fbpx
mulheres
Psicologia

Curso de Psicologia da Unigran Capital atende mulheres mastectomizadas e em situação de violência doméstica

Durante a celebração dos 11 anos do curso de Psicologia do Centro Universitário Unigran Capital, foi firmada uma parceria ao final de agosto, com o várias instituições entre elas a Casa da Amizade de Campo Grande, Rotary Club, Casa da Mulher Brasileira, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande para realização do Programa Saúde Mental – Conectar para Acolher, para atender mulheres.

O lançamento do projeto aconteceu na última terça-feira (27), para validar esse convênio e iniciar os trabalhos, com uma palestra proferida pela Coordenadora e Professora sobre o tema: “ A importância de cuidarmos de nossa saúde emocional”, na a Fundação dos Rotarianos do Mato Grosso do Sul com com apoio do Conselho Regional de Psicologia – CRP14 e contou com a presença do Diretor Acadêmico da Unigran Capital Prof. Me. José Alexandre Santos.

Preocupada com as consequências devastadoras da saúde mental afetada, o projeto visa oferecer apoio psicológico para a promoção da saúde emocional em casos de mulheres mastectomizadas e em situação de violência doméstica, pois receber o diagnóstico de câncer de mama quanto vivenciar situações de violência doméstica e familiar gera grande repercussão no estado emocional, psicológico, físico e social das mulheres, tendo tais situações intensificadas pela Covid-19, agravando a ansiedade e a depressão.

Para a Prof. Dr. Jucimara Zacarias, o projeto agrega aos acadêmicos oportunidades para um contato com a demanda real de atendimento psicológico individual e grupal, além de grupos de estudos nas temáticas do projeto e com a psicologia.  “Como campo de estágio podemos contribuir no sentido intervindo com técnicas para que as mulheres tenham mais saúde mental mesmo tendo um evento estressor em suas vidas”, afirma a professora.

As atividades do programa estão organizadas nas seguintes modalidades: Um grupo terapêutico mulheres mastectomizadas – Acolhidas no grupo até oito mulheres, duas estagiárias (com a supervisão da Profas Jucimara Zacarias Martins e Walkíria Santana Garcia Cristaldo) e uma supervisora local da Fundação (Psicóloga Giovanna Liz O. Mantovani). Uma vez na semana; Atendimentos individuais para mulheres em situação de violência doméstica – São acolhidas até 6 mulheres, duas estagiárias (com a supervisão da Profa Iara Meireles) e uma supervisora local da Fundação (Psicóloga Giovanna Liz Mantovani). Acontece duas vezes na semana com agendamento prévio; Um grupo de estudo na temática: Violência doméstica, com a participação das acadêmicas estagiárias e supervisora local da Fundação. 

Os encontros serão organizados por meio de um cronograma com as datas dos encontros e temáticas. A meta é realizar atendimentos, que serão realizados duas vezes por semana, através de acompanhamento psicológico, gratuito em razão da vulnerabilidade emocional, física e financeira do público.

Esse projeto consolida boa parte da missão institucional e dos valores que a Unigran Capital faz que expressam responsabilidade social, em relação à comunidade, com isso abre espaço para que os acadêmicos possam fazer atividades práticas e atender uma parcela da população que precisa dos serviços que a instituição oferece no processo de formação dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami