fbpx
EJA
Huby Cursos

Por que terminar o Ensino Médio fazendo EJA?

Se você ainda não deu continuidade nos seus estudos por vergonha ou por qualquer outro motivo, chegou a sua hora de concluir seu Ensino Médio com a EJA e de se deparar com um futuro cheio de realizações no ramo profissional.

A seguir conheça motivos para concluir seus estudos com a EJA.

O que é a EJA e como ela funciona?

A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade de ensino destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade certa. Assim, permite que o aluno retorne aos estudos e os conclua em menos tempo. O programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio.

  • EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9º ano.
  • EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de dezoito anos que não completaram o Ensino Médio. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para ingressar em universidades.

Afinal, qual a diferença entre a EJA e o Ensino Regular?

Como já citado, a EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que abrange todos os níveis da Educação Básica do país. Ela é destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. 

Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A EJA é tratada como um instrumento que tem como objetivo a eliminação das “discriminações e na busca de uma sociedade justa”.

Fundamentada pela Lei 9.394, de 20/12/1996 – LDB e Parecer CNE/CEB nº. 11/2000, responde por três funções Básicas:

Função Reparadorarestaura o direito de uma escola de qualidade e o reconhecimento de igualdade de todo e qualquer ser humano. Em que a cidadania estará assegurada por meio da assimilação de competências necessárias para a sua inserção no chamado novo mundo do trabalho;

Função Equalizadora deve ampliar e diversificar as oportunidades a todos aqueles desfavorecidos que buscam o acesso às escolas e ao Ensino, em diferentes níveis e períodos. Isto para que se restabeleça a trajetória escolar desse cidadão;    

Função permanente de qualificação – entende-se que em suas diferentes fases de existência e diante das exigências de sua formação pessoal e de sua formação profissional, instrumentos constantes de qualificação devem estar ao dispor de todos. 

Já o Ensino Regular refere-se ao Ensino Público Presencial praticado na Educação Básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, conhecido e utilizado pela grande maioria das pessoas.

Incluindo suas diversas modalidades,integração com a Educação profissional regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por seus princípios e por dispositivos complementares dela derivados, como Portarias, Resoluções e Pareceres dos Conselhos de Educação.  

Por que muitas pessoas abandonam os estudos?

Com o passar do tempo, o abandono do estudo pode resultar em um empobrecimento da população em termos de cultura e conhecimento.

A cada ano, um grande número de alunos menores de idade abandonam os estudos. Segundo o Censo Escolar de 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas na Educação Básica caíram 1,3 milhão em 4 anos.

Uma saída encontrada por muitas instituições são os relatórios de gestão escolar. A partir deles, é possível utilizar a tecnologia para mensurar o desempenho de cada aluno individualmente. Também se trata de uma maneira eficaz de identificar indícios que costumam aparecer antes que a evasão seja consumada de fato.

Para você entender melhor a evasão escolar, listamos abaixo os principais motivos que costumam desencadeá-la e dicas para resolver esse problema. Confira:

  • Pobreza e situação econômica desfavorável;
  • Necessidade de ir cedo para o mercado de trabalho;
  • Distância da escola;
  • Pouco investimento em tecnologia;
  • Falta de acompanhamento contínuo;
  • Gravidez na adolescência e envolvimento com drogas;
  • Dificuldades de aprendizagem.

Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que, infelizmente, passou por alguma dessas situações, você deve conhecer a Huby.

Conheça a Huby

A Huby Educacional oferece a chance de finalizar seu Ensino Médio em até 3 meses, de forma prática, didática e pagando pouco.

Para começar é fácil, basta ter 18 anos, apresentar o comprovante de conclusão do Ensino Fundamental, nota do ENEM, ENCCEJA ou até fazer uma prova na instituição.

E o melhor de tudo: o início é imediato. Ou seja, você pode ingressar a qualquer momento, estudar uma disciplina de cada vez de forma online, comparecendo presencialmente em uma das unidades apenas para a realização das avaliações finais de cada disciplina.

Você não pode ficar de braços cruzados e perder tempo pensando que não irá conseguir. A Huby está disposta a te ajudar a superar esse medo e ir em busca de um futuro melhor. Afinal, o Ensino Médio completo pode abrir portas para melhores propostas de emprego, a chance de realizar o curso técnico ou a faculdade dos sonhos.

A Huby Educacional oferece a melhor chance de conclusão do Ensino Médio. Por isso, se tem vontade de finalizar seus estudos ou conhece alguém que anseia por esse sonho, vem com a gente e indique a Huby.

É possível, dá tempo e a Huby está esperando por você!

Acesse nosso site: hubycursos.com.br ou tire suas dúvidas no Whatsapp clicando aqui.

Veja mais conteúdos sobre a EJA Huby aqui no Blog da Unigran Capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami