Unigran Capital

Será que vale a pena fazer faculdade de Estética? Venha descobrir!

Muitas pessoas sonham em fazer faculdade de Estética e Cosmética, mas ficam na dúvida quanto ao futuro. Será que vale pena ter essa formação? Será que vou encontrar espaço no mercado de trabalho? Esses questionamentos são muito comuns na vida de quem vai ingressar no ensino superior. Afinal, estamos falando da carreira e queremos tomar a decisão mais acertada, não é? 

Para ajudar você a entender como funciona essa área, preparamos este post. Continue a leitura e descubra como é a graduação em Estética, as perspectivas profissionais e a importância de procurar uma instituição de ensino superior de qualidade!

Como é a faculdade de Estética e Cosmética?

É um curso da modalidade tecnólogo com duração de 6 semestres, que pode ser feito no formato presencial ou semipresencial. É, portanto, uma graduação de menor duração, interessante para quem tem pressa em começar a trabalhar.

O objetivo é preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho, por isso a matriz curricular é bastante direcionada para a parte prática e para os tópicos mais atuais nessa área.

A faculdade trabalha temas diversos voltados para as técnicas, produtos e equipamentos do segmento da estética. Assim, o aluno aprende noções de Anatomia Humana, Fisiologia, Química, Bioquímica, Bioética, Microbiologia, Patologia e até de Psicologia. Veja a seguir outras disciplinas:

  • Visagismo e Maquiagem;
  • Estética dos Anexos Cutâneos;
  • Recursos Estéticos Manuais;
  • Dermatologia Estética;
  • Dermocosmética;
  • Eletroestética;
  • Nutrição;
  • Tricologia;
  • Corte, Química e Colorimetria;
  • Estética Corporal;
  • Estética Facial;
  • Terapia Capilar;
  • Terapia de Spa.

É importante destacar que o curso tem ainda a disciplina Empreendedorismo, que vai ajudar o aluno a abrir o próprio negócio nessa área, como um centro de estética.

Afinal, vale a pena fazer esse curso?

Não é novidade para ninguém que homens e mulheres, de diferentes idades, têm uma preocupação grande com a aparência e bem-estar atualmente. Estamos falando de um público que consome cosméticos e realiza tratamentos estéticos regularmente, por isso busca profissionais com qualificação na área. Não é à toa que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos maiores consumidores mundiais de produtos cosméticos.

Além disso, hoje, com as facilidades da era digital, as pessoas estão mais informadas sobre os tratamentos mais recentes e que são tendência, o que também aumenta a demanda de serviços no setor.

Uma pesquisa no Sebrae comprova isso e apontou que o mercado de beleza no país está em amplo crescimento: de 2010 a 2015, o número de centros de estética e salões de beleza teve um salto de 567%. Outro dado animador nesse cenário é que, desde 2018, a profissão de esteticista está regulamentada no país.

Como deu para perceber, esse ramo é altamente promissor! Então, se você sonha em trabalhar nesse segmento, com técnicas avançadas e tecnologias voltadas para o bem-estar e beleza, a dica é fazer a faculdade de Estética e Cosmética. A formação vai permitir que você se diferencie no mercado, cresça na carreira, possibilitando até mesmo que tenha o próprio negócio.

Áreas de atuação

Espaços como clínicas de estética e salões de beleza oferecem boas oportunidades para os profissionais com diploma de Estética e Cosmética. Nesses locais, é possível realizar tratamentos variados, como limpeza de pele, maquiagem profissional, drenagem linfática, massagens, técnicas capilares, depilação, além de trabalhar com equipamentos de radiofrequência, ultracavitação, entre outros.

Mas esses são apenas alguns dos espaços onde o esteticista pode atuar. Ele pode fazer carreira em academias, hotéis, resorts ou ainda em SPAs. Sem contar que há oportunidades também em clínicas médicas, local onde o profissional direciona suas atividades para a estética pré e pós-operatória.

Quem quiser pode ainda utilizar o conhecimento, habilidades e experiência na área e se direcionar para o setor de treinamentos, oportunidade que pode surgir em grandes feiras do setor.

Atualização

Quem quer se dar bem nessa área, além de fazer a faculdade de Estética e Cosmética, precisa se manter atualizado. Isso porque esse mercado é muito dinâmico e, a todo o momento, surge um novo tratamento ou equipamento e não dá para ficar para trás.

O esteticista precisa estar por dentro das novidades do setor, acompanhando sites e publicações específicas. É fundamental também realizar treinamentos constantes e cursos de pós-graduação para poder oferecer o que é tendência para seu público.

Por que escolher uma IES de qualidade?

Você pode pensar: como fazer a diferença nesse mercado com tantos profissionais? E a resposta para essa preocupação é justamente escolher uma instituição de ensino superior de qualidade. Em primeiro lugar, você deve avaliar se a grade curricular é completa e atualizada e se o corpo docente tem uma boa formação e experiência na disciplina ministrada.

Laboratórios

É necessário, ainda, que o curso seja essencialmente prático e, para isso, é imprescindível que a faculdade ofereça uma estrutura completa, principalmente em relação aos laboratórios e equipamentos.

Clínica escola

Outro ponto importante é ganhar experiência ainda durante a graduação. Como? Por meio de uma clínica escola de estética, local em que os alunos podem treinar as técnicas aprendidas de tratamentos corporais e faciais com a supervisão de um professor.

É uma oportunidade de ter contato com a rotina de trabalho dessa área, visto que esse tipo de clínica atende o público interno e externo da faculdade. Além disso, é uma maneira de identificar os segmentos com os quais o aluno mais se identifica e se sente mais à vontade para atuar.

Escolhendo em uma IES de qualidade, o aluno ingressa confiante no ensino superior, pois sabe que sairá bem preparado para o mercado de trabalho. Sem contar que fazer o curso em uma faculdade de referência na área também vai valorizar o currículo e aumentar as oportunidades de carreira.

Viu só como vale a pena fazer a faculdade de Estética e Cosmética? As áreas de atuação são bem variadas e há alta demanda por esses serviços tanto em grandes centros como nas cidades menores. A única precaução é fazer um curso de qualidade em uma IES que invista na infraestrutura.

Ficou interessado nessa carreira? Então conheça os diferenciais do curso de Estética e Cosmética da Unigran Capital e suas formas de ingresso!

Bitnami