fbpx
Carreiras

Qual profissão combina mais comigo? Aprenda a identificar

Se você já concluiu o Ensino Médio ou está prestes a terminar essa etapa, provavelmente as dúvidas sobre qual carreira seguir estão na sua cabeça. A mais comum delas costuma ser “qual profissão mais combina comigo?”.

As incertezas e ansiedades são naturais dessa fase, até porque não precisamos nascer sabendo essa resposta. Algumas pessoas conseguem ter essa convicção desde muito novas, mas isso está longe de ser uma regra.

Quer saber mais sobre esse assunto e ainda receber umas dicas para ajudá-lo nessa missão? Então, continue a leitura deste post!

Tipos de perfis e carreiras

O primeiro passo para ajudar a clarear as ideias é avaliar a sua personalidade. Seus interesses, aptidões e sonhos para o futuro exercem uma boa influência na sua vida profissional.

Da mesma forma, algumas carreiras exigem determinadas habilidades e características, ou seja, elas também têm um certo perfil delimitado. O encontro desses dois conjuntos é o que será capaz de fazê-lo se sentir satisfeito por escolher uma profissão que combina com você.

Portanto, um excelente exercício para ajudar nessa escolha é o autoconhecimento. Conhecer os nossos traços e refletir sobre o que desejamos para o futuro é uma maneira de chegar perto da sua descoberta.

Por exemplo, se você é uma pessoa que não se dá bem com os números, não faz muito sentido escolher um curso cheio de cálculos, certo? Ainda que pareça óbvio, muita gente só se dá conta disso depois de entrar na faculdade.

Por isso, aproveite para conferir a seguir alguns tipos de perfis e possíveis combinações de carreiras para cada um deles. Porém, vale lembrar que não ter uma ou outra característica não impede que você aposte em determinada profissão.

Adquirir consciência para o desenvolvimento de certas habilidades também é parte do seu processo de formação para alcançar o sucesso profissional. Dá só uma olhada:

Reservado, independente e realista

Pessoas com esse perfil preferem atuar em profissões que possibilitem a resolução de problemas concretos em vez de abstratos. Gostam de trabalhar com estratégia, além de ter as habilidades motoras e a capacidade matemática em destaque. Logo, gostam de atividades de exploração, projetos científicos e atividades mecânicas.

Por outro lado, há certa dificuldade em lidar com ambientes sociais e preferem se expressar por comunicação não verbal ou trabalhar em grupos menores. Gostam de ser independentes e de ter tempo para ficarem imersos em suas tarefas. Algumas profissões ideais para esse perfil são:

Criativo e analítico

Pessoas com essas características gostam de inovação e adaptam-se facilmente a diferentes contextos. Gostam de criar processos do zero ou readequar o que já existe. Também procuram avaliar bem os riscos, mas adoram experimentar até atingir um resultado.

Consequentemente, são muito persistentes e curtem desenvolver soluções, como novos serviços e produtos. A facilidade de liderança é uma característica que se agrega muito bem a esse perfil.

Algumas profissões indicadas para essas pessoas são:

Objetivo e decidido

Pode-se dizer que esses indivíduos são líderes natos. Sua curiosidade e lógica no pensamento lhes dá muita autoconfiança para vender ideias e convencer pessoas. Além disso, criar estratégias faz parte da sua visão sistêmica e, por isso, adoram jogar em diferentes cenários.

Para completar, são muito sociáveis e gostam de fazer alianças. Sabem analisar conflitos e sempre buscam a harmonia entre os colegas, pois apreciam o trabalho em equipe. Alguns exemplos de profissões são:

Sensível e perfeccionista

Essas características são muito comuns em pessoas que necessitam se expressar o tempo todo, mas não por meio de palavras. Elas, na verdade, são motivadas pelas expressões não verbais e, por conta disso, exercem constantemente o processo criativo.

Mesmo que tenham facilidade para lidar com grandes públicos ou trabalhar em grupos, tendem a ser um pouco introvertidos nas relações sociais. Seja individual ou coletivamente, esses profissionais realizam seu trabalho com esmero, sempre atentos aos detalhes, e prezam pela sua independência.

A inteligência cinestésica (capacidade de usar o corpo com grande precisão para atingir objetivos) está a seu favor o tempo todo. Sendo assim, quem tem essas características pode se sentir à vontade com as seguintes profissões:

Autoconfiante e competitivo

Essas pessoas são excelentes empreendedoras e sabem negociar como ninguém. Com sua autoconfiança, impõem respeito e conseguem convencer os outros a seu favor. Outra vantagem desse tipo de perfil é enxergar boas oportunidades com muita facilidade, sendo hábeis em explorar recursos de maneira criativa.

Negócios que possibilitem o intercâmbio de ideias e certa competição estão entre os principais ramos a serem explorados por esses profissionais. Veja algumas áreas em que se destacam:

  • Administração de startups;
  • Empreendedorismo;
  • Mercado financeiro;
  • Relações Públicas;
  • Vendas.

Entusiasmado e prestativo

Alguns seres humanos enxergam a vida de maneira positiva e adoram desenvolver talentos. Percebem o potencial de uma pessoa de longe e se empenham fortemente em explorar o que ela tem de melhor. Então, normalmente se dão bem liderando um grupo social ou trabalhando em uma organização.

Seu entusiasmo é contagiante, por isso são capazes de colher excelentes resultados com o esforço do trabalho que realizam. Alguns exemplos de profissões são:

Paciente e protetor

Pessoas com essas características são verdadeiros “conselheiros”. Facilmente conquistam a confiança de outras pessoas e conseguem abertura para orientá-las em diferentes questões — seja na vida pessoal, seja na profissional.

Com um olhar aguçado e profundo, conseguem observar os potenciais de cada um e são excelentes para desenvolver indivíduos e equipes. Além do mais, são ótimos mediadores de conflitos.

As melhores profissões para esse grupo são:

Caridoso e empático

Pessoas com essas características podem ser chamadas de “curadores”. Elas prezam pelo bem-estar das pessoas e têm o talento nato de ajudar a resolver seus problemas e “curar” suas dores. Procuram estabelecer laços afetivos e facilmente percebem se alguém está precisando de algum auxílio.

Necessitam estender o olhar ao próximo, seja um indivíduo sozinho ou uma sociedade inteira. Esse traço caridoso e cheio de empatia costuma direcionar essas pessoas a buscarem profissões como:

Dicas para escolher uma profissão

Bom, você deve ter notado que as características podem atrair profissões de humanas, exatas ou biológicas, simultaneamente. Isso acontece porque a personalidade do ser humano é composta por vários aspectos que podem se intensificar mais ou menos em cada um, o que possibilita diferentes caminhos.

E como as possibilidades atualmente são tão diversas, nem sempre é fácil escolher a carreira apenas observando as particularidades do seu perfil. A verdade é que essa é uma decisão importante e que merece ser bem pensada, já que diversos fatores devem ser considerados.

Fazer uma pesquisa intensa antes de escolher uma profissão é essencial, principalmente porque esse é um tipo de decisão que vai afetar os seus próximos anos de vida. A sua rotina será dedicada a uma área que deve ser capaz de fazê-lo feliz — já pensou ficar anos estudando algo com insatisfação?

Além do mais, iniciar um curso superior implica uma série de mudanças de rotina que possivelmente vão determinar a sua trajetória profissional. Então, não é só o tempo de estudo, mas o futuro da sua carreira e toda a sua realização pessoal que estão em jogo.

Uma dica é livrar-se da pressão de que vai ser para o resto da vida. Afinal, nossos caminhos mudam com o tempo e isso não deve ser visto como um problema. A seguir, confira outras práticas interessantes:

Entenda seus interesses

Já falamos que, para tentar responder mentalmente àquela questão “qual profissão mais combina comigo?”, você precisa conhecer a fundo as áreas que mais chamam a sua atenção.

Isso quer dizer que é necessário reconhecer quais são os seus interesses. Para tanto, pense nas disciplinas que você mais gosta de estudar, nos assuntos que gosta de ler, no tipo de atividade que gosta de dedicar o seu tempo livre, entre outras preferências. Esse é um bom caminho para começar a identificar a sua vocação.

Converse com outros profissionais da área

Outra atitude para resolver a questão “como saber qual profissão combina comigo?” é conversar com pessoas que atuam nas áreas que você tem interesse. Depois de eleger as carreiras mais interessantes, tente conseguir o máximo de informações sobre elas, tanto em relação ao curso quanto ao cotidiano profissional.

Pergunte sobre as maiores dificuldades e desafios da profissão, o que vai ajudá-lo a ter uma visão bem realista. Contudo, não deixe de procurar saber também sobre os prazeres envolvidos, especialmente aqueles que podem servir de motivação para você.

Faça um teste vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta muito utilizada para ajudar pessoas a descobrirem suas afinidades e encontrar profissões que tenham a ver com as suas personalidades. Embora ele não aponte uma resposta definitiva, oferece alguns caminhos que servem para clarear as ideias de cada um.

Aliás, vale ressaltar que esse tipo de recurso funciona mais para alguns do que para outros, mas essa opção não deve ser desconsiderada por quem está tentando tomar uma decisão e escolher uma carreira.

Além do teste, há outras formas de orientação vocacional que podem ser aproveitadas. Vale a pena procurar um profissional especializado no assunto!

Teste as suas afinidades

Se possível, não fique somente na teoria. Busque oportunidades de viver um pouco da experiência profissional de cada área para ver com qual você mais se identifica. Estágios e trabalhos voluntários são ótimas maneiras de adquirir uma noção mais próxima da realidade.

Enfim, talvez a famosa questão “qual profissão mais combina comigo?” não seja resolvida da noite para o dia. Fique tranquilo e siga cada passo para fazer uma escolha consciente. Se for preciso, procure uma ajuda profissional — o que é uma ótima opção para ajudar a descobrir a sua vocação.

Gostou do post? Então, aproveite para seguir o nosso perfil nas redes sociais (FacebookTwitterInstagram) para continuar acompanhando as nossas publicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami