fbpx
Microbiologia
Pós-graduação

Vale a pena trabalhar na área de Microbiologia?

Os estudos sobre os microrganismos estão cada vez mais em evidência devido a importância das pesquisas de Microbiologia, que possibilitam o desenvolvimento de medicamentos, a conservação de alimentos e a elevação da expectativa de vida dos seres humanos.     

Quem atua nessa área precisa obter um aprendizado mais específico, muito além da disciplina passada na graduação. Para isso existem as especializações, muito bem aceitas pelo mercado de trabalho e que oferecem praticidade e eficiência aos alunos.  

Tudo que você precisa precisa saber sobre a carreira em Microbiologia

A Microbiologia é uma parte da Biologia que estuda a vida dos microrganismos. Dessa forma, são estudados os eucariontes unicelulares, procariontes, bactérias, fungos e vírus. Hoje, muitas das pesquisas desenvolvidas dentro da área utilizam os métodos da biologia molecular, bioquímica e genética. 

Graças a essa ciência é possível combater doenças causadas por fungos, bactérias, entre outros microrganismos. Muitas dessas doenças podem ser mortais, e a ciência pode desenvolver vacinas, medicações e tratamentos que salvam milhares de vidas todos os dias. 

Mas a Microbiologia não para por aí. O seu estudo possibilitou o desenvolvimento de alimentos e bebidas de forma mais eficaz e em larga escala. Como exemplo disso estão os pães, queijos, iogurtes, cervejas, vinhos e demais bebidas que passam pelo processo de fermentação. 

Vale ressaltar que o estudo sobre microrganismos se inicia quando Girolamo Fracastoro lança a obra “De Contagione et Contagiosis Morbis”. Nesse livro, o pesquisador afirmou que os pequenos germes, que não podem ser visualizados a olho nu, e sim a partir de um microscópio, são os responsáveis por propagar alguns tipos de doença. 

A Microbiologia se desenvolve ainda mais após os estudos do pesquisador Robert Hooke, que utiliza o microscópio para estudar a estrutura de fungos e plantas. Posteriormente, Anton Van Leeuwenhoek, fez estudos microscópicos e observou espécies como bactérias, algas e protozoários. Por fim, surgiu Louis Pasteur, o pai da Microbiologia, que divulgava o soro e a vacina.  

Com o desenvolvimento da Microbiologia com esses estudiosos, houve uma ramificação da área e o aprofundamento desses segmentos, como: Microbiologia Ambiental, Microbiologia Molecular e Microbiologia Industrial e Alimentar.

Para isso, são estudadas matérias que envolvem Bioquímica, Biologia Molecular, entre outras com foco na análise de microrganismos. Seja para o combate a doenças, desenvolvimento de medicamentos ou a conservação de alimentos em grandes quantidades. 

Assim, através do estudo da Microbiologia, pode-se compreender os processos vitais dos micro-organismos, incluindo o crescimento, a reprodução e a morte desses seres vivos. Dessa forma, os cientistas permitem verificar a qualidade dos alimentos e dos cosméticos, otimizar os processos de produção nas indústrias e elevar a expectativa de vida do ser humano.

Vantagens de estudar Microbiologia

O estudo de Microbiologia oferece muitas vantagens para o profissional que busca uma pós-graduação. Isso porque a Microbiologia identifica, analisa e observa os microrganismos nas superfícies, sendo possível detectá-los em comidas, maquiagens e outros produtos.

Além disso, essa área também consegue estudar os microrganismos a ponto de defini-los como doenças propagadas, os medicamentos para combatê-los, etc.

1. A Microbiologia ajuda no desenvolvimento da humanidade 

Por meio dos estudos de Microbiologia foi possível estudar as formas de transmissão, a causa e as consequências de doenças, que até então, antes dos estudos científicos, eram considerados castigos dos deuses. 

Dessa forma foi possível desenvolver soros, medicamentos e vacinas, o que levou ao aumento da longevidade e à diminuição do número de óbitos por doenças. Assim, as pesquisas sobre microbiologia ajudam a melhorar a expectativa e qualidade de vida dos seres humanos.

2. Mercado de trabalho em alta

O estudo do segmento está em ascensão, e cada vez mais se tem descoberto esses seres pequenos. Assim, os cientistas fazem as catalogações dos microrganismos, exaltando como suas principais informações, como fisiologia, metabolismo e modo de vida.

Além disso, esse segmento ainda tem muito a ser estudado, e por isso apresenta um amplo espaço para desenvolvimento, principalmente se compará-lo aos outros segmentos da biologia. Portanto, vale a pena investir nos estudos de ciências biológicas para aulas de biologia molecular e aprender tudo sobre a área.

3. É possível se tornar um Microbiologista sendo formado em diversas áreas

É possível se tornar um microbiologista ao realizar um curso pós-graduação na área de Microbiologia.

Estudantes e profissionais de Biomedicina, Biologia, Farmácia, Bioquímica, Enfermagem, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e áreas correlatas devem ter conhecimentos abrangentes sobre Microbiologia, a ciência que estuda tudo que envolve os microrganismos presentes em todas as esferas da terra.

Empregos na área de Microbiologia

Há ótimas oportunidades de emprego nessa área. Acompanhe as opções abaixo e escolha uma carreira que deseja seguir para ter muito sucesso profissional!

Fazer pesquisas em instituições de ensino

É possível fazer pesquisas para identificar as causas e consequências das doenças e criar medicamentos, soros e vacinas para melhorar a qualidade de vida e elevar a expectativa de vida da população. As principais linhas de pesquisa nesse segmento são:

  • Microbiologia Geral;
  • Microbiologia Humana;
  • Microbiologia Animal;
  • Microbiologia Ambiental.

Assim, as pesquisas científicas relacionadas envolvem estudos de genética, bioquímica e molecular, o que possibilita combater as doenças e salvar vidas de muitas pessoas e de animais.

Fazer análises em indústrias e clínicas

Através das análises de microbiologia é possível identificar os microrganismos nas sobre e avaliá-los “mais de perto”. Dessa forma, o microbiologista consegue otimizar os processos de produtos das indústrias e melhorar a qualidade dos alimentos.

Os trabalhos relacionados com análises de microbiologia também servem para avaliar os exames médicos em clínicas e hospitais, e assim identificar doenças possíveis, patologias, etc. Portanto, esse é outro segmento de emprego na área da microbiologia!

Leia também: Inteligência emocional: qual a importância no desempenho profissional?

Fazer estudos na área farmacêutica

Além das opções citadas acima, também é possível fazer pesquisas na área farmacêutica, utilizando microscópios e outros equipamentos de pesquisa. Esse trabalho envolve as seguintes tarefas:

  • Garantir a qualidade e a segurança dos produtos, como alimentos e cosméticos;
  • Detectar os micro-organismos nas superfícies;
  • Fazer testes de esterilidade e bacterianos nos materiais.

Em resumo, o trabalho do microbiologista na área farmacêutica consiste em realizar testes de contaminação e controle de qualidade dos produtos. Portanto, esse tipo de atividade é muito importante e preza pela saúde e segurança dos consumidores.

A Pós Unigran Capital oferece o curso de Microbiologia Avançada com mais de 100 horas práticas e professores com vasta experiência de mercado. Quer saber mais sobre a grade curricular? Clique no link abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami