fbpx
EJA
Huby Educacional

Você sabe a diferença de EJA, Supletivo e ENCCEJA?

Estudar é uma necessidade para crianças, jovens e adultos. Porém, muitos jovens e adultos pararam na primeira etapa, enquando ainda eram crianças. 

Os motivos são diversos. Gravidez na adolescência, necessidade de trabalhar e ajudar a família ou até dificuldade na aprendizagem e falta de incentivo.

A boa notícia é que para as pessoas que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a Legislação, existe a chance de ter acesso a essas etapas da escolaridade.

Isso acontece por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino para pessoas que se encaixam nessas características. 

E você sabe que existem diversos termos usados para designar a modalidade de educação destinada aos jovens e adultos. Afinal, houve mudanças de termos ao longo dos anos e por isso, neste post, vamos esclarecer as diferenças.

Primeiro, é importante entender que são três as categorias mais conhecidas: Supletivo, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Mas, como diferenciar?

Supletivo

O supletivo é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que na idade adequada não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio. Desta forma, mesmo depois de adultos ou até na terceira idade qualquer pessoa poderia concluir seus estudos submetendo a aulas especiais destinadas a esta modalidade em escolas públicas ou particulares.

E qual a diferença entre supletivo e EJA?

Na prática não há diferença alguma, o que acontece é que o termo supletivo era usado antigamente e abrangia a educação para pessoas já na idade adulta, tanto para o 1º grau como para o 2º grau. Atualmente esse tipo de educação recebeu um novo nome que passou a ser chamado de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Em termos práticos, ambos significam a mesma coisa. Pois tanto no passado quando se chamava Supletivo, assim como hoje que é chamado de EJA, essa modalidade de educação é destinada para formação de certificação de pessoas que não concluíram seus estudos na idade ideal e desejam fazer agora depois de jovens ou já na idade adulta.

É importante considerar que a idade mínima para uma pessoa fazer a EJA é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Os alunos que estiverem abaixo desta faixa de idade deverão matricular-se na escola regular e não na modalidade EJA.

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Como já citado, a sigla EJA é de Educação de Jovens e Adultos, nome adotado para a antiga modalidade supletiva. Na verdade, é apenas um nome diferente para a mesma modalidade. É o termo atual usado pelo governo através do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação no Brasil e demais escolas que operam a modalidade.

A EJA é ofertada tanto no ensino presencial, como à distância (EAD), com o objetivo principal de democratizar o ensino da rede pública no Brasil. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, o programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio. Confira:

  • EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano.
  • EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades.

Leia: Porque terminar o Ensino Médio fazendo EJA?

ENCCEJA

O ENCCEJA é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Trata-se de uma avaliação aplicada anualmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Este é um programa do Ministério da Educação realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação.

O ENCCEJA visa também a certificação de pessoas que moram no exterior e a população carcerária. 

Uma das vantagens da prova do ENCCEJA, é que aqueles que não atingirem o desempenho necessário para obter o certificado completo ainda poderão solicitar o atestado parcial de conclusão nas áreas de conhecimento nas quais atingiu a nota necessária. A partir disso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas com a EJA.

A Huby Educacional

A Huby é uma Instituição de Ensino que oferece a etapa do Ensino Médio na modalidade EJA. Na Huby você pode concluir seus estudos em até 3 meses pagando em até 10x.

Se você sonha em concluir o Ensino Médio ou conhece alguém que almeja por essa conquista, a Huby Educacional é a solução. 

O certificado de Conclusão da EJA Huby Educacional é credenciado e reconhecido pela SED/MS (Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul).  

Além disso, a Huby conta com Qualidade Unigran Educacional e isso significa que com a gente você pode crescer! E tem mais: concluindo a EJA com a Huby você ainda tem 30% de desconto para estudar na Unigran Capital!

A Huby te ajuda a abrir portas para a sua carreira e realização dos seus planos! Fale com a gente! Acesse nosso site: hubycursos.com.br ou tire suas dúvidas no WhatsApp clicando aqui.

EJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami