fbpx
Enfermagem

Enfermagem da Unigran Capital participa na linha de frente da vacinação contra Covid-19

Acadêmicos fazem parte da equipe que realiza vacinação de idosos no drive-thru

Acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Unigran Capital estão participando da vacinação contra a Covid-19, no drive-thru instalado no parque Ayrton Senna, em Campo Grande. A expectativa é de que 20 acadêmicos do 7º semestre de Enfermagem participem da ação na linha de frente contra a doença durante todo o período de vacinação.

Na quinta-feira (4 de fevereiro), a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Karina Alvarenga e o diretor de Ensino e Extensão, Fernando Faleiros, estiveram representando a Unigran Capital na ação que teve presença das instituições de ensino superior de Campo Grande e do secretário municipal de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho.

A cada dia, quatro alunos de Enfermagem da Unigran Capital participam diretamente na vacinação dos idosos que vão até o local receber a dose contra a Covid-19. Eles atuam em conjunto com um profissional de Enfermagem formado. No dia 4, as acadêmicas Thaynara Rodrigues, Barbara Eloy, Suellen Benites e Jéssica Barela fizeram parte das equipes de vacinação.

A professora Karina explica que a Unigran Capital atua na vacinação como parceira da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O órgão solicitou acadêmicos para atuar na linha de frente da ação contra a Covid-19 e os requisitos foram: disponibilidade de horário (os acadêmicos são do período noturno); conhecimento nas áreas afins e experiência na aplicação de vacinas. Os acadêmicos da Instituição ficam no drive-thru das 13h às 18h, de segunda a segunda-feira.

“Para o curso de Enfermagem, é uma satisfação estar com a Sesau na linha de frente para o atendimento à população. Os nossos acadêmicos estarem aqui, é uma valorização para a gente, começando pela questão da profissão, a questão do conhecimento - porque existe troca de conhecimento dentro desse movimento todo - e, também, a questão deles [acadêmicos] estarem próximos da rotina, da prática e da vivência que precisam ter conforme a sua formação”, destaca a coordenadora.

Para a acadêmica Thaynara Rodrigues, participar da vacinação é uma experiência única. “É uma experiência incrível. Primeiro, porque estamos na linha de frente e é uma coisa que a faculdade proporcionou, e também, estamos aqui aprendendo com profissionais de Enfermagem formados e participando desde o início de todo o processo”, conta a aluna.

A acadêmica Suelen Borges diz que é uma grande satisfação participar de uma campanha desse porte. “Ter a experiência de estar aqui, ajudar as pessoas, isso é muito importante em um momento histórico como esse. Estou muito grata por ter essa oportunidade”, comenta.

O diretor de Ensino e Extensão, Fernando Faleiros, destaca que a participação dos acadêmicos da Unigran Capital na vacinação contra a Covid-19 reforça a missão institucional da Unigran Capital, voltada às questões do desenvolvimento local e regional.

 “A partir das suas práticas de ensino e calçada nos seus valores institucionais, principalmente no foco central ao aluno e no desenvolvimento da Ciência, a Instituição vem participando em parceria com a Sesau dessa ação no drive-thru de vacinação da população campo-grandense contra a Covid-19. Nossos alunos estão aqui presentes, representando a nossa Instituição,  consolidando a nossa participação e reforçando a importância das práticas profissionais no desenvolvimento da nossa formação acadêmica para a vida”, finaliza Faleiros.

Drive-thru

O cronograma de imunização contra a Covid-19 do público idoso estabelecido pela Prefeitura de Campo Grande segue com atendimento de pessoas com 90 e 91 anos. A vacinação está disponível no período da tarde, de 13h às 17h, em 18 unidades. O atendimento também está sendo  feito mediante agendamento pelo sistema drive-thru, no Parque Ayrton Senna.

Pessoas com idade entre 65 e 74 anos já podem se cadastrar no sistema de identificação prévia para a vacinação contra a Covid-19 da prefeitura de Campo Grande. O cadastramento, apesar de não ser obrigatório, irá agilizar o atendimento de quem deve ser vacinado reduzindo o tempo de permanência no local da imunização.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Campo Grande.

Estude enfermagem na Unigran Capital: Acesse: unigran.br/campogrande/cursos/graduacao/presencial/enfermagem/

Texto: Wendy Tonhati | Comunicação Unigran Capital

Fotos: Raysa Lopes | Comunicação Unigran Capital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami