fbpx
áreas que um pedagogo pode atuar-min
Pedagogia

Onde o pedagogo pode atuar: descubra as principais áreas

Você tem vontade de fazer o curso de Pedagogia, mas não sabe se quer trabalhar como professor? Acredita que o curso forma um profissional habilitado apenas para atuar com a alfabetização das crianças? Essa é a principal área da profissão, que se volta para a docência e atuação nas escolas. Mas não é só isso!

Se você quer saber onde o pedagogo pode atuar precisa entender que fazer a licenciatura na área abre grandes perspectivas no mercado de trabalho — que vão além da sala de aula.

O campo de trabalho é muito amplo e oferece vários caminhos, desde o magistério até o trabalho em editoras, hospitais, empresas de tecnologia, de brinquedos, entre outros espaços que permitem o crescimento na carreira.

Neste post, vamos listar as principais áreas de atuação para quem decide seguir essa profissão. Confira!

Ensino

O licenciado em Pedagogia encontra boas oportunidades como professor. Isso porque ele está habilitado a dar aulas na Educação Infantil e também do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental em creches, escolas públicas e particulares.

Desse modo, encontra espaço tanto na iniciativa privada como no sistema público, em escolas municipais e estaduais. A carreira pública pode garantir estabilidade e bons salários e o ingresso no cargo ocorre por aprovação em concurso.

O estágio obrigatório no ambiente escolar também pode abrir portas no mercado de trabalho. Dependendo da dedicação e esforço, o aluno pode ser contratado pela escola privada que estagiou assim que pegar o diploma.

O pedagogo pode também ministrar disciplinas pedagógicas para alunos do Ensino Médio (modalidade normal), atuar com educação de jovens e adultos (EJA) ou se voltar para a inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Coordenação pedagógica

Muita gente quer atuar na escola, mas não se sente à vontade ou não tem afinidade para ser professor e viver a rotina de sala de aula. Pois saiba que o profissional com curso superior de Pedagogia encontra espaço para trabalhar também com coordenação pedagógica.

É uma área onde o pedagogo pode atuar também ao lado dos alunos, porém sem estar ligado à docência. É uma função com um foco diferente: ele é o responsável por fazer o acompanhamento e orientação de professores e funcionários, avaliar o desempenho dos estudantes, além de elaborar e coordenar projetos pedagógicos.

Gestão escolar

Quem se forma em Pedagogia pode atuar ainda na administração do ambiente escolar, realizando tarefas relacionadas a:

  • gestão financeira;
  • recursos humanos e materiais;
  • processos burocráticos.

O gestor é uma função indicada para quem tem o espírito de liderança, boa comunicação e é proativo. Nesse caso, o profissional pode trabalhar, por exemplo, como diretor da escola.

Orientação educacional

O orientador educacional é um dos membros da equipe gestora de uma escola, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico, também pedagogos. Sua função se volta para o desenvolvimento dos estudantes e, assim, fornece um apoio importante, principalmente em relação à sua formação como cidadão.

O pedagogo tem um papel importante, pois atua lado a lado com o professor, acompanhando a aprendizagem de crianças e jovens. Dessa maneira, pode acompanhar o desempenho de cada aluno, identificando dificuldades e a necessidade de intervenção.

Algumas pessoas confundem o trabalho de um orientador educacional com o de um psicólogo. Porém, embora o educador também lide com problemas de convivência e com dificuldades de aprendizagem das crianças, sua função se aproxima mais do aspecto pedagógico e não da dimensão terapêutica do atendimento.

Órgãos governamentais

Um dos espaços onde o pedagogo pode atuar é em órgãos municipais, estaduais e federais — como secretarias da educação. É uma função na qual o profissional pode trabalhar com a fiscalização da legislação e cumprimento de diretrizes nas escolas ou ainda na elaboração de políticas públicas.

Área hospitalar

A pedagogia hospitalar é uma nova modalidade dessa carreira e garante que crianças e adolescentes que estão doentes e internados tenham acesso à educação, mesmo longe da escola.

O profissional oferece, além do ensino, um atendimento personalizado e humanizado, objetivando a adequação das atividades às condições do aluno enquanto paciente. Assim, ao mesmo tempo em que evita a interrupção dos estudos, o trabalho do pedagogo tem efeito terapêutico na recuperação de estudantes.

Quando existe um pedagogo no ambiente hospitalar, as crianças não são prejudicadas em sua vida escolar. Por meio de atividades pedagógicas, o profissional constrói oportunidades valiosas, além de dar suporte à família do paciente.

Dessa forma, sua atuação se volta para:

  • elaboração de atividades pedagógicas compatíveis com a condição do aluno internado;
  • suporte emocional para a criança e adolescente.

Psicopedagogia

O psicopedagogo é preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem. Dessa maneira, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional, utilizando-se da psicologia e antropologia para analisar e entender o comportamento do aluno.

Dessa maneira, é um profissional que pode trabalhar em:

  • escolas e empresas — psicopedagogia institucional;
  • hospitais;
  • ONGs;
  • centros comunitários;
  • clínica própria — psicopedagogia clínica.

Área militar

Você sabia que o pedagogo também pode atuar nas Forças Armadas? Nessa área, ele se dedica ao planejamento e coordenação de projetos como:

  • recebimento de aluno;
  • seleção de instrutores;
  • planejamento da equipe.

Além disso, o profissional também pode atuar na sessão de avaliação, como na secretaria militar, execução de provas e avaliações e até mesmo na orientação — a fim de melhorar os rendimentos dos militares e aumentar sua produtividade.

Tecnologia

Desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais, aplicativos ou programas educativos também procuram quem se forma no curso de Pedagogia.

Nessa indústria, o profissional assessora a equipe responsável pela criação dos jogos com conteúdos e metodologias pedagógicas — com o cuidado de que sejam adequados a cada idade.

O pedagogo pode atuar ainda na elaboração de videoaulas e outros meios tecnológicos voltados para cursos a distância.

Edição e criação de materiais didáticos

Um campo de trabalho onde o pedagogo pode atuar é o de editoras. Nessa área, o profissional é o responsável por elaborar materiais didáticos e livros infantis.

Em editoras maiores, há espaço para profissionais da área de Pedagogia que são especializados na coordenação e elaboração de materiais educativos diversos.

Espaços voltados para a educação, cultura e lazer

Muitas pessoas desconhecem, mas o profissional pode atuar na área pedagógica de museus, centros culturais e de lazer, bibliotecas, brinquedotecas e até hotéis e resorts.

Nesses espaços, ele é o responsável pela criação, planejamento e supervisão de atividades recreativas e materiais pedagógicos. Pode ainda fazer o treinamento de equipes que vão trabalhar diretamente com as crianças.

Indústrias de brinquedos

Quem se forma em Pedagogia pode trabalhar também nas indústrias de brinquedos. O profissional realiza pesquisa e assessoria para o desenvolvimento dos produtos — de acordo com a faixa etária da criança, por exemplo.

Viu só como o diploma de Pedagogia é bem valorizado no mercado? São várias áreas onde o pedagogo pode atuar, assim, profissionais de diferentes perfis encontram espaço para ter sucesso nessa carreira.

Gostou das nossas dicas sobre cursos superiores e atuação profissional? Fique por dentro de outros temas como este — é só assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami