Unigran Capital

Passo a passo: aprenda agora como fazer uma boa redação

Para ingressar em um curso superior, seja ele de qualquer área do conhecimento, é preciso saber como fazer uma boa redação. No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos vestibulares, a redação tem caráter eliminatório, o que só reforça a importância de se preparar para fazer essa prova.

Por isso, mesmo que você queira se formar em um curso da área de Ciências Exatas, por exemplo, não se esqueça de estudar bastante para conseguir desenvolver um texto merecedor de uma excelente nota. Afinal, sem ela, será impossível conseguir a tão sonhada aprovação.

Se você quer aprender como fazer uma boa redação, está no lugar certo. Confira, a seguir, um passo a passo que, com certeza, vai ajudá-lo!

Mantenha-se informado sobre as atualidades

Normalmente, o tema da redação do Enem está relacionado a algum fato da atualidade. Sendo assim, é necessário começar a se preparar para a prova muito antes da data do exame — e a melhor maneira de fazer isso é manter-se atualizado.

Crie o hábito de assistir ao noticiário, ler jornais e revistas, além de notícias na internet. Observe o que está acontecendo no mundo, procure informações mais aprofundadas sobre os principais assuntos e forme opiniões sobre eles. Dessa forma, o tema da redação não será um completo estranho para você.

Conheça a estrutura da redação

A redação da prova do Enem ou vestibular deve ser um texto dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que você precisa desenvolver um raciocínio lógico, apresentando argumentos na defesa de um ponto de vista. Esse tipo de texto deve, ainda, obedecer a uma determinada estrutura, dividida em três etapas:

Introdução

O texto começa com uma apresentação do que será dito nas sessões posteriores. Essa parte pode ser simples e direta, mas é importante chamar a atenção do leitor para o tema, instigando-o a continuar a leitura.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é onde as ideias serão apresentadas. Deve conter argumentos e explicações condizentes com a introdução. É importante notar que, se a introdução apresentou três causas sobre o tema proposto, por exemplo, o desenvolvimento deve falar sobre cada uma dessas três causas em um parágrafo distinto.

Conclusão

A conclusão é o encerramento do que foi apresentado ao longo do texto. Todavia, esse não é o momento de fazer repetições ou novos argumentos. Uma boa conclusão traz uma solução para o problema que acabou de ser discutido.

Leia o tema atentamente

Na hora de desenvolver a redação, reserve alguns minutos para ler o tema com bastante atenção, compreendendo exatamente o que está sendo requisitado. Reflita sobre o assunto e tente se recordar do que você sabe sobre ele. Atente também para as diretrizes da prova, como número de linhas ou parágrafos exigidos.

Muitas pessoas têm suas redações eliminadas simplesmente por não terem seguido a proposta do exame. Apresentar um texto que se alinhe ao tema é fundamental para que ele seja bem avaliado. Portanto, não se esqueça de tomar muito cuidado com esse ponto.

Prepare-se para começar a escrever

Após compreender o tema, você precisa começar a escrever. Porém, não inicie a escrita sem ter uma boa noção do que vai dizer. Se fizer isso, você corre o risco de não conseguir desenvolver suas ideias da maneira esperada.

Primeiro, identifique os termos mais utilizados nos textos motivadores da proposta de redação e destaque-os. Considere esses termos como palavras-chave que você pode utilizar na sua produção. Em seguida, organize seus pensamentos sobre o tema e defina o ponto de vista que será defendido, além dos argumentos a serem apresentados.

Seja coerente e objetivo

A coerência do texto é um dos aspectos que os avaliadores mais observam. O texto precisa seguir uma linha de raciocínio lógico, com começo, meio e fim. Você não pode ficar repetindo ideias ou dando voltas em torno do assunto só para conseguir atingir o tamanho adequado da redação.

Desse modo, o ideal é ser objetivo e coerente. Conduza o leitor pelo texto, apresentando seus argumentos de maneira clara, de forma que uma ideia complemente a outra. Para não parecer que está mudando de assunto de repente e deixando frases soltas pelo caminho, utilize conjunções para conectar as ideias.

Coloque um título impactante

Algumas pessoas confundem o tema da redação com o título, mas essas são duas coisas diferentes. Obviamente, o tema vem explícito na prova e expressa o assunto a ser discutido na redação, enquanto o título deve ser criado pelo autor do texto.

Dependendo do exame, colocar um título da redação é opcional. No entanto, se você quiser ou precisar fazer isso, recomenda-se escolher um que chame a atenção do leitor, seja curto e resuma o que foi tratado no texto. Pode ser que você tenha uma excelente ideia para o título antes mesmo de escrever o texto, mas o ideal é deixar isso para o final.

Revise o texto

Após terminar de escrever o rascunho, jamais passe a sua redação a limpo antes de fazer uma boa revisão. Releia tudo e mantenha os olhos bem atentos aos erros gramaticais e ortográficos. Afinal, até os melhores alunos podem deixar passar um erro de concordância ou vírgula, principalmente em um momento de pressão.

Outro ponto que deve ser observado com cuidado é a coesão do texto. Por isso, veja se existe uma linha de raciocínio, se há alguma frase solta, sem sentido, ou repetições de ideias. Além disso, confira se a redação segue a estrutura dos textos dissertativos — introdução, desenvolvimento e conclusão.

Estude mais para saber como fazer uma boa redação

Uma boa redação depende de boas ideias e de saber como expressá-las, utilizando a norma culta da língua portuguesa. Em vista disso, você precisa expandir seus conhecimentos no assunto por meio de livros e sites sobre gramática e textos argumentativos.

Isso tudo pode assustar quem ainda não se sente preparado para enfrentar o desafio do Enem ou do vestibular, mas não há motivo para pânico. É perfeitamente possível aprender como fazer uma boa redação para tirar uma ótima nota que vai ajudar a garantir uma vaga na universidade. Basta estudar muito e começar a exercitar a escrita desde já!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para ler o nosso artigo sobre como os mapas mentais podem ajudá-lo a ser aprovado no vestibular!

Bitnami