fbpx
nutrição esportiva
Pós-graduação

Nutrição esportiva: por que atletas devem ter acompanhamento nutricional?

Para falar de nutrição esportiva, temos que começar falando de saúde alimentar. Afinal, sabemos que uma alimentação balanceada associada à atividade física pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde.

E sim, a alimentação desregulada e a falta de atividade física são enormes riscos globais de saúde.

Mas, é difícil saber se a alimentação que escolhemos é a ideal para as necessidades físicas do nosso corpo. Porque pessoas são diferentes, com sistemas, rotinas e até contextos culturais e sociais diferentes.

Como exemplo, podemos pensar que: uma pessoa tem maior disponibilidade de tempo para exercício físico. Outra só consegue um momento enquanto os filhos estão na escola. Uma pessoa tem uma alimentação carnívora enquanto a outra segue uma dieta vegetariana. 

Essa preocupação aumenta sobretudo quando pensamos em praticantes de atividade física de alto rendimento. Sendo assim, hoje vamos falar sobre a necessidade da alimentação ideal para o atleta e a área que o acompanha: a nutrição esportiva. Acompanhe abaixo.

Como saber se a minha escolha é a ideal para o meu tipo de rotina?

A composição exata de uma dieta equilibrada e saudável varia de acordo com as características de cada pessoa. Isso inclui idade, sexo, estilo de vida e grau de atividade física. Além de contexto cultural, alimentos disponíveis localmente e hábitos alimentares. 

Porém, segundo o OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), os princípios básicos que constituem uma alimentação saudável permanecem os mesmos para todos:

– A ingestão calórica deve estar em equilíbrio com o gasto calórico. Para evitar um ganho de peso não saudável, as gorduras não devem exceder 30% da ingestão calórica total.

– Limitar o consumo de açúcares livres para menos de 10% da ingestão calórica total.

– Manter o consumo diário de sal abaixo de 5g (o equivalente a menos de 2g de sódio) é o ideal. Isto ajuda a prevenir a hipertensão e reduz o risco de doença cardiovascular e AVC entre a população adulta.

Ah! Também deve-se considerar manter a hidratação e não consumir bebida alcoólica. 

No entanto, para quem busca uma performance de um atleta de alto nível, o cuidado é ainda maior. É ideal ter uma dieta específica para o seu objetivo, ajustando o consumo de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Sempre com a orientação de um profissional da nutrição.

Afinal, existem também recomendações alimentares para antes, durante e após a rotina de exercícios e durante as competições e viagens.

Por que ter um acompanhamento nutricional?

Primeiramente, é importante lembrar que uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas. Além de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer.

Agora, no caso dos atletas, tanto para os iniciantes quanto os de ponta, é essencial ter acompanhamento nutricional específico. Isso porque, este público necessita de um cardápio alimentar que ofereça energia, bem-estar e um excelente resultado físico para alto rendimento.

Hoje, existem profissionais especializados nessa área. Os profissionais que trabalham com nutrição esportiva atendem atletas individualmente ou mesmo instruem equipes que vão competir em campeonatos. O objetivo é sempre auxiliar o atleta a chegar no melhor estado físico com a melhor saúde possível.

Ainda existe a variação de ter um acompanhamento vegetariano, que necessita de uma dieta estrita que supra adequadamente a essas necessidades específicas. 

Ou seja, o profissional especialista em nutrição esportiva é realmente imprescindível para a saúde e performance do atleta.

Mas, qual o objetivo do curso de Nutrição Esportiva?

A especialização em Nutrição Esportiva tem como principal objetivo a formação de profissionais que buscam atuar com excelência em atendimento nutricional para praticantes de atividade física e atletas. 

Por isso, tem como público-alvo profissionais nutricionistas e de educação física com foco em atendimento nutricional.

E aí? Você se interessou pela pós-graduação? Ainda é possível fazer a inscrição na especialização. As matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp no número (67) 9.9100-7272 ou clicando aqui.

A Pós Unigran Capital é a melhor para a sua carreira. Faça pós na melhor de verdade.

As aulas serão realizadas na Unigran Capital, na Rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro – Campo Grande/MS.

Leia mais sobre as nossas pós-graduações no blog aqui ou no nosso site: unigran.br/campogrande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami