fbpx
Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura ou Design de Interiores: qual é a melhor opção?

Para quem está de fora, as profissões de arquiteto e designer de interiores parecem muito similares. Essa semelhança pode causar certa confusão, especialmente durante o processo de escolha do curso superior. Por isso, é fundamental conhecer melhor cada área para decidir qual delas mais combina com o seu perfil: Arquitetura ou Design de Interiores.

O fato é que, apesar de serem parecidas, existem várias diferenças entre essas profissões. Um fato interessante é que as duas profissões se complementam no mercado de trabalho. Para começar, o curso de Arquitetura e Urbanismo é uma graduação tradicional, enquanto o curso de Design de Interiores é uma graduação tecnológica.

A fim de ajudá-lo a decidir qual dessas carreiras é a melhor para você, este artigo vai mostrar o que distingue uma da outra, além de mais informações importantes sobre as duas áreas. Continue lendo e confira!

Quais são as principais diferenças entre Arquitetura e Design de Interiores?

Para nunca mais confundir Arquitetura e Design de Interiores, conheça as diferenças que mais merecem destaque entre as duas áreas.

Foco do curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo é voltado para a elaboração de projetos de edificações, levando em conta sua estética e funcionalidade, e de projetos de espaços urbanos, com o objetivo de facilitar a vida em sociedade. A Arquitetura envolve conhecimentos de cálculos, materiais de construção, planejamento urbano e paisagismo, entre outros.

Enquanto isso, o curso de Design de Interiores se ocupa do planejamento dos espaços internos dessas edificações. É uma área voltada para a estética, conforto e funcionalidade dos espaços de interiores, a decoração entra como a finalização de um projeto, o designer de interiores considera aspectos como materiais de acabamento, cores e suas influencias, mobiliário, iluminação, conforto e acessibilidade.

Duração do curso

Como dissemos, o curso de Arquitetura e Urbanismo é uma graduação ofertada na modalidade de bacharelado, com duração de 5 anos. Por sua vez, o curso de Tecnologia em Design de Interiores tem duração de apenas 2 anos. Para quem tem interesse em obter um diploma de nível superior de forma mais rápida, esse é um diferencial a ser considerado.

Grade curricular do curso

Por serem áreas afins, os dois cursos têm alguns conteúdos em comum — alguns deles são Conforto Ambiental, Desenho Técnico, Ergonomia e Paisagismo. No entanto, como é possível notar pelo foco e pela duração do curso, a graduação em Arquitetura e Urbanismo é muito mais abrangente em questões projetuais arquitetônicas do que o curso tecnológico em Design de Interiores que abrange mais na área de projetos interiores.

Voltado para a área de interiores, em Design de Interiores são estudadas disciplinas como:

  • História da Arte e do Design;
  • Teoria e Prática da Cor;
  • Programação Visual e de Superfícies;
  • Desenho e outros Meios de Expressão;
  • Desenho Técnico;
  • Representação Gráfica 2D e 3D;
  • Técnicas e Materiais de Construção e Acabamento;
  • Ergonomia e Acessibilidade;
  • Luminotécnica e Instalações;
  • Projeto de Mobiliário e Produto;
  • Projeto de Interiores (Residencial, Comercial e Efêmeros e Cenográficos).

Já no curso de Arquitetura e Urbanismo, a grade curricular inclui disciplinas como as que seguem:

  • Desenho Técnico e Arquitetônico;
  • História da Arquitetura;
  • Projeto de Arquitetura e Ergonomia;
  • Cidade, Economia e Meio Ambiente;
  • Maquetes;
  • Tecnologia da Arquitetura e Construção;
  • Topografia;
  • Instalações Hidrossanitárias, de Incêndio e Equipamentos;
  • Introdução às Fundações;
  • Instalações Elétricas, Telefônicas e Lógicas;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Sistemas Estruturais;
  • Especificação, Custos e Industrialização.

Atividades na vida profissional

Quem se forma em Arquitetura e Urbanismo pode atuar em diversas vertentes, inclusive na Arquitetura de Interiores. As outras atividades que o profissional pode realizar são a elaboração de projetos arquitetônicos de imóveis de qualquer porte, residenciais ou comerciais, projetos de reforma de edificações, projetos de urbanização e paisagismo, supervisão de obras.

Os designers de interiores, por sua vez, podem criar móveis personalizados para cada ambiente, projetar a iluminação, projetar espaços internos de qualquer tipo de edificação, projetos paisagísticos, ergonômicos e com acessibilidade, selecionar a mobília, materiais e revestimentos, padronagens e cores, tecidos e outros itens de decoração, entre outras atribuições que visam sempre o conforto a estética e funcionalidade dos espaços, de acordo com as preferências de cada cliente, além de fornecer consultoria.

Responsabilidade legal

Ao se formar, o arquiteto deve se registrar no CAU — Conselho de Arquitetura e Urbanismo —, ou corre o risco de exercer a profissão ilegalmente. O profissional também precisa assinar seus projetos e emitir a  RRT – REGISTRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA—, um documento com todos os dados da obra e do projeto.

É importante perceber que o arquiteto pode responder civil e criminalmente por qualquer irregularidade relacionada à obra ou qualquer consequência de possíveis erros contidos no projeto. Por isso, suas atividades devem ser exercidas com cuidado e responsabilidade.

Vale ressaltar, ainda, que o designer de interiores não tem necessidade de emitir uma RRT já que ainda não possui conselho, porém a partir da assinatura de um contrato o designer de interiores passa a responder civil e criminalmente por ter uma Lei 13.369 que dispões e regulamenta a profissão. Ele pode propor alterações do ambiente e acompanhar uma obra fazendo os projetos de interiores e exteriores se assim for necessários, e pode trabalhar em conjunto com outro profissional — arquiteto ou engenheiro civil — que emita a RRT caso seja necessário.

Mercado de trabalho

mercado de trabalho, tanto para os arquitetos, quanto para os designers é muito amplo, o que reflete a habilitação de cada tipo de profissional. Contudo, é possível dizer que, tanto os arquitetos quanto os designers de interiores podem ser contratados por construtoras, escritórios de arquitetura e interiores, lojas especializadas na construção civil, de móveis e decoração, além de outras empresas do ramo. Um fato interessante são áreas do designer de interiores pouco exploradas como o designer de interiores para games, design de interiores marítimos, entre outras que vem crescendo e necessita de um profissional formado em design de interiores. No Brasil, esses profissionais também encontram muitas oportunidades como autônomos.

Média salarial

De acordo com dados da Catho, a média salarial dos arquitetos no Brasil é de R$ 4.192,13. Já para os designers de interiores esse valor fica em torno: R$ 3.500,00 quando contratado, porém esses valores dependem da região que você reside, podendo aumentar significativamente como autônomo e principalmente após se especializar, outra forma de aumentar sua renda e trabalhar com ética e responsabilidade.

Como essas duas profissões podem caminhar juntas?

A Arquitetura e o Design de Interiores são duas áreas que se complementam. Afinal, toda construção projetada por um arquiteto precisa ter seus ambientes internos decorados e projetados por profissionais capacitados, o que pode ser feito pelo designer de interiores.

Assim, esses dois profissionais não precisam ser rivais no mercado de trabalho. Eles podem se aliar, complementando o trabalho um do outro, formando sociedades e parcerias vantajosas para ambos. Dessa forma, eles também serão capazes de atender os clientes de forma mais completa e eficiente.

Arquitetura ou Design de Interiores: como escolher?

A primeira coisa a ser levada em conta é o que mais atende ao seu perfil e às suas ambições. Se você quer conseguir um diploma para entrar no mercado de trabalho rapidamente, o curso de Design de Interiores atende melhor a esse requisito. Se deseja trabalhar com projetos de edificações e não só com ambientes internos, então o curso de Arquitetura e Urbanismo é o ideal.

Seja qual for o escolhido — Arquitetura ou Design de Interiores —, esse curso certamente trará bons resultados na sua vida profissional. Para isso, basta que você selecione uma instituição de ensino de qualidade e se dedique bastante à sua formação — e ao seu futuro.

Ficou mais interessado em um desses cursos? Deixe um comentário dizendo qual é a sua opção! Estamos ansiosos para descobrir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami