fbpx
Psicologia forense
Pós-graduação

Por que estudar Psicologia Forense?

Sabemos que a Psicologia Forense é responsável por analisar as capacidades psíquicas de réus, bem como seus comportamentos em processos jurídicos e investigativos.

É um campo que foi desenvolvido em meados do ano 1911 na Europa e durante a década de 30 no Brasil.  É uma área que envolve tanto a Psicologia quanto o Direito, e seu objetivo é investigar o comportamento dos indivíduos envolvidos em casos jurídicos.

Apesar de ser uma área mais recente em território brasileiro se comparada às outras do ramo da Psicologia há um grande destaque para essa profissão atualmente. Segundo as pesquisas do portal Salário, a demanda por psicólogos forenses teve um aumento relativamente alto nos últimos anos, visto que o piso salarial sofreu uma variação de aproximadamente 40,26%.

Sendo assim, o mercado de trabalho está se tornando favorável para os psicólogos que desejam se especializar nesse ramo, inclusive com a alternativa de prestar concursos públicos e conquistar cargos bastante conceituados. Leia mais sobre o assunto abaixo:

Psicologia Forense: o que faz o profissional dessa área?

Dito que o psicólogo forense atua como um agente analítico de processos jurídicos, está em suas atribuições, justamente, analisar a condição psicológica dos envolvidos para a identificação de um possível comportamento suspeito.

Além disso, a psicologia forense investiga os casos em pauta protegendo os direitos estabelecidos pela lei, e assim, responde de forma legal na condução do processo.

Dentre as principais funções desse profissional, estão as seguintes:

  • Coleta e análise das informações relacionadas ao indivíduo;
  • Análise do comportamento humano;
  • Elaboração de inquéritos;
  • Apresentação de provas e resultados obtidos.

Apesar de o principal campo ser o direito penal, muitos profissionais da psicologia forense atuam em áreas como direito civil e trabalhista, como veremos pela frente.

De modo geral, a sua atuação se dá durante todo o processo judicial, pois é esse profissional que deve responder às perguntas e sanar as dúvidas dos outros profissionais da justiça, encarregados pelo caso.

Hoje em dia, a demanda por psicologia forense abrange diversas áreas e possibilita muitos ambientes de atuação, sendo eles:

  • Unidades de pesquisa;
  • Centros judiciais;
  • Estabelecimentos de saúde psicológica prisional;
  • Instituições de apoio às vítimas de crimes.                  

Onde o Psicólogo Forense pode atuar?

Apesar da figura do psicólogo forense ser comumente relacionada aos tribunais, os campos de atuação são diversos, bem como os ambientes em que esse profissional se faz necessário.

Dentre os principais ramos, pode-se citar a presença desse profissional em:

  • Centros socioeducativos,
  • Presídios e unidades de detenção,
  • Programas de reeducação,
  • Centros de apoio a vítimas,
  • Abrigos,
  • Perícia criminal, entre outros.

A grande parte dos psicólogos forenses trabalham como servidores públicos, ou seja, são concursados e atuam em instâncias governamentais. Contudo, também existem profissionais autônomos, que prestam, por exemplo, serviços de consultoria.

É preciso ressaltar também que a figura do psicólogo forense não está vinculada exclusivamente ao Direito Criminal e Penal. 

Leia também: Avaliação e Perícia Psicológica: o que é?

Além de atuar na esfera criminal, o psicólogo forense pode, por exemplo, atestar a capacidade para os atos da vida cível, como em casos de tutela e curatela em que pessoas com deficiência e idosos podem discutir em juízo se eles são aptos a cuidar e gerir a própria vida.

Por sua vez, o mercado de trabalho para essa área está cada vez mais amplo e competitivo, tendo em vista a crescente demanda por profissionais que atuam dentro do contexto de segurança pública.

Nesse sentido, além da sua função principal de análise comportamental e auxílio jurídico, o psicólogo forense também tem uma importante função social, assegurando os direitos à ressocialização, ao tratamento adequado e à dignidade da pessoa humana.

Ainda, esse profissional também é essencial para o estudo do quadro psíquico social, o qual se agrava com o aumento da violência e da desigualdade social.

O mercado de trabalho para a Psicologia Forense

Como já mostramos para você, a demanda atual é elevada, e tende a crescer ainda mais. De acordo com o portal Dissídio, o piso salarial do psicólogo forense pode variar entre R$ 3.000,00 e R$ 6.000,00, dependendo da região em que o profissional está atuando.

Mesmo dentro da psicologia forense que já é uma especialização, o profissional pode optar em atuar em outros dois campos, ainda mais segmentados:

  • Psicologia Criminal

Esse campo é voltado especialmente para os efeitos, manifestações e aspectos relacionados ao comportamento de um criminoso, suas delinquências e delitos.

  • Psicologia Jurídica

Em contrapartida, essa área é mais direcionada aos conhecimentos teóricos aplicados no campo do Direito, podendo eles serem desvinculados à criminologia.

Chegamos ao fim desse conteúdo, você ficou com alguma dúvida? Se sim, entre em contato com a nossa equipe! A Pós Unigran Capital está disposta a te ajudar a ser um especialista qualificado e de qualidade.

Clique aqui, fale com nossa equipe e vem ser um profissional #MelhorDeVerdade.

Evento gratuito de Psiquiatria Forense para Psicólogos e público geral

Participe da palestra com a renomada Prof° Dra. Hilda Morana e aprenda com a melhor profissional da área da Psiquiatria!

TEMA: Psiquiatria Forense

DATA: 19 de agosto de 2022

HORÁRIO: 19h

Conheça a palestrante Dra. Hilda Morana: 

Dra. Hilda possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (1979), Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1984) e Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (2004). Médica perita do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtornos da Personalidade, Rorschach, Perícia, Psiquiatria Forense e é a Fundadora do Ambulatório de Transtornos da Personalidade do Ipq-HC FMUSP. Também é Psiquiatra do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Inscreva-se na Palestra de Psiquiatria Forense clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami