fbpx
Vacina
Biomedicina,  Últimas notícias

Acadêmicas da Biomedicina da Unigran Capital publicam artigo sobre a evolução das vacinas no Brasil

Dentro do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) as acadêmicas de Biomedicina do Centro Universitário Unigran Capital, Nathalia Antunes Maciel e Rosenilda de Souza publicaram o artigo produzido sob orientação do Prof. Me. Vinícius Soares de Oliveira e colaboração da Profa. Me. Thais de Oliveira Anastácio, na revista “Brazilian Journal of Development” com o tema: A Evolução das Vacinas no Brasil.

Assunto bastante atual, que ganhou ainda mais notoriedade devido a pandemia, as acadêmicas realizaram uma pesquisa de excelência, pois a cada dia que passa, novos vírus e bactérias são descobertos e, com isso, surgem novas doenças. Para enfrentar esses problemas, a ciência tem trabalhado incansavelmente na busca por vacinas e evoluído para buscar cada vez mais soluções eficazes para a saúde pública.

Desde os primeiros semestres da graduação, os acadêmicos são incentivados e inseridos na pesquisa científica, e elaboração de projetos de extensão, para a acadêmica do 8º semestre de Biomedicina, Nathalia Antunes Maciel, uma das autoras da pesquisa, a temática surgiu pelo interesse em políticas de saúde pública que despontou desde as primeiras aulas com conhecimentos científicos em imunologia, virologia, saúde pública e matérias afins. “Esse é um resultado de tudo que foi construído ao longo dos anos de graduação, e todas as orientações que recebi de cada professor, vou carregar para sempre um orgulho desta publicação no meu Lattes, que com certeza vai ser essencial no próximo passo da carreira acadêmica”, destaca Nathalia.

“Saber que nossos alunos juntamente com nossos professores possuem essa capacidade técnica e científica com uma visão crítica do conhecimento que é tão importante na área da saúde, é gratificante” afirma o coordenador do curso de Biomedicina Prof. Dr. Maicon Matos Leitão que também destaca a importância da publicação para o curso. “Isso demonstra a qualidade da Biomedicina da Unigran Capital em formar profissionais com visão abrangente sobre as mudanças na área da saúde e com a capacidade de inovar e por dentro dos novos conhecimentos”, disse o coordenador.

Apesar dos avanços, ainda é preciso avançar em pesquisas e na produção de vacinas no país, por isso, dentro do curso de Biomedicina os acadêmicos podem desenvolver o conhecimento científico com projetos de pesquisa dentro do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e como produto final de suas pesquisas eles têm a capacidade e possibilidade de publicação dos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami