década de 1920, Le Corbusier propôs o que se consolidou como os 5 pontos da Arquitetura Moderna — fachada livre, janelas em fita, pilotis, terraço jardim e planta livre —, influenciando outros profissionais ao redor do mundo. Suas obras podem ser encontradas em diversos países, sendo que várias já foram consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Conheça algumas delas:

  • Museu Nacional de Arte Ocidental, no Japão;
  • Convento de La Tourette, na França;
  • Secretariado de Chandigarh, na Índia.

3. Antoni Gaudí

Arquiteto catalão, Antoni Gaudí inovou a estética modernista espanhola por meio das formas, cores e texturas ousadas que figuram em seus trabalhos. Formado pela Universidade de Barcelona, Gaudí colaborou com grandes arquitetos da sua época, como Josep Fontseré e Francesc de Paula Villar.

Entre as suas principais obras localizadas em Barcelona, constam:

  • Templo Expiatório da Sagrada Família;
  • Parque Güell;
  • Casa Milà, mais conhecida como La Pedrera.

4. Lina Bo Bardi

Natural da Itália, Lina Bo Bardi foi a responsável por grandes obras arquitetônicas no Brasil. Formada pela Universidade de Roma, ela é mais uma representante da Arquitetura Moderna e tinha grande interesse na mistura entre o tradicional e o popular.

Uma das suas obras mais famosas é a sua própria residência, a chamada Casa de Vidro, localizada no Morumbi, em São Paulo, onde a arquiteta viveu por muitos anos. Outros exemplos de grandes trabalhos de Lina Bo Bardi são:

  • Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), em São Paulo;
  • Sesc Pompéia, em São Paulo;
  • Solar do Unhão, na Bahia.

5. Zaha Hadid

Zaha Hadid nasceu no Iraque e foi a primeira pessoa de origem árabe a receber o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura. Hadid se formou na Inglaterra, onde se naturalizou britânica e iniciou a carreira que a tornou uma profissional renomada a ponto de receber a alcunha de “rainha das curvas”.

Tendo como grande inspiração o encontro entre a natureza e a cidade, Zaha Hadid é a responsável por obras como as que seguem:

  • Centro Aquático de Londres, na Inglaterra;
  • Guangzhou Opera House, na China;
  • Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, nos Estados Unidos.

6. Kazuyo Sejima

Também vencedora do Pritzker, Kazuyo Sejima é uma arquiteta japonesa que se formou pela Universidade de Mulheres do Japão e ganhou destaque ao ser nomeada Jovem Arquiteta do Ano, em 1992, pelo Instituto de Arquitetos do Japão. Entre as características da sua obra está a simplicidade, valorizando a transparência e os espaços contínuos.

A seguir, listamos algumas das suas principais obras:

  • Centro de Aprendizagem Rolex, na Suíça;
  • Louvre de Lens, na França;
  • Novo Museu de Arte Contemporânea, nos Estados Unidos.

Como foi possível perceber com esses 6 incríveis arquitetos famosos, uma boa formação é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Por isso, escolha uma instituição de ensino capaz de lhe oferecer o suporte necessário durante o curso e se dedique bastante para, um dia, aparecer em uma lista como essa, ao lado de outros grandes profissionais.

Gostou de conhecer esses arquitetos famosos? Siga as nossas páginas no FacebookTwitter e LinkedIn e confira os nossos próximos artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami