fbpx
Corpo de Bombeiros
Educação Física

Instrutor do Corpo de Bombeiros é egresso da Unigran Capital

Acadêmicos realizam avaliação física em militares do Corpo de Bombeiros

O Centro Universitário Unigran Capital recebeu militares do Corpo de Bombeiros do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF), para realizar a avaliação física final, da 2ª turma formada pelo curso, elaborada pelos acadêmicos de Educação Física dos últimos semestres.

 

Egresso do curso de Educação Física, habilitado em licenciatura e bacharelado da Unigran Capital, o Subtenente Adonias Garcia da Silva é um dos Instrutores do CPCIF do Centro de Proteção Ambiental (CPA) e conta que 11 militares foram formados pelo curso que durou 60 dias e agora são técnicos em incêndios florestais.

 

“Durante o curso os militares passam por muitas atividades físicas dentro do Pantanal, local onde ocorrem os maiores índices de incêndio em Mato Grosso do Sul, e o monitoramento e condicionamento físico é uma das variáveis, que habilitam os militares a alcançar com êxito a conclusão da formação”, explica o subtenente .

 

A parceria da Unigran Capital com o Corpo de Bombeiros evidencia o ensino e extensão, pilares do Centro Universitário, que juntamente com Laboratório de Avaliação Física os acadêmicos do último ano do curso de Educação Física, realizaram teste na prática de composição corporal, avaliações cardiorrespiratórias, testes de força e de mobilidade.  Segundo o professor Me. Geovany Bisol as avaliações finais servem para diagnosticar as condições do militar após o curso e comparar a evolução física.

 

“Realizamos o teste inicial e agora dois meses depois, realizamos o teste final para fazer um comparativo que avalia o próprio curso  para ver se os militares saem mais preparados fisicamente ou mais fadigados, então essa métrica qualifica o profissional evitando qualquer tipo de risco da sua saúde, finaliza o professor.

 

Fazer as avaliações tanto iniciais quanto finais faz com que o treinamento militar seja mais eficiente, e fortalece as práticas profissionais que os acadêmicos aprendem em sala de aula com as avaliações físicas. Além da credibilidade ao curso acompanhado de um instrutor formado em Educação Física, para fortalecer os ciclos de treinamento, que evita lesões e fadigas que podem interromper a formação do militar por conta de uma não correção do exercício físico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami