fbpx
gestão em serviços de alimentação
Pós-graduação

Por que se especializar em Gestão em Serviços de Alimentação?

Na pós-graduação em Gestão em Serviços de Alimentação da Pós Unigran Capital você irá conhecer e entender sobre o mercado de alimentação, suas tendências, peculiaridades e interfaces. Além de gestão operacional, de equipe e seus conflitos, gestão financeira.

Assim também sinergia com clientes e colaboradores, e o desenvolvimento da liderança e da empatia nas práticas cotidianas exigidas pelo mercado de trabalho de serviços de alimentação.

O que é Gestão em Serviços de Alimentação?

A Gestão em Serviços de Alimentação é um sistema de gerenciamento que se baseia em um conjunto de atividades que visam entregar a coletividade, refeições seguras do ponto de vista qualitativo e higiênico e obter o sucesso da Organização.

No entanto, para que um determinado processo/atividade seja realizado de forma eficiente/eficaz, o uso de ferramentas de gestão da qualidade pode facilitar o gerenciamento da unidade e impacta-la de forma positiva.

Hoje, o consumo alimentar fora do ambiente domiciliar atinge cerca de 40% dos brasileiros, que impulsiona o número de novos estabelecimentos de Serviços de Alimentação. Nesse cenário, cria-se um mercado não apenas mais competitivo, mas também torna maior o risco de contaminação dos alimentos e de incidência de surtos por DTA’s.

Com a maior preocupação e a exigência em relação à qualidade das refeições e serviços oferecidos, aumenta a busca pela implementação do sistema de Gestão em Serviços de Alimentação.

Como é o mercado de trabalho para Gestão em Serviços de Alimentação?

O setor de alimentos e bebidas é um segmento importante para a sociedade e economia brasileiras. Não somente pela geração de empregos, mas sobretudo porque grande parte da população faz alguma de suas refeições fora do lar.

Apesar do cenário negativo que abarcou todo o mundo em 2020, por conta da pandemia causada pela COVID-19, os resultados das pesquisas sobre marketplace (que dizem respeito aos canais de vendas, neste caso específico a referência são os aplicativos de celular), deram luz aos novos formatos e tipologias de estabelecimentos.

Este foi o caso do delivery, que obteve crescimento substancial, porém não a ponto de substituir o consumo total, mas indicando novas tendências de atuação no setor.

À medida em que se constata a importância do food service para economia do país, cresce também o nível de exigência por parte dos consumidores em relação à categoria.

Isso porque se preocupam não só com a qualidade do alimento e da bebida, mas também com a qualidade da experiência e do serviço oferecido pelo estabelecimento.

A seguir mostraremos as principais ferramentas de Gestão em Serviços de Alimentação:

Conheça as ferramentas de Gestão de Qualidade

As ferramentas de Gestão de Qualidade são técnicas utilizadas para mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões, a fim de facilitar a visualização e o entendimento dos problemas; sintetizar o conhecimento e as conclusões; permitir o conhecimento do processo, entre outras finalidades.

1 – Cartas ou gráficos de Controle

É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo, em sequência ordenada pelo tempo, que determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle. Esta faixa é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média.

O objetivo dessa ferramenta é observar se o processo está dentro dos padrões e evidenciar quando há presença de causas comuns (causas inevitáveis e que tem relação com o sistema em questão) ou especiais (devem ser evitadas, por exemplo: falhas na equipe). Dessa forma, é possível aplicar medidas que corrijam essas variações indesejadas.

2 – Diagrama de Ishikawa

É um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. 

Esta ferramenta ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Também pode ser conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito.

3 – Fluxograma

É uma ferramenta da qualidade utilizada para representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento e tornando a descrição do processo mais visual e intuitiva. Esta ferramenta aumenta a produtividade dos trabalhadores, pois a documentação do fluxo das atividades torna possível realizar melhorias e esclarece melhor o próprio fluxo de trabalho, sendo identificados os fatores problemáticos que não eram percebidos anteriormente, os quais poderão ser modificados para alcançar melhores resultados.

4 – Diagrama de Pareto

É um gráfico que mostra, de forma clara e objetiva, onde estão os problemas mais críticos de uma empresa. Logo, se trata de um método muito útil para identificar pontos de melhoria e monitorar a qualidade dos processos. De acordo com o Diagrama de Pareto, os processos podem ser classificados como:

  • Poucos-Vitais: processos que representam poucos problemas, mas que resultam em grandes perdas;
  • Muitos-Triviais: processos que representam muitos problemas, mas que resultam em poucas perdas.

Com esta ferramenta é possível mensurar os efeitos que uma ação pode causar, conhecer quais problemas são mais graves e ordenar aqueles que devem ser resolvidos primeiro. O Diagrama de Pareto também é conhecido como curva ABC ou gráfico de Pareto.

5 – PDCA

É um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos, no qual os passos utilizados são: Planejar, Fazer, Checar e Agir.

Com a utilização dessa ferramenta, cada processo realizado origina-se em um novo processo até que o produto ou serviço chegue ao cliente. Com isso, o ciclo está constantemente se renovando e melhorando, pois, cada etapa do processo é analisada.

Sua utilização consiste no aprimoramento de atividades (como projetos e processos essenciais para o funcionamento da organização) e na solução de problemas, grandes ou pequenos, que atingem essas atividades.

É importante lembrar que, embora as ferramentas de qualidade contribuam para que um determinado processo seja realizado de forma eficiente/eficaz, é fundamental ressaltar a importância da capacitação do Nutricionista como Gestor, para que essas ferramentas sejam aplicadas de maneira correta, pois senão corre-se o risco de ter resultados incorretos.

Leia também: Quais são os tipos de pós-graduação?

E aí? Você é formado, se identificou com a área e tem interesse em se especializar na área de alimentos? Conheça a pós-graduação em Gestão de Serviços em Alimentação:

O curso tem a intenção de capacitar o profissional na gestão em serviços de alimentação, através da aplicação de ferramentas e soluções em alimentos, de forma a controlar o gerenciamento de custo e cardápio, bem como minimizar o número de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA), tendo o comprometimento com a saúde da clientela atendida.

Na Pós Unigran Capital você tem professores Mestres e Doutores e mais de 100 horas práticas para aplicar todo conhecimento! Veja mais no site clicando aqui ou aqui para falar com um consultor e tirar suas dúvidas.

Garanta sua vaga na melhor instituição do Estado e faça sua pós naquela que é a Melhor de Verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami