fbpx
Psicologia

Psicologia da Unigran Capital auxilia crianças com a retomada das aulas presenciais

Dificuldades com o aprendizado é a grande demanda dos atendimentos

Durante os dois anos de pandemia a educação foi um dos setores que mais sofreram modificações. Com as aulas onlines, muitas crianças não se adaptaram e sofreram para absorver o conteúdo passado, por isso, o retorno das aulas presenciais trouxe à tona vários casos de dificuldades de aprendizagem, além de chamar atenção para a saúde emocional de adultos e crianças nesses mais de dois anos de pandemia. 

 

Grandes foram os impactos da pandemia com o processo de ensino e aprendizagem de diferentes e diversas formas. Pode-se citar, por exemplo: a desigualdade social e material; as dificuldades de acesso às ferramentas de internet, necessárias ao ensino remoto; os impactos na socialização, devido ao distanciamento físico; o acolhimento entre equipe escolar e estudantes; as violências e violações de direitos aos quais as famílias, crianças e adolescentes perpassam; as próprias questões de saúde mental; o desemprego; as perdas familiares; entre outros aspectos.

 

Tendo conhecimento da necessidade de se agir em prol disso, o curso de Psicologia do Centro Universitário Unigran Capital criou um projeto para atender a demanda da Secretaria Estadual de Educação. O objetivo da iniciativa é oferecer um serviço gratuito de avaliação aos alunos e depois de classificado, fazer o devido encaminhamento para atendimento na Clínica Escola de Psicologia da Unigran Capital. 

 

Segundo a coordenadora adjunta do curso na Unigran Capital, Jucimara Zacarias, a necessidade abraça tanto o compromisso social da instituição quanto a necessidade de estágio para os alunos do curso de psicologia. “Vimos uma oportunidade de ter um campo de estágio para os alunos e de ter a Unigran cumprindo seu papel de responsabilidade social. Dentro do projeto trabalharemos em conjunto com as escolas e os pais para uma evolução das crianças”, explica ela. 

 

O projeto hoje engloba avaliação dos alunos com dificuldade de aprendizagem e avaliação clínica – parte afetiva -, mas ainda segundo a coordenadora adjunta do curso, no segundo semestre a ideia é implementar oficinas de prevenção e promoção da saúde dentro da escola e orientação profissional para os jovens. “Em decorrência da pandemia tivemos que trabalhar somente dentro da clínica, mas nosso objetivo é começar a fazer o trabalho nas escolas”, explica ela. 

 

60% da demanda dentro da Clínica Escola de Psicologia da Unigran Capital é infantil. Muitos casos vêm encaminhados através das escolas, porém a procura pelos pais de forma direta também é grande. A queixa em sua maioria é a dificuldade de aprendizagem. “É de grande importância dar esse suporte psicológico para as crianças e os pais. Durante esse período nós tivemos muitas mudanças no estilo de vida e nas metodologias de ensino.  Algumas crianças aderiram ao online e outras não, por isso vamos ter sim uma lacuna nos processo de aprendizagem”, explica a coordenadora adjunta Jucimara.

 

Ainda segundo ela, algumas crianças já apresentavam certas dificuldades específicas e por isso, hoje é preciso acompanhar de perto o desenvolvimento delas. “Também tivemos pais que perderam seus empregos e crianças que perderam seus pais. É um momento delicado onde o cuidar é extremamente necessário. E oferecer esse serviço gratuito para as escolas e para as crianças é um suporte para o desenvolvimento emocional e cognitivo deles.”

 

Segundo a Coordenadoria de Psicologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação (COPED) os atendimentos da Clínica Escola de Psicologia da Unigran Capital tem contribuído para o atendimento das demandas de saúde mental dos estudantes inseridos na Rede Estadual de Ensino. “Essa parceria garante o atendimento sem custo para os estudantes da Rede Estadual de Ensino e seus pais e responsáveis e traz celeridade às demandas que precisam de atendimento imediato e urgente e que, muitas vezes, se esbarram em longas filas de espera em outros espaços”, enfatiza a coordenadoria.

 

Clínica Escola 

 

A Clínica Escola de Psicologia da Unigran Capital atende de forma gratuita. Para agendar seu horário basta entrar em contato através dos telefones (67) 3389-3362 / (67) 99206-5326. Depois de agendado, é realizada uma triagem para então ser encaminhado ao atendimento direto. “É feito uma triagem mas também temos plantão psicológico. Caso alguém não esteja se sentindo bem, pode vir aqui e nós atenderemos e faremos o encaminhamento para o que ela precisa”, finaliza a coordenadora adjunta Jucimara Zacarias.   

 

Endereço: Rua José Antônio, nº 1984, ao lado do Corpo de Bombeiros. Telefone: (67) 3389-3362 / Celular: (67) 99206-5326.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami