fbpx
concurso público
Pós-graduação

Concurso público: 10 dicas de como se preparar

A busca por uma vaga em concurso público se torna a cada dia a meta de milhares de pessoas. O salário atrativo e, principalmente, a estabilidade são as principais características que levam os concurseiros a encarar horas de estudo até a aprovação.

Começar qualquer coisa do zero pode ser muito intimidador e estudar para concurso não é uma exceção: entre a infinidade de carreiras, conteúdos e novos termos para aprender, muitas vezes o concurseiro iniciante se sente desamparado e sem saber por onde começar. 

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Criamos um pequeno manual de 10 dicas (+ bônus) com tudo que você precisa saber para iniciar os seus estudos da melhor maneira possível. Confira agora:

1 – Comece a preparação assim que você decidir em que área focar

Um erro que muitos estudantes cometem ou até você esteja cometendo: esperar o edital do concurso para só então iniciar a preparação. Não faça isso! Porque, em geral, depois que o edital é publicado, o tempo até a prova é curto e, muitas vezes, nem dá tempo de estudar todo o conteúdo programático.

Por outro lado, se você começa a estudar com antecedência, tem tempo para estudar todo o conteúdo, revisar, praticar e ainda há tempo para fazer simulados para testar seus conhecimentos e fazer ajustes, caso seja necessário.

2 – Mantenha bons hábitos de estudo

Estudar para concurso público requer que você mantenha uma rotina. Dessa maneira, você consegue garantir um aproveitamento muito melhor dos estudos, fazendo com que o entendimento das matérias e o seu desempenho sejam maiores. Outra vantagem é que você consegue se habituar a esse novo ritmo em seu dia a dia, deixando de ser um fardo e passando a ser uma rotina.

3 – Evite distrações

A fim de melhorar ainda mais os resultados e o seu aprendizado, a dica é evitar distrações enquanto você estuda. Claro que o descanso mental e físico é uma das atividades que vai ajudar a manter seu foco, mas, para isso, é preciso ter um horário estipulado.

4 – Crie o hábito de revisar

Na corrida para contemplar todos os assuntos previstos em edital, muitas vezes pode-se esquecer a importância das revisões. Mas você sabia que é normal esquecermos boa parte do que aprendemos, caso o conhecimento não seja reforçado? 

Esse fato foi observado e documentado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, que denominou o efeito como curva do esquecimento. Neste contexto, a revisão para concursos aparece como a principal ferramenta para combater o esquecimento e garantir a eficiência das rotinas de estudo.

5 – Combata aquilo que gera estresse e ansiedade na preparação para concurso

Ficar atento a como o estresse pode afetar seu cérebro é essencial. Por vezes, ele pode ser útil para gerar energia extra e foco, por exemplo quando se pratica um esporte competitivo ou quando é necessário falar em público.

No entanto, quando se torna contínuo, o estresse pode alterar seu cérebro, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Ou seja, se estressar pode afetar sua capacidade de concentração, tomada de decisões, julgamento e interação social.

6 – Saiba o que estudar para concurso

Muitas pessoas se perguntam como estudar para concurso público e, sobretudo, o que estudar. Para iniciar a sua preparação, o ideal é pesquisar sobre o certame, os editais anteriores e separar os assuntos mais recorrentes nas provas para a vaga que você está buscando.

7 – Defina para qual concurso ou carreira você está estudando

O tempo em que se podia estudar de forma genérica para concursos públicos e ser bem-sucedido já passou! Atualmente e cada vez mais, os processos de seleção estão se tornando mais específicos e complexos. 

Por isso, quanto mais cedo você decidir para qual certame está se preparando, melhores serão os seus resultados!

8 – Informe-se sobre o mundo dos concursos públicos

Fica difícil escolher para qual concurso estudar quando você não tem ideia das possibilidades! Por isso, um passo muito importante é pesquisar sobre os certames abertos e previstos.

Fatores que podem auxiliar na sua escolha, são:

  • Nível da seleção (fundamental, médio, técnico ou superior);
  • Local de lotação: ou seja, onde você trabalhará depois de ser aprovado;
  • Remuneração e benefícios;
  • Progressão de carreira;
  • Jornada de Trabalho;
  • Área de atuação e atribuições do cargo.

9 – Tenha um local de estudos

O mais indicado é que você tenha um local apropriado para os seus estudos. Ele deve ser calmo, silencioso e muito privativo, já que você precisa de concentração e foco. 

Também é necessário garantir que ele seja bem iluminado e confortável, permitindo que você fique bastante tempo sem cansar os olhos ou sobrecarregar o corpo.

10 – Mantenha perto tudo que for usar

Em seu local de estudos, é preciso ter todo e qualquer material necessário e que contribua para o aprendizado. Dessa forma, é possível focar ainda mais no material, na disciplina e você consegue manter tudo muito bem organizado. 

Outra vantagem é que não é preciso se deslocar para pegar algum material que está longe, atrapalhando sua concentração.

DICA BÔNUS em concurso: Use ferramentas online com sabedoria

Ferramentas que te ajudam a controlar o ciclo de estudos, o tempo diário, revisão de matérias e simulados, criação de mapas conceituais e para outros objetivos podem ajudar a deixar os estudos mais divertidos e organizados. Mas tome cuidado para não perder o foco.

A internet e o computador podem ser grandes aliados na hora de estudar para concursos, mas devem ser usados com sabedoria porque é muito fácil se render às distrações. 

Faça Pós Unigran Capital

A Pós Unigran Capital quer te ajudar e se tornar um profissional de sucesso.

Uma pós é capaz de melhorar o seu currículo profissional, ampliar a sua rede de contatos, proporcionar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho e ainda garante pontos no concurso.

Ainda temos turmas abertas! Confira nossos cursos pelo WhatsApp no número (67) 9.9100-7272 ou no site clicando aqui.

A Pós Unigran Capital é a melhor para a sua carreira. Faça pós na melhor de verdade.

Leia mais sobre as nossas pós-graduações no blog aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami