fbpx
Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura inclusiva: a evolução do ensino ao projeto

Arquitetura e Urbanismo investe em corpo docente diferenciado e responsabilidade social

Ao longo dos séculos até os dias de hoje, algo que sempre esteve presente no dia a dia da sociedade é a Arquitetura, já sofreu inúmeras mudanças que trouxeram muito mais que beleza, mas também uma revolução estrutural, conceitual e ambiental na maneira como as pessoas se comportam ao longo de toda a história. O ensino também está em constante evolução, proporcionando qualidade e inovações aos que escolhem estudar a área.

Visando essa evolução, a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unigran Capital se formou no final do ano passado trazendo o reconhecimento que fomenta a qualidade do trabalho realizado por todos. Com um corpo docente preparado tanto no âmbito acadêmico quanto na prática de mercado, o curso mostrou através dos primeiros trabalhos de conclusão de curso (TCC) que a junção da prática com a teoria é o caminho certeiro para bons resultados. Alinhado a tudo isso, o curso apresenta também um diferencial que pode ser sentido a curto prazo: uma arquitetura social e responsável.   

Segundo o coordenador do curso Prof. Esp. Osvaldo Abrão de Souza, a qualidade do trabalho desenvolvido é palpável e sentido através das produções de cada aluno. Para fortalecer e enraizar o conhecimento aprendido, o escritório modelo do curso, o Arquinex, é usado para preparar o acadêmico para o mercado de trabalho através da prática. Tudo isso ligado a visão social de uma arquitetura inclusiva. “Nosso escritório modelo é uma porta de entrada da sociedade carente e, para os nossos acadêmicos, é a oportunidade de conhecer a realidade pé no chão, ao mesmo tempo que coloca em prática o que aprenderam na teoria. Levamos um serviço através dos nossos alunos a sociedade. É a nossa universidade servindo a comunidade”, explica.  

 

 

O CURSO

O resultado desse ensino pôde ser notado através dos trabalhos finais apresentados pelos acadêmicos, mostrando que mesmo sendo novo, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran Capital já é um dos melhores particulares do estado. “Desde o primeiro semestre eu já sabia que tinha escolhido a faculdade certa. A maneira como os professores criaram o curso, como se fosse uma família, foi o grande diferencial para mim. Eles sempre se preocuparam em como a gente aprendia as coisas, se alguma coisa não estava dando certo, eles estavam sempre abertos a dialogar”, conta a aluna Thais Araújo, que acrescenta, “quando estávamos na época de estágio, eles buscaram um meio para conseguir colocar todos no mercado de trabalho.” 

Para a acadêmica, a escolha de seu projeto final, apresentado no final do ano passado, “Escola de Música em Campo Grande/MS”, se deu muito em razão da filosofia do curso em fazer uma arquitetura acessível. “Para a escolha do tema do TCC, me lembrei do começo do semestre onde fizemos um projeto voltado para o social, e então, escolhi algo nesse sentido. A escola de música foi pensada para atender jovens carentes aqui em Campo Grande/MS, mostrando a arquitetura como um meio para a transformação social. E desde que comecei a falar sobre esse tema, todos os professores me apoiaram. Outro ponto importante nessa fase final, foi a maneira que abordaram a realização do TCC, desde o primeiro semestre de 2021 começamos a fazer entregas e apresentações com bancas, então agora na banca final me senti preparada, afinal, desde o começo os professores davam orientação para melhorarmos”, comenta ela.

 

Fotografia: João Salmaze

A inclusão do aluno no estágio é mais um diferencial do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran Capital, que além do próprio escritório modelo, possui ainda muitas parcerias com outros escritórios. “Aqui temos muitas possibilidades para os alunos. Muitas instituições nos procuram para uma parceria de estágio, além do Arquitex, nosso escritório modelo”, explica a professora Mariana de Barros Casagranda Akamine, que acrescenta, “Percebemos que nossa primeira turma chegou ao final do curso com uma postura de profissionais, preparados para o mercado de trabalho e para saírem de suas bolhas na hora de pensar um projeto, e é isso que queremos.”  

 

Arquitetura e Urbanismo na melhor de verdade.
Duração: 10 semestres  

Vestibular 2022 – Inscrições abertas – materiais.unigran.br/arquitetura2022

Em 2022 o momento é seu, comece agora sua graduação. A UNIGRAN CAPITAL oferece vagas por meio do Vestibular online e gratuito que pode ser agendado no site www.unigran.br, ou ainda com nota do Enem ou como portador de diploma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami