fbpx
Pós-graduação

Você conhece a área da Hematologia e Hemoterapia Laboratorial?

A Hematologia é a área que estuda o sangue, já a Hemoterapia está relacionada com o emprego terapêutico do sangue. A especialidade estuda, principalmente, os elementos que compõem o sangue, como as hemácias e leucócitos – glóbulos vermelhos e glóbulos brancos – e as plaquetas.

Se você se interessa pela área fica com a gente e confira os principais abaixo.

O que estuda a área de Hematologia e Hemoterapia?

A especialidade da área de Hematologia e Hemoterapia é investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico. E, também, todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue.

Além disso, a produção do sangue e dos seus elementos constituintes são estudados, bem como órgãos onde eles são produzidos. Ou seja, o profissional da área deve deter vasto conhecimento sobre o funcionamento da medula óssea, dos linfonodos e do baço. 

A normalidade do sangue e dos órgãos hematopoiéticos são um grande fator de preocupação aos hematologistas. Afinal, estes também estudam e diagnosticam as doenças relacionadas ao sistema sanguíneo.

Hematologia na prática

A especialidade da Hematologia produz ricas contribuições ao campo científico, pois é uma das que mais estuda a fisiopatologia das doenças, além de ser a responsável pela descoberta de novos medicamentos, tratamentos e diagnósticos. 

É uma especialidade, que investiga, diagnostica e trata doenças como:

  • Anemias (congênitas ou adquiridas);
  • Leucopenias (redução das células brancas de defesa do corpo);
  • Hemofilia e outros distúrbios de coagulação (púrpuras, por exemplo);
  • Leucemia agudas e crônicas, linfomas, mieloma múltiplo;
  • Hemocromatose;
  • Hemoglobinopatias (como doença falciforme e talassemias, por exemplo);
  • Trombofilias (tendência a apresentar trombose).

A área também realiza exames como mielograma e biópsia de medula, colhendo e analisando o material.

Resumindo, a Hemoterapia é a especialidade que utiliza sangue e seus componentes e derivados para tratar doenças, hematológicas ou não, assim como auxiliar no tratamento de grandes queimaduras, politraumatismos e cirurgias.

O Hematologista e Hemoterapeuta, atua tanto na assistência clínica direta em consultórios e hospitais, quanto em laboratórios e em bancos de sangue.

Você já pensou em se especializar em Hematologia e Hemoterapia?

A Pós-Graduação em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial na Unigran Capital é constituída de aulas práticas e teóricas. Ainda habilita e capacita o profissional para atuar em laboratórios de Hematologia, Hemoterapia Clínica, Pesquisa e Ensino.

As aulas práticas são realizadas em laboratórios com infraestrutura adequada e tecnológica, com mais de 90 horas de aulas práticas, além do corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados para capacitar o aluno a desenvolver técnicas laboratoriais relacionadas à Hematologia e Hemoterapia Laboratorial.

Os objetivos do curso e te qualificar e preparar para o mercado de trabalho, como por exemplo:

  • Proporcionar a formação continuada do profissional com curso superior nas áreas da saúde, além de atuar, supervisionar e lecionar nas áreas de Hematologia e Hemoterapia com abordagem teórico-práticos simples e avançados na mesma;
  • Qualificar a formação teórico-prática dos profissionais que atuam, ou pretendem atuar no setor de hematologia e hemoterapia em laboratório de análises clínicas, bancos de sangue e/ou pesquisa;
  • Contribuir para o desenvolvimento de estudos na área de hematologia e hemoterapia para melhor compreensão das patologias;
  • Fomentar e estimular a utilização de novas técnicas diagnósticas no setor de hematologia e hemoterapia;
  • Permitir a otimização dos métodos diagnósticos utilizados para a detecção e diagnósticos nas patologias hematológicas.

Ao finalizar o curso o profissional será capaz de contribuir no diagnóstico e triagem durante uma investigação clínica e laboratorial; ter conhecimento dos conceitos de Hematologia e seus componentes; apresentar as principais técnicas laboratoriais utilizadas em bancos de sangue. E, também, conhecer a estrutura organizacional de uma agência transfusional e seu funcionamento, bem como sua legislação pertinente.

Quanto ganha um analista de Hematologia e Hemoterapia?

De acordo com site Medway, a remuneração estimada para um Analista de Hematologia e Hemoterapia é de R$ 4.902 por ano no Brasil. Esse número representa uma média e é baseado nos salários coletados dos usuários do site.

Ainda é possível fazer a inscrição na especialização. As matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp no número (67) 9.9100-7272 ou clicando aqui.

A Pós Unigran Capital é a melhor para a sua carreira. Faça pós na melhor de verdade.

As aulas serão realizadas na Unigran Capital, na Rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro – Campo Grande/MS.

Leia mais sobre as nossas pós-graduações no blog aqui ou no nosso site: unigran.br/campogrande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami