fbpx
Artigos da turma de Arquitetura e Urbanismo são lançados em e-book
Arquitetura e Urbanismo

Artigos da turma de Arquitetura e Urbanismo são lançados em e-book

Publicações acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unigran Capital, são lançadas como e-book, o livro digital foi organizado pelos professores Kátia Godoi, Osvaldo Abrão de Souza, José Alexandre dos Santos e Vinícius Soares de Oliveira e tem como autores os professores e acadêmicos da turma de 2021 do curso.

Os artigos contidos no livro digital abordam uma vasta gama de temas interdisciplinares, importantes para a formação de excelência do profissional de Arquitetura e Urbanismo. Os trabalhos são uma viagem inesquecível de perguntas, hipóteses e respostas, como a importância da Arquitetura e Interiores na Humanização do Ambiente Hospitalar; a influência da Arquitetura nos espaços educacionais infantis; centro de acolhimento às mães e gestantes, centro de assistência para pessoas em vulnerabilidade social; a utilização de materiais construtivos regionais, pocket park no centro de Campo Grande, ao todo são 22 artigos.

Segundo o  coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Osvaldo Abrão, o TCC atinge seu objetivo prático, durante as apresentações para as bancas de avaliação, que são formadas pelos orientadores, docentes do curso e convidados externos, conforme determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de arquitetura e urbanismo. “Via de regra, eles vão parar nas prateleiras da biblioteca da Instituição, para se juntarem ao acervo de trabalhos a serem pesquisados por outros interessados”, destaca o coordenador.

Para o Pró-reitor de ensino e extensão, Prof. Me. Vinícius de Oliveira, um dos organizadores do e-book, estes artigos são pequenas degustações, diante dos diversos temas trabalhados ao longo do livro. “Além das boas reflexões, sempre temos um pensamento esperançoso ao ler pesquisas desenvolvidas por mentes tão jovens. E, por isso, ler esses autores é um convite à sabedoria e ao exercício da inteligência”, afirma o Pró-reitor.

A Unigran Capital acredita e apoia a pesquisa científica no âmbito da instituição, e dentre as modalidades de pesquisas desenvolvidas destaca-se a Iniciação Científica, fomentada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), este programa que tem como um dos principais objetivos desenvolver o pensamento crítico e despertar a vocação para a pesquisa científica entre os estudantes de graduação nas diferentes áreas do conhecimento aplicado à Arquitetura e Urbanismo. Sempre com o compromisso com a qualidade no conteúdo apresentado junto à comunidade acadêmica. 

Para o Prof. José Alexandre, com a possibilidade de produção e divulgação pelos meios digitais, o universo de leitores se expande e o produto do trabalho de orientadores e orientandos ficam à disposição para consulta na ponta dos dedos, se constituindo em rico material de pesquisa para a comunidade acadêmica.

O lançamento aconteceu no ateliê do curso e toda organização e cerimonial contou com a criativa equipe do escritório modelo (ArqNex), onde mais de 100 pessoas com a presença dos autores, autoridades da Unigran Capital, acadêmicos do curso, egressos e convidados, tiveram contato com a publicação impressa e receberam um cartão com o QR-Code de acesso ao e-book.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami