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O que são Soft Skills e como desenvolvê-las para crescer na carreira

Você já ouviu falar em Soft Skills? O termo diz respeito às habilidades relacionadas à personalidade de um profissional, como capacidade de comunicação ou trabalho em equipe.

Resumidamente, são um conjunto de habilidades e competências que estão relacionadas ao comportamento humano. Sendo assim, são consideradas como características necessárias para que um profissional alcance seus objetivos profissionais, isto é, aquilo que ele estabelece para a sua carreira.

Abaixo saiba mais profundamente o que são as Soft Skills, a diferença desta para as Hard Skills, veja exemplos, as vantagens de quem as possui e como desenvolvê-las. Comece agora:

O que são Soft Skills?

O termo Soft Skills geralmente anda junto com Hard Skills. Ambos são utilizados por profissionais de Recursos Humanos para identificar características específicas de um profissional. 

As Hard Skills são habilidades técnicas e, de modo geral, são facilmente mensuráveis e possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, por exemplo.

Durante muito tempo, essa competência foi a principal e mais relevante profissionalmente, mas esse cenário tem se transformado e atualmente as soft skills aparecem com muito mais relevância e destaque.

Mas, como funciona na prática?

Soft Skills é referente à habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro. Ou seja, como funciona a interação dela em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções.

Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas Soft Skills.

Contudo, apesar da importância das soft skills, elas são difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois são competências subjetivas, portanto, estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo.

Tendo isso em vista, é possível entender o motivo pelo qual estas são tão valorizadas na atualidade.

Afinal, quais são as reais diferenças entre Soft Skills e Hard Skills?

Como já citado, além das Soft Skills, também são avaliadas pelos recrutadores as chamadas Hard Skills. Nessa categoria, enquadram-se as habilidades técnicas do candidato, como a capacidade de operar uma máquina, o nível de proficiência em algum software ou os conhecimentos específicos em determinada área de atuação.

A diferença mais importante entre Soft Skills e Hard Skills está basicamente no aprendizado. Habilidades técnicas podem ser adquiridas na faculdade, nos cursos livres e nas experiências de trabalho anteriores.

As Soft Skills, por outro lado, são partes da personalidade do profissional, características pessoais que ele provavelmente já carrega ao longo de toda a vida.

É claro que estas também podem ser ensinadas, treinadas e desenvolvidas, mas esse é um processo muito mais demorado. Já imaginou como seria difícil transformar um gestor agressivo em um líder carismático? Ensinar um leigo em audiovisual a utilizar uma ferramenta de edição de vídeos seria muito mais simples.

Exemplos de soft skills

1. Inteligência Emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro. Inicialmente, consiste na identificação das emoções por meio de aspectos fisiológicos para posteriormente haver um entendimento mais profundo sobre uma reação, reconhecer emoções não evidentes e, por último, lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos dos outros.  

Veja também: Inteligência emocional: qual a importância no desempenho profissional?

2. Resiliência

A resiliência está relacionada à resposta dada pelo indivíduo ao se deparar com situações adversas ou ao ter que tomar uma decisão sob pressão. De modo geral, é a capacidade de lidar com problemas de modo assertivo e se adaptar facilmente.

3. Comunicação assertiva

A comunicação é muito importante em diferentes funções, porém, dependendo da forma como ela é feita pode-se incitar ou apaziguar conflitos. Ao mesmo tempo, se a mensagem não for compreensível podem haver problemas no entendimento de demandas e, consequentemente, nos processos e entregas.

Então, para evitar conflitos e também manter uma linearidade nos processos, é importante que haja uma comunicação assertiva dentro dos times.

Quais são as soft skills mais demandadas pelas empresas?

As Soft Skills indicam ao recrutador de que maneira o profissional lida com os desafios do dia a dia. As dez habilidades pessoais mais procuradas pelas organizações são:

1.    Princípios éticos;

2.    Confiança;

3.    Atitude positiva;

4.    Motivação;

5.    Trabalho em equipe;

6.    Organização e gestão do tempo;

7.    Capacidade de trabalhar sob pressão;

8.    Comunicação;

9.    Flexibilidade;

10.  Segurança.

Quem desenvolve Soft Skills relacionadas à comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, resiliência, proatividade, ética, otimismo, empatia e inteligência emocional, por exemplo, tende a ser um ativo de valor inestimável para as empresas em que atuam.

Quais as vantagens de quem possui tais habilidades?

Veja também: Pós-graduação: a escolha que pode mudar sua vida profissional

No mercado de trabalho, as Soft Skills contam muito na hora de ser escolhido para uma vaga de trabalho e, o mais importante, para permanecer nessa vaga, com possibilidades de promoção e reconhecimento da empresa.

Além disso, as pessoas que possuem boas Soft Skills podem não só conseguir boas oportunidades na carreira, mas também ter uma qualidade de vida melhor em relação à família, amigos, relacionamentos e muitas outras áreas.

Como desenvolvê-las?

Para desenvolver as Soft Skills, os profissionais devem começar tendo a mente aberta para refletir sobre quais são os pontos de melhora da sua personalidade. Por exemplo, uma pessoa que é muito impulsiva pode tentar ponderar as situações com mais calma e avaliar todas as possibilidades previsíveis antes de tomar decisões.

Ou uma pessoa que é muito individualista pode começar reconhecendo essa característica para se esforçar mais em ser colaborativo quando for colocado em projetos que demandam o trabalho em equipe.

Além disso, é importante solicitar feedbacks de colegas e superiores. Conversar com alguém da equipe de Recursos Humanos da empresa pode fazer com que novas descobertas e oportunidades surjam para o desenvolvimento das Soft Skills.

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