fbpx
Biomedicina,  Pós-graduação

Aula Magna de Hematologia e Hemoterapia Laboratorial

“Funcionamento, rotinas e testes transfusionais” foi o tema da Aula Magna da pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial deste sábado (09). Tendo como convidada a Esp. Mariana Rodrigues Alves, biomédica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian ((HUMAP/UFMS/EBSERH), que atua na Agência Transfusional do HUMAP.

 

Mariana Rodrigues, que também é membro do Comitê Transfusional Inter-Hospitalar do Hemocentro Coordenador/MS tem vasta experiência em análises clínicas e imuno-hematologia. 

 

Em sua fala, discorreu sobre o funcionamento de uma agência transfusional – desde a coleta até o caminho e o destino final de todos os componentes – e apontou tanto os benefícios da hemoterapia quanto para quem é indicado.

 

Mas, o que é a Hematologia e a Hemoterapia?

 

A hematologia é o ramo da biologia e especialidade clínica que estuda o sangue e também órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios e baço).

 

A palavra é composta pelos radicais gregos: haima de “sangue” e lógos de “estudo, tratado, discurso”.

 

Já a hemoterapia é um tipo de tratamento em que uma quantidade de sangue é coletada de uma pessoa e, após processamento e análise, os componentes do sangue podem ser transfundidos para outra pessoa, ajudando no tratamento da doença e melhora de outro indivíduo

Sobre a área de atuação

 

A Hematologia e Hemoterapia destacam-se na atualidade como áreas promissoras, buscando cada vez mais profissionais qualificados e tornando necessária a formação de profissionais competentes e com possibilidade de atuação diversificada, mesmo pertencendo a área da saúde. 

 

Isso faz com que o mercado de trabalho seja cada vez mais competitivo e exija que o profissional busque aperfeiçoamento técnico e teórico.

 

Ao finalizar o curso, o profissional será capaz de:

 

  • Contribuir no diagnóstico e triagem durante uma investigação clínica e laboratorial; 

  • Ter conhecimento dos conceitos de Hematologia e seus componentes; 

  • Apresentar as principais técnicas laboratoriais utilizadas em bancos de sangue;

  • E, também, conhecer a estrutura organizacional de uma agência transfusional e seu funcionamento, bem como sua legislação pertinente.

 

Sobre o Curso

 

A especialização em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial é voltada para profissionais com formação superior nas áreas de Ciências Biológicas e da saúde: Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia/Bioquímica e Medicina Veterinária. E até mesmo professores da área biológica de terceiro grau; professores da área de Ciências e Biologia do segundo grau que queiram obter conhecimentos aprofundados em Hematologia e Hemoterapia.

 

A Coordenadora Pedagógica é Me. Suellen Rolon de Souza Silva. Graduada em Biomedicina com Habilitação em Análises Clínicas e Mestre em Biotecnologia. Especialista em Citologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC)/ TECNOMED Cursos – Especialista em Tomografia e Ressonância Magnética, e atualmente, Coordenadora de NTO do Laboratório Bioclínico. Suellen também tem experiência de 12 anos em laboratórios particulares e públicos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Objetivos do curso:

 

  • Proporcionar base científica e técnica atualizada para o profissional contribuir no diagnóstico e triagem durante uma investigação clínica e laboratorial.

  • Proporcionar conhecimento dos conceitos de Hematologia e seus componentes;

  • Apresentar a origem, formação e maturação das células sanguíneas;

  • Identificar os componentes de um esfregaço sanguíneo e suas alterações;

  • Compreender a função de cada componente bem como a sua relação de normalidade até a disfunção chegando às patologias.

 

Por que escolher a Pós Unigran Capital?

 

A Unigran Capital é reconhecida como um Centro Universitário inovador, com excelente infraestrutura e corpo docente altamente qualificado, as disciplinas do curso possuem componentes práticos e aprofundamento teórico, para que o pós-graduando tenha a melhor experiência educacional. Os laboratórios possuem equipamentos modernos e uma excelente estrutura para as mais de 90 horas de aulas práticas.

 

E aí? Você se interessou pela pós-graduação? Ainda é possível fazer a inscrição na especialização. As matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp no número (67) 9.9100-7272 ou clicando aqui.

 

A Pós Unigran Capital é a melhor para a sua carreira. Faça pós na melhor de verdade.

As aulas serão realizadas na Unigran Capital, na Rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro – Campo Grande/MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami