Unigran Capital

Afinal, vale a pena fazer faculdade de Enfermagem? Saiba neste post

Quem se interessa pela área da saúde geralmente se pergunta se fazer faculdade de Enfermagem vale a pena. Muito importante para a sociedade, essa profissão trabalha no intuito de promover, conservar e recuperar a saúde das pessoas, em parceria com médicos e psicólogos, entre outros profissionais.

Nos dias atuais, a área da saúde vive uma fase de crescimento no Brasil. Isso porque, com o aumento da expectativa de vida, mais cuidados médicos são necessários para a população. Nesse caso, você que tem interesse pelo ramo já não precisa optar entre vocação ou mercado para alcançar o sucesso profissional.

Neste post, explicaremos alguns detalhes sobre o curso, além de enumerar as principais vantagens de atuar nessa área. Sendo assim, se você pensa em fazer faculdade de Enfermagem, vale a pena continuar lendo este post!

O que esperar da faculdade de Enfermagem?

Vamos começar contextualizando a profissão, explicando sobre o que é o curso e quais são as matérias estudadas, com um breve detalhamento da sua grade curricular.

Como se sabe, os enfermeiros são imprescindíveis em clínicas e hospitais e também têm a possibilidade de realizar atendimentos domiciliares. Entre suas funções, as principais são coletar dados de saúde de um paciente e definir os passos a serem executados por uma equipe de trabalho.

Esse é o profissional responsável pela administração de medicamentos, curativos, higiene e alimentação. Já no âmbito da saúde coletiva, realiza trabalhos educativos e atua na prevenção de doenças em comunidades. No campo acadêmico, pode fazer pós-graduações e se capacitar para ministrar aulas práticas e teóricas de cursos da área, além de desenvolver pesquisas científicas.

A faculdade de Enfermagem é um bacharelado com duração de 5 anos que tem, em sua grade curricular, diversas disciplinas, tais como Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Nutrição, entre outras. Para mais, a formação de profissionais mais humanos ocorre por meio de disciplinas como atenção à Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Ética, Bioética e Legislação, por exemplo.

Em média, o curso tem uma mensalidade que fica em torno de R$ 1.000,00 e é ofertado em grande parte das instituições de ensino superior no nosso país. Por isso, é importante observar as condições que cada uma oferece antes de decidir onde estudar. A qualidade dos laboratórios, por exemplo, deve ser um pré-requisito essencial no processo de escolha.

Como é o perfil do profissional dessa área?

Para exercer a profissão com eficiência, o enfermeiro precisa apresentar algumas características importantes. A seguir, conheça algumas delas.

Empatia

No dia a dia, o enfermeiro se depara com os mais variados problemas de saúde enfrentados pelos pacientes. Diante de uma realidade como essa, algumas pessoas reagem com indiferença e até falta de sensibilidade.

Contudo, uma vez que a Enfermagem pode ser definida resumidamente como a arte de cuidar, a empatia é imprescindível para que o profissional seja capaz de realizar o seu trabalho com humanidade. A partir do momento em que o enfermeiro consegue se colocar no lugar do outro e compreender sua dor, um tratamento mais humanizado se torna possível.

Equilíbrio emocional

Pelo mesmo motivo que acabamos de citar — a dura realidade de quem enfrenta uma doença —, também há pessoas que se envolvem com a situação a ponto de ficarem profundamente abaladas. O enfermeiro, no entanto, precisa saber lidar com as próprias emoções para não ficar sobrecarregado pelo cotidiano da profissão.

Logo, o equilíbrio emocional é uma das características primordiais para o sucesso desse profissional. Desse jeito, o enfermeiro consegue ser empático sem se deixar envolver excessivamente, a ponto de ter o seu desempenho e até mesmo o seu bem-estar comprometido.

Senso de liderança

Muita gente não sabe, mas uma das possibilidades de atuação do enfermeiro é na gestão de equipes formadas por outros profissionais da área, como os técnicos e auxiliares de Enfermagem. Assim, a liderança é um traço muito bem-vindo no perfil de quem decide por essa carreira.

Outro contexto em que a liderança é necessária é na hora de tomar decisões emergenciais. Em geral, há pessoas que ficam paralisadas diante de um momento assim, enquanto outras reagem com ações que procuram resolver o problema. O enfermeiro deve ser alguém que toma atitudes.

Habilidade para se comunicar

Em razão da necessidade de trabalhar em equipe e no atendimento ao público, quem escolhe fazer faculdade de Enfermagem precisa ter facilidade para se comunicar. Isso é fundamental não só para ter condições de orientar a equipe quanto para ouvir os colegas.

Do mesmo modo, o contato com os pacientes exige habilidade de saber escutar as queixas e demandas de pessoas que estão sob estresse. Por isso, o enfermeiro deve se comunicar com paciência e respeito pelo próximo.

Fazer faculdade de Enfermagem vale a pena?

Ajudar o próximo é um desejo que toca o coração de qualquer pessoa de bem. Nesse sentido, o profissional da saúde, além de ter conhecimentos científicos e técnicos, precisa demonstrar a capacidade de atuar com maturidade e ética.

Esse desenvolvimento pessoal é necessário devido à grande responsabilidade da profissão, que normalmente envolve uma rotina estressante de procedimentos cruciais. Como mencionamos, tal rotina envolve lidar com dores e emoções de outras pessoas, exigindo controle emocional de quem trabalha na área.

Com isso, associado ao cultivo do respeito pela vida e pelo ser humano, um enfermeiro amadurece pessoalmente, uma vez que tem a oportunidade de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para as pessoas altruístas, com vocação e prazer em ajudar o próximo, o curso de Enfermagem vale a pena, sendo, inclusive, uma das melhores opções. Se você possui essa característica, essa é uma das alternativas de graduação para considerar.

Essa profissão possibilita ao enfermeiro a oportunidade de trabalhar com o salvamento de vidas, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal e a humanização. Tais benefícios são possíveis graças à evolução de virtudes como a paciência, tão necessária para os profissionais da área.

Ademais, fazer faculdade de Enfermagem proporciona uma extensa área de atuação no mercado de trabalho. Com tantas possibilidades, como veremos em mais detalhes a seguir, o enfermeiro ainda pode ocupar cargos de liderança, o que permite um crescimento importante na carreira. Consequentemente, as boas remunerações também aparecem como uma vantagem de escolher essa profissão.

Quais são os campos de atuação do enfermeiro?

Dentro da carreira de um enfermeiro, existem diversas possibilidades de atuação. Essa é uma das grandes vantagens dessa profissão, quando comparada às demais. Abaixo, confira algumas das principais campos de trabalho na Enfermagem:

  • hospitais;
  • clínicas médicas;
  • empresas;
  • equipes de resgate;
  • Enfermagem estética;
  • Enfermagem offshore, em navios e plataformas marítimas;
  • ensino, por meio de aulas ou orientações de projetos de pesquisa;
  • área forense;
  • laboratórios;
  • auditorias;
  • pesquisa clínica;
  • gestão de projetos;
  • gestão da qualidade;
  • homecare, que é a assistência domiciliar.

Esse grande leque de oportunidades permite que o estudante de Enfermagem flutue por diversas áreas, conhecendo cada uma delas e suas vertentes de atuação. Desse modo, você terá a oportunidade de escolher o trabalho mais coerente com as suas preferências pessoais.

Como se caracteriza o mercado de trabalho para a área de Enfermagem?

Como consequência da extensa amplitude de possibilidades, o mercado da Enfermagem, atualmente, é um dos que mais cria postos de trabalho no Brasil. Vale ressaltar que a maioria dos profissionais da área tem formação em cursos técnicos, o que torna a graduação ainda mais valiosa para a sua carreira.

Além do aumento da expectativa de vida, o crescimento da preocupação da sociedade com a saúde e bem-estar também ocasiona um aumento da demanda por enfermeiros. Outro fato relevante para a Enfermagem foi a instituição de leis que obrigam os convênios de saúde a oferecer internação e tratamento domiciliar.

Nessa perspectiva, os maiores geradores de emprego do setor são os hospitais particulares, principalmente no Sudeste, no Sul e no Norte do país. Sendo assim, a demanda por mão de obra qualificada é alta, especialmente para cargos relacionados à responsabilidade técnica de projetos, gestão e liderança.

O trabalho de Enfermagem é bem remunerado no Brasil. De maneira geral, a média salarial de um enfermeiro é um pouco mais do que R$ 3 mil por mês. Os números se tornam ainda mais convidativos ao levar em conta que a carga horária permite o trabalho em mais de um emprego, propiciando o aumento dos rendimentos pessoais de cada profissional.

Uma alternativa para iniciar a carreira com bons ganhos é ir para as cidades interioranas. Nesses locais, como em pequenas cidades, existe uma alta demanda por profissionais da saúde. Isso porque a maioria está concentrada nos grandes centros urbanos.

Ainda é importante salientar que, quanto maior a sua qualificação, maiores serão as chances de alcançar altas remunerações. Esse mercado valoriza consideravelmente as extensões, tais como pós-graduações e especializações. Essas iniciativas são fundamentais, principalmente para os que desejam construir carreira no setor público ou em cargos de gestão.

Assim, fica evidente que a Enfermagem é uma excelente opção de atuação profissional no Brasil. Desse jeito, pessoas dedicadas a ajudar o próximo — com interesse também em promover, conservar e recuperar a saúde da sociedade — conseguem um reconhecimento merecido pelo seu esforço.

Fazer faculdade de Enfermagem proporciona desenvolvimento profissional, além de oferecer uma grande amplitude de possibilidades de atuação, associadas a um mercado que cresce e remunera muito bem. Essa é uma alternativa relevante para os dias de hoje no Brasil, principalmente no momento de crise vivido no país.

Então, entendeu por que a Enfermagem vale a pena? Que tal conferir mais posts como este e aprender sobre outras profissões? Curta a nossa página no Facebook e não perca as nossas próximas publicações!

Bitnami