fbpx
Biomedicina

Preocupação com o consumo é a temática do dia mundial da água

Um dos bens mais preciosos do mundo é água, tão escassa, quanto abundante, um dilema da própria natureza, pois de toda a água do planeta, apenas 1% da sua totalidade é potável ao consumo humano. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que 2.2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. Tão importante quanto beber é saber que água estamos tomando, a última atualização do site “mapa da água”, mostra grandes índices de substâncias nocivas para a saúde na água que sai pela torneira, segundo testes feitos nas empresas de abastecimento em todo o Brasil.

 

Para o professor e coordenador do curso de Biomedicina da Unigran Capital, Prof. Me. Maicon Leitão, no dia mundial da água (22/03)  monitorar a qualidade da água é de extrema importância. “Com o crescimento da cadeia produtiva, consequentemente cresce também o uso da água, além das questões climáticas que também interferem na qualidade, é importante fazer o uso racional desse bem, ter atenção com o descarte correto dos materiais que podem contaminar  o solo, rios e lago”, explica o professor.

 

No Centro Universitário Unigran Capital muitos são os projetos de ação continuada e pesquisas, voltados para a toxicologia da água com acadêmicos em iniciação científica, que conseguem avaliar o grau de pureza da água e detecção de agentes químicos tóxicos presentes. Outro projeto importante, visa realizar o acompanhamento contínuo da água em rios, lagos e instituições no quesito, físico-químico e microbiológico. “Avaliamos inclusive a água da Unigran Capital, tanto a água de consumo dos alunos e colaboradores, quanto dos laboratórios, até a água utilizada na cozinha experimental, procurando detectar microorganismos ou produtos químicos, que se estiverem presentes podem gerar diversas doenças, por isso a importância do controle da qualidade da água”, afirma o professor Maicon.

 

Dentro do laboratório de análises clínicas é possível diagnosticar as doenças, e com dosagens bioquímicas é possível auxiliar um paciente em caso de intoxicação por conta do consumo de água inadequada. A Unigran Capital oferece um laboratório de análises clínicas equipado para realizar diversos exames, com atendimento aberto a toda comunidade e  valores de tabela social.

Visando essa conscientização do consumo, cuidado e preservação da água, a Unigran Capital participará do Workshop com o tema: Compromissos e Contribuições das Instituições de Ensino Superior para a Manutenção da Qualidade dos Recursos Hídricos em Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá no dia 25 de março às 9h, na Assembleia Legislativa e contará com a palestra da Professora Alessandra Silveira Antunes Araújo, abordando o assunto: “Resíduos Sólidos e os Impactos nos Recursos Hídricos”. Para assistir basta acessar a transmissão online nas redes sociais da  ALMS. A inscrição também é on-line e está aberta, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami