fbpx
Pomodoro
Pós-graduação

Você sabe o que é o método Pomodoro?

Você sabia que a técnica Pomodoro tem como objetivo ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas tarefas no prazo? 

Essa metodologia garante o fim desse ciclo vicioso e ainda aumenta sua produtividade. Trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para que você gerencie o seu tempo.

Essa técnica foi desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, como um método de gestão de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos ou no trabalho. 

Cirillo procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Conforme o livro de Cirillo “The Podomoro Technique”, a técnica foi criada para utilizar o tempo como um valioso aliado e realizar o que queremos e do jeito que queremos fazê-lo. Além disso, capacita-nos para melhorar nossos processos.

Assim, seu timer tinha o formato de um tomate (Pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções, mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

Atualmente existem sites e aplicativos como: Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, que ajudam na aplicação dessa técnica e dispensam o timer de cozinha.

Ao usar esse método, é possível saber não só a quantidade de atividades que são feitas, como também a qualidade. Além disso, pode-se medir o que está atrapalhando a realização das tarefas.

Quem pode usar a técnica Pomodoro?

Essa forma de otimizar o tempo de estudos e tarefas geralmente é voltada para pessoas procrastinadoras, ou seja, que têm tendência a adiar suas atividades.

A técnica Pomodoro pode ser usada por estudantes, profissionais, vestibulandos, que, no momento, estão tendo baixa concentração e produtividade por cansaço ou por outros fatores que os fazem estar com a mente dispersa.

O método também é útil para pessoas que estão ansiosas, que não conseguem organizar suas atividades e que, por isso, são cobradas por terceiros, como chefes, professores, colegas, entre outros.

Como é a técnica Pomodoro?

Como já citado, Pomodoro significa tomate em italiano. A fruta faz alusão ao tempo durante o qual você pode fazer determinada tarefa. Cada pomodoro é dividido em quatro pomodoris, e cada um destes equivale a 30 minutos.

Anote o que precisa para usar essa técnica:

  • Um timer ou despertador (pode ser do celular);
  • Papel ou bloco de notas no computador/celular para escrever as atividades a serem realizadas.

O método Pomodoro é simples e dura duas horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos.

O conceito do Pomodoro é que a pessoa que vai estudar ou executar uma tarefa demore, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, ele deve parar e descansar 5 minutos.

Leia agora: Quais são os tipos de pós-graduação?

Os tempos de descanso

Durante o tempo de descanso, é interessante não fazer nada que requeira muito esforço mental. Caso contrário, sua mente não será capaz de reorganizar e integrar o que você aprendeu. Como resultado, você não será capaz de dar ao próximo Pomodoro o seu melhor esforço.

Nesse intervalo, você pode comer, beber um copo d’água, ver televisão, fazer um alongamento, acessar as mídias sociais ou apenas relaxar da forma que achar melhor.

Interrupções

O interessante da técnica Pomodoro é que toda vez que for interrompido por algo ou alguém, você deve anotar. Cirillo aconselha escrever uma apóstrofe ao lado da atividade toda vez que acontecer uma interrupção.

As interrupções podem ser internas ou externas. As internas são aquelas cometidas por você mesmo, como pensar em algo, sentir fome, precisar ir ao banheiro, etc. As externas são quando outras pessoas ou acontecimentos atrapalham sua atividade, como alguém te chamar, um barulho de celular, um e-mail chegando, entre outras.

Caso siga o conselho de Cirillo de anotar todo tipo de interrupção, você poderá medir quantas e em quais situações realmente é necessário parar uma atividade. Você também poderá descobrir o que tira sua concentração e foco.

Vantagens de usar a técnica Pomodoro

O italiano Cirillo afirma, no seu livro, que a técnica Pomodoro oferece vários pontos positivos. Veja alguns:

  • Alivia a ansiedade;
  • Desenvolve o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
  • Aumenta a conscientização das decisões;
  • Intensifica a motivação e mantém-na constante;
  • Reforça a determinação para atingir os objetivos;
  • Melhora o processo de trabalho ou estudo;
  • Impulsiona a continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

E aí, se interessou pelo método Pomodoro?

Se você precisa de disciplina e organização na hora de estudar, essa técnica pode te ajudar a se sair bem nos estudos. A Pós-Graduação da Unigran Capital, tem como objetivo te tornar um especialista de sucesso e reconhecido pelo mercado de trabalho.

Uma pós é capaz de melhorar o seu currículo profissional, ampliar a sua rede de contatos, proporcionar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho e valorizar a sua mão de obra.

Ainda é possível fazer a inscrição na especialização. As matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp no número (67) 9.9100-7272 ou clicando aqui.

A Pós Unigran Capital é a melhor para a sua carreira. Faça pós na melhor de verdade.

As aulas serão realizadas na Unigran Capital, na Rua Abrão Júlio Rahe, 325, Centro – Campo Grande/MS.

Leia mais sobre as nossas pós-graduações no blog aqui ou no nosso site: unigran.br/campogrande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami