fbpx
Carreiras

Como otimizar os estudos na reta final do Enem?

Desde o começo do ano sua rotina se resume a estudar? É preciso se preparar mesmo, pois estamos na reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em meio a tanta ansiedade, é importante saber como otimizar os estudos nesse momento.

 

Serão dois dias de prova com 180 questões de múltipla escolha — 45 para cada matéria, sem contar a redação. É uma verdadeira maratona que exige muito esforço e dedicação do estudante. Na reta final, os detalhes no cronograma de estudo serão os últimos retoques para garantir o seu sucesso.

Preparamos este post para que você consiga melhorar o seu rendimento nestes últimos meses de preparação e ficar mais perto do sonho de se tornar um universitário. Acompanhe nossas dicas e veja como arrasar na hora do exame!

Estabeleça metas diárias

Para que você não perca tempo na reta final do Enem, terá que se organizar. Afinal, o conteúdo é bem extenso, por isso não é difícil o aluno ficar perdido diante de tantos livros e apostilas.

Portanto, o ideal é estabelecer metas diárias de estudo. Como fazer isso? Você pode estipular, por exemplo:

  • a quantidade de temas para revisar;
  • o número de exercícios para resolver;
  • o tempo que vai dedicar para dar aquela olhada caprichada em atualidades;
  • os horários de pausa para tomar água, fazer um lanche e relaxar.

Nessa hora é importante ficar longe das distrações, por isso desligue o celular para que sua concentração esteja direcionada para o aprendizado.

É claro que cada aluno tem um ritmo de estudos, mas, quando você elabora um plano a ser cumprido, fica mais fácil ter disciplina, especialmente nas últimas semanas antes da prova. Afinal, nessa fase, é normal se sentir esgotado em relação à rotina intensa cumprida ao longo do ano.

Monte um cronograma de revisão das matérias

A gente sabe que você já estudou muito até aqui! Por isso, é importante fazer a revisão das matérias. A ideia é que você monte planilhas com o cronograma dos assuntos que precisam ser revistos em cada dia da semana.

Dessa maneira, você consegue repassar a maioria das disciplinas, porque terá registrado o que já estudou. Para aquelas matérias com as quais você tem mais dificuldade, a dica é separar mais de um dia para fazer a revisão.

Estude sobre atualidades

Não é segredo para ninguém que o Enem elabora as questões e o tema da redação para saber se o candidato tem uma visão ampla dos assuntos atuais, principalmente daqueles ocorridos no último ano. Dessa forma, da mesma maneira que você estuda os livros e apostilas, deve acompanhar as notícias pela televisão, jornais, revistas ou internet.

Mas atenção: como você deve saber, o exame quer que o aluno consiga interpretar o fato, fazendo correlações com os assuntos tradicionais de cada matéria. Por isso, a nossa dica é, além de ler ou assistir às notícias, acompanhe artigos de opinião e procure fazer essas conexões enquanto está se atualizando. É um ótimo exercício!

Faça questões das provas anteriores

Na reta final do Enem, você deve fazer os exercícios das provas anteriores. Esse é um jeito de se acostumar a interpretar as questões e entender o modelo do exame. Desse modo, você fica mais preparado para a hora da prova e, consequentemente, mais perto de entrar na faculdade.

O exame tem um estilo próprio. Portanto, quanto mais você treina, mais fácil será entender o que é pedido. Sabendo disso, separe um momento do seu dia de estudos para pegar firme nas provas anteriores, principalmente dos últimos 3 anos!

Confira previsões para o tema da redação

Para muita gente, a redação é a grande vilã do Enem, por conta do peso que essa avaliação tem na prova e da dificuldade que muitos alunos têm de expor de forma clara e concisa as suas ideias. Boa parte dessa dificuldade vem do fato de não saber o que escrever sobre o tema, não é?

Saiba que, como no restante do exame, a redação também segue um padrão, por isso fique de olho nas previsões de temas que os professores fazem e estude bastante sobre eles, organizando previamente os seus argumentos. Quanto mais treinar, mais habilidade você terá para defender o seu ponto de vista de forma lógica!

Assista às videoaulas

O ritmo puxado de estudos é realmente cansativo. Na reta final do Enem, chega um momento em que as letras começam a embaralhar e fica difícil absorver os assuntos. Por isso, aproveite a tecnologia e intercale os estudos dos cadernos, livros e apostilas com videoaulas.

O YouTube tem vários canais direcionados para os vestibulandos com formatos diferenciados para apresentar as matérias de humanas, exatas e biológicas. Você pode também apostar em filmes e documentários que tratam principalmente de temas históricos.

É uma maneira de tornar o seu dia mais leve e ficar com a mente mais descansada, mas sem deixar de aprender.

Faça uma simulação de um dia de prova

Muitos alunos se dedicam o ano todo, conseguem repassar grande parte das matérias, mas na hora H — no momento de fazer a prova — ficam nervoso e não dão conta de administrar o tempo para resolver todas as questões.

Você deve conhecer alguém que já passou por isso. Para evitar essa situação, que tal simular um dia de prova? Você pode pegar uma edição do Enem e se concentrar para resolver as disciplinas cobradas. Para isso, escolha um lugar tranquilo onde ninguém vai atrapalhar você e se esqueça do smartphone — a ideia é você se concentrar ao máximo!

Desse modo, é possível descobrir quanto tempo se gasta para realizar cada questão, o que deixará você preparado para enfrentar o exame e na frente de vários candidatos às vagas na faculdade que você almeja.

Priorize boas noites de sono

Para que você consiga ter um desempenho 100% na reta final do Enem, é preciso estar com o corpo descansado. Por isso, não sacrifique as horas de sono para estudar mais. O ideal é dormir, no mínimo, 8 horas por noite, até para que o seu cérebro consiga assimilar tudo o que foi visto naquele dia.

Assim, você vai acordar com mais disposição para encarar a maratona diária de estudos. Além de priorizar o sono, separe alguns momentos na semana para alguma atividade física e procure seguir uma alimentação saudável.

Viu só como é possível se organizar e otimizar os estudos na reta final do Enem? A dica é criar ou manter uma rotina antecipada para revisar matérias, fazer exercícios, treinar a redação e ficar por dentro dos assuntos da atualidade. Lembre-se de diminuir o ritmo conforme a data da prova for chegando, assim, você não terá crises de ansiedade na hora H!

Quer ficar por dentro de outras dicas que vão ajudar você com os estudos para o Enem? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos atualizados diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami