fbpx
Carreiras

Saiba como mapas mentais podem ajudá-lo a ser aprovado no vestibular

São tantas matérias cobradas nas provas do Enem e de vestibulares que fica difícil assimilar todo o conteúdo. Você faz leituras, anotações e exercícios e, mesmo assim, parece impossível absorver grande parte das informações? Talvez esteja na hora de incluir os mapas mentais entre seus métodos de estudo.

Essa prática vai facilitar a organização do pensamento e, assim, permitir que o aluno consiga se concentrar melhor e memorizar os assuntos — é a ferramenta ideal para deixá-lo afiado para o momento de resolver as questões dos exames.

Ficou interessado em entender melhor o que são os mapas mentais, suas vantagens e como aproveitar a técnica para se preparar para o vestibular? Confira nosso post!

O que são mapas mentais?

É um método criado na década de 1970, pelo inglês Tony Buzan, com o objetivo de facilitar o registro das informações. Trata-se de um diagrama — desenhado do centro para as extremidades — que pode ser comparado a uma árvore e suas ramificações. Faz o uso de palavras-chaves e desenhos simples coloridos para sintetizar um conteúdo.

É uma ferramenta eficiente, pois atende ao funcionamento natural do cérebro no momento de reter informações. Auxilia, assim, na organização e hierarquização do pensamento de um modo lógico e visual — o que vai facilitar na hora de assimilar qualquer assunto, principalmente no momento de revisão para o vestibular.

Estudar de maneira linear, escrevendo linhas e linhas em um caderno de um modo padrão, ou seja, com a mesma cor de caneta, não é um método amigável o suficiente para o cérebro assimilar muito conteúdo.

Por isso, você perde horas e horas em cima de livros e exercícios, mas tem aquela sensação de que seu rendimento foi baixo. Isso é desanimador, pois você sabe que se dedicou muito.

Já com o mapa mental, você tem um tema central que irradia em várias direções e o destaque de informações com cores, símbolos e imagens — o que fortalece as sinapses neurais. É, portanto, um modelo de aprendizagem baseado em associações e, desse modo, amigável ao nosso processo cognitivo.

Onde aplicar o método?

Uma das melhores aplicações dos mapas mentais é, sem dúvida, no processo de aprendizagem. Por isso, é uma ferramenta que pode ser muito bem aproveitada pelos alunos que precisam estudar o grande volume de matérias cobrado no vestibular.

Contudo, o método pode ser utilizado para qualquer tarefa que exija registro e memorização de informações. Assim, além dos estudos, pode ser aplicado para:

  • organização da rotina diária;
  • resumo de relatórios;
  • definição de metas;
  • estruturação da solução de um problema;
  • elaboração de projetos corporativos;
  • planejamento de negócios;
  • brainstorming — pois estimula a criatividade.

Dessa maneira, se você se habitua a trabalhar com essa técnica, pode aplicá-la também quando entrar na faculdade para estudar e organizar os trabalhos.

Quais são os benefícios dessa técnica para os estudos?

A ideia dos mapas mentais é organizar os assuntos por meio de associações, auxiliando no momento de aprendizagem. Dessa maneira, pode ajudar o aluno a fazer o resumo de uma aula ou capítulo de livro.

O aprendizado por meio desse diagrama lógico e visual é mais ágil, ou seja, você vai otimizar os estudos, pois pode repassar mais disciplinas em menos tempo. Com a vantagem de conseguir memorizar os assuntos.

Como fazer os mapas mentais na preparação para o vestibular?

É possível fazer o mapa mental à mão, com papel e canetas coloridas, e por meio de aplicativos ou software. Apesar de ser tentador contar com a tecnologia, a dica para o vestibulando é que ele mesmo faça o diagrama.

Isso porque o próprio processo de criação já vai ajudar no aprendizado, deixando seu cérebro em estado de alerta para o conteúdo que será ilustrado.

No começo você pode ter mais dificuldade para construir o diagrama, mas com o treino, o processo fica mais automático — você consegue entender quais termos precisam ser destacados para facilitar os estudos.

Quer aprender a fazer os mapas mentais e contar com uma ferramenta incrível na hora de estudar? Veja as dicas a seguir:

Selecione os materiais

Utilize uma folha em branco sem pauta de tamanho grande, além de canetas e marca-textos de cores variadas. Assim você consegue destacar as informações.

Defina o tema principal

A ideia dos mapas mentais é escolher um tema principal, que será desdobrado em palavras-chaves, símbolos e imagens. Por isso, selecione o tema que será trabalhado na folha de papel. 

Repasse o assunto

Antes de fazer o diagrama, estude sobre o assunto: pegue as apostilas, livros e faça os exercícios. Você pode ir anotando os termos mais importantes que vão fazer parte do seu mapa mental.

Estruture o mapa mental

No centro do papel, escreva o tema principal e vá conectando com setas a outros tópicos, que vão se desdobrando em assuntos menores — como os galhos de uma árvore.

Utilize letras de forma grandes, abrevie palavras e abuse das cores para que o diagrama fique atrativo e torne o estudo mais ágil.

As associações de assuntos podem chegar até 4 níveis, porém não escreva demais — seja claro e sucinto. O intuito é que você entenda a informação só de olhar para o desenho, por isso nada de frases longas, parecidas com as anotações do seu caderno.

Inclua desenhos

Incluir desenhos e outros símbolos no mapa mental vai ajudar ainda mais na aprendizagem. Você não precisa ser um expert em artes, basta pensar em imagens que representem determinado conceito.

Comece a estudar

Procure fazer um diagrama bastante atrativo ao cérebro, o que vai facilitar a preparação para o Enem ou o vestibular. Os mapas mentais são muito úteis principalmente no momento de revisão.

Estudar para o vestibular é bastante cansativo, por isso é preciso encontrar formas para tornar esse momento mais dinâmico. Os mapas mentais podem ajudar você a memorizar melhor as disciplinas de um jeito divertido e criativo. Assim, você terá sucesso no exame e realizará seu sonho de ingressar no ensino superior.

Gostou das nossas dicas para auxiliar o processo de aprendizagem? Então compartilhe este post nas redes sociais, para que seus amigos também conheçam essa ferramenta de estudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami