fbpx
Carreiras,  Pós-graduação

5 motivos pelos quais você deve fazer uma pós-graduação

Já faz algum tempo que apenas a graduação deixou de ser a melhor forma de estar bem colocado no mercado de trabalho. Um profissional completo precisa ir além de seus conhecimentos adquiridos na graduação. A tendência é que profissionais com baixa qualificação sejam excluídos do processo, enquanto os profissionais bem qualificados serão disputados pelas organizações.

Em alguns momentos, as graduações focam em um aprendizado muito bem aproveitado dentro de um ambiente acadêmico e científico, sem preparar totalmente seus alunos para a carreira no mercado de trabalho. Por isso, cursos de pós-graduação tornam-se ainda mais importantes.

Confira 5 motivos do porquê você precisa investir nos estudos que vão além da graduação e, assim, tornar-se um profissional completo.

1. Estar qualificado

Ao longo dos anos, o acesso ao ensino superior cresceu muito, então ter apenas uma graduação deixou de ser um diferencial importante na hora da seleção. Uma concorrência mais qualificada e apta para vagas de emprego também tem se tornado comum.

O profissional que busca uma atualização acadêmica, em uma instituição de qualidade, e se mantém atualizado no que o mercado de trabalho espera, aumenta ainda mais suas chances de sucesso.

2. Manter-se atualizado

O profissional deve estar em constante atualização de seus conhecimentos, fazer pós-graduação, especializações, capacitações, entre outros. O mercado de trabalho não pára, nem mesmo a concorrência. Fazer uma pós é uma excelente forma de se atualizar e se manter forte no mercado profissional.

É pela busca do desenvolvimento profissional que o trabalhador deixa claro que possui ferramentas capazes de trazer melhorias, não só para si mesmo, como também para o fortalecimento da empresa em que atua. Reinventar-se é condição básica para sobreviver no mercado.

3. Experiência

Saber conviver com pessoas diferentes e com a diversidade de opiniões e perfis pode ser um bom diferencial durante o processo de seleção. O mercado atual reconhece a importância de saber trabalhar em equipe, seja com professores, colegas de sala ou contatos que você fará durante sua pós-graduação.

A experiência de ter convivido por um longo período com pessoas diferentes é o que qualquer grande empresa procura em um profissional de alta qualidade para uma vaga de emprego, uma promoção ou um aumento de salário.

4. Mais oportunidades

Na era em que vivemos não existe mais a possibilidade de abandonar o aperfeiçoamento profissional e esperar estar bem preparado para competir por vagas e salários melhores.

Uma pós-graduação permite aumentar o leque de possibilidades no mercado em dois amplos caminhos. No primeiro, você pode utilizar a pós para aprofundar e aumentar seus conhecimentos em sua área de formação.

No segundo caminho é possível percorrer por outras áreas de atuação e estar apto para novas oportunidades.

5. Ênfase na prática

A pós-graduação permite que o profissional se torne um especialista em uma determinada área ou assunto, pois os conhecimentos aprendidos durante a graduação, de uma forma mais genérica, serão aprofundados no MBA ou especialização.

O aprofundamento desse conteúdo é feito pela ênfase no aspecto prático, que não foi visto com profundidade na graduação. Além de ter uma visão mais próxima do cotidiano da área, fazer uma pós-graduação faz o profissional dar um passo adiante em sua carreira, pois ele saberá aplicar na prática o que foi aprendido na teoria durante a graduação.

Se qualificar o quanto antes é o ponto chave. Não é possível prever com exatidão como o mercado continuará no futuro e, além disso, o que ele vai esperar de seus profissionais. O mercado cresce muito rápido e se você ficar parado poderá perder muitas oportunidades.

Agora que você já sabe a importância de uma pós-graduação na sua formação profissional e pessoal, conheça mais sobre nossos cursos de pós-graduação e MBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami